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05/11/2008 - 12:16

Abeaço destaca vantagens das latas de aço na Fispal Nordeste 2008

Associação Brasileira de Embalagem de Aço participa mais uma vez da feira para mostrar a importância do segmento do aço no mercado de embalagens.

A Abeaço estará presente mais um ano na Fispal Nordeste pelo potencial de geração de contatos que a feira apresenta e para esclarecer a população sobre as vantagens do aço no envasamento de bebidas, alimentos, tintas, vernizes ou qualquer outro produto. Este ano o estande da Abeaço será bastante moderno, e nele os visitantes da feira poderão conhecer os diversos benefícios da lata de aço, principalmente nos quesitos design, segurança e meio ambiente. A feira acontecerá entre os dias 04 e 07 de novembro das 16h00 às 22h00, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Embalagem amiga do meio ambiente - Um dos destaques que a Abeaço dará este ano na Fispal é a vantagem do aço para o meio ambiente: além de ser 100% reciclável, é totalmente degradável. Descartado na natureza, o material leva em média cinco anos para se decompor totalmente (Fonte: "Os Bilhões Perdidos no Lixo" - Sabetai Calderoni, consultor da ONU e pesquisador na área de resíduos sólidos). Um estudo realizado pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) revela que o tempo de degradação pós-consumo de latas de aço para bebidas em ambientes próximos ao mar de Fortaleza (CE) varia de oito meses a pouco mais de três anos. A reciclagem do aço também é responsável por um considerável volume de economia de energia. A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

A lata de aço tem extrema facilidade de separação entre materiais orgânicos e não orgânicos pela atração magnética, facilitando a seleção de resíduos. Além disso, por ser 100% reciclável, ela pode retornar infinitas vezes ao processo de fabricação sem que perca as características mecânicas do material. A emabalagem de aço de hoje pode virar o carro de amanhã, depois a geladeira, depois uma nova lata e assim por diante.

Mercado de bebidas no Nordeste - A Cia. Metalic do Nordeste criou, em 2001, o programa Reciclaço, com o objetivo de trabalhar na recuperação de latas de aço para bebidas pós-consumo. O programa traz benefícios ambientais e sócio-econômicos: gera renda para cerca de 50 mil catadores de sucata da região. Os sucateiros são credenciados e recebem subsídio financeiro para a coleta da lata de aço. O resultado gera impacto direto no meio ambiente: quando o programa foi criado o índice de reciclagem era de 27%, hoje esse número saltou para 85%. O reaproveitamento das embalagens tem como resultado a diminuição na exploração de recursos naturais e a ampliação da vida útil de aterros sanitários.

Inovações do setor - As shaped cans, ou latas com formatos diferenciados, devem aparecer com força entre as novas tecnologias a dominarem o mercado de embalagens de aço. No Brasil, as indústrias do segmento já trabalham com a possibilidade de lançar modelos como a lata para microondas e embalagens multimateriais.

A lata de microondas já está em produção pela Prada e tem tudo para ganhar espaço rapidamente junto ao consumidor final, por ser prática e ecologicamente correta. No Brasil, já existem protótipos em testes no Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), sendo um para a lata de sopa, já aprovado, e outro para alimento pronto, ainda em fase de testes. A previsão de lançamento é para este ano.

A embalagem para microondas dispensa um invólucro protetor de papelão, comum hoje entre os produtos alimentícios preparados para serem aquecidos no microondas, e contam com o modelo de tampa Easy Peel. E nos testes realizados pela Impress em países como França, Alemanha e Reino Unido, a embalagem já registrou índices elevados de aceitação por parte de consumidores finais.

Ação social - A Abeaço e a empresa de atividades educativas Pé na Estrada desenvolveram uma ação especial para escolas, o Aprendendo com o Lataço, com o objetivo de ressaltar as vantagens da lata de aço na busca de um consumidor mais consciente de suas escolhas. O trabalho consiste em possibilitar que o público infanto-juvenil perceba que uma simples ação como a compra de alimentos, com atenção especial ao tipo de embalagem, é um ato de responsabilidade que pode influenciar as próximas gerações.

Os monitores atendem a duas salas de aula por dia, em um total de 80 alunos. O projeto piloto realizado na grande São Paulo atendeu em 2007 cerca de 4 mil crianças com idade de 6 a 12 anos. Em 2008 o projeto teve continuidade, já que o segmento de embalagens de aço tem uma preocupação constante com o consumidor do futuro. A ação é direcionada para escolas públicas e particulares e a participação é gratuita.

Perfil da Abeaço - A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 para fortalecer o mercado de embalagem de aço e dar suporte técnico e mercadológico a seus fabricantes. A entidade também busca aproximar interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções, produtos e negócios para os seus associados, no Brasil e no exterior.

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