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05/11/2008 - 12:40

Planos de previdência privada para menores representam 43% dos planos da Brasilprev

Estudo feito na base de clientes da empresa aponta o perfil dos investidores nos Planos Júnior, destinados aos projetos de vida dos pequenos.

São Paulo – Há 11 anos, a Brasilprev Seguros e Previdência inovou ao ser a primeira empresa de previdência privada do Brasil a lançar um plano para menores. Trata-se do Brasilprev Júnior, um dos produtos mais bem aceitos pelo mercado. A companhia, que tem mais de 500 mil planos Júnior, acaba de realizar uma nova pesquisa em sua base de clientes para detectar o perfil desse segmento. O estudo apontou que eles representam 43% do total de planos da companhia.

O diretor de Produtos e Mercado da Brasilprev, José Eduardo Vaz Guimarães, fala sobre o perfil do “responsável financeiro”, ou seja, o comprador do plano Júnior: “Os pais do beneficiário respondem por 89% das aquisições, seguidos de padrinhos, tios e avós, com 11% – e, destes, os avós são os mais representativos, com 7%. Outro aspecto analisado na pesquisa é a idade dos compradores no ato da compra: eles têm em média 39 anos e a aquisição acontece quando o beneficiário possui cerca de 7 anos”. Nestes planos, quando o menor completa 21 anos, é possível tomar duas decisões: resgatar os recursos acumulados para a realização do projeto de vida do jovem, podendo ser o pagamento de uma faculdade, uma viagem de intercâmbio, o primeiro negócio e muito mais, ou manter as contribuições ao plano.

A presença do sexo feminino entre os investidores, bem como as opções de planos e os modelos de tributação mais escolhidos pelos clientes do plano Júnior são outros aspectos da pesquisa que chamam a atenção. “De todos os planos Júnior da Brasilprev, 46% foram adquiridos por mulheres. Do total, 42% de clientes optaram pela modalidade VGBL. 35% optaram pela tabela regressiva do IR – ao passo que nos planos individuais o percentual é menor, 32% – mas se considerarmos os produtos lançados a partir de 2007, o índice é ainda maior: 54%”, finaliza Vaz Guimarães. De toda a arrecadação em 2008, 80,6% dos recursos foram alocados em renda fixa.

Em relação à representatividade dos planos Júnior por região, no Norte, 51% dos planos são Jr., no Centro-Oeste 47%, no Nordeste 45%, no sul 43% e no Sudeste 41%. E a empresa continua crescendo a passos largos nesse segmento: quando comparados os meses de agosto de 2007 e de 2008, a Brasilprev registrou crescimento de 26% em suas reservas, frente a 20,7% de crescimento do mercado. O pioneirismo e o crescimento consistente da empresa nesse segmento, garantem à Brasilprev market share de 52% em termos de reservas; o segundo colocado detêm 25%.

Campanha alavanca vendas do Plano Júnior

Desde 1º de setembro, a Brasilprev empreende a promoção Brasilprev Júnior BB 200 anos, para estimular as vendas de planos de previdência para menores, assim como as contribuições esporádicas. Até então, a empresa acusou crescimento de 29% na arrecadação, comparando-se o mês de setembro de 2008 com o mesmo período do ano anterior, e 68,8% em relação a agosto deste ano. Voltada a novos e atuais clientes, que podem investir a partir de R$ 25 num plano de previdência, a campanha Brasilprev Júnior BB 200 anos premia clientes com três pacotes de prêmios formados por R$ 50 mil, faculdade, carro, uma casa, além de centenas de notebooks. Divididos em três prêmios na forma de certificados de barras de ouro, totalizando R$ 200 mil cada, os sorteios serão pela Loteria Federal, sendo que o primeiro ocorreu em 15 de outubro.

Perfil da Brasilprev - Com 15 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas o Banco do Brasil (49,99%), o Principal Financial Group (46,01%) e o Sebrae (4%). A empresa é uma das líderes do mercado brasileiro de previdência complementar aberta, com mais de R$ 18 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de mais de 2 milhões de contratos.

No ano passado, a Brasilprev teve o menor índice de resgates do setor, 8,3% (no mercado em geral esse índice foi de 12,9%). No mesmo ano, a empresa teve lucro líquido recorde de R$ 184,2 milhões, 18% a mais que em 2006; a arrecadação foi 23,4% maior que o ano anterior; e o índice de ativos sob gestão cresceu 29,6%, enquanto que no mercado como um todo a variação também foi menor, 24,8%.

Com sede em São Paulo e cerca de 40 consultores em todo o Brasil, a empresa totaliza mais de 600 colaboradores. Sua estratégia de vendas é focada em seu principal canal de comercialização: a rede de agências de Varejo e Atacado do Banco do Brasil.

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