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05/11/2008 - 12:40

Hospital São Vicente de Paulo recebe certificação da acreditação

Qualidade do serviço e atendimento aos pacientes é atestada pelo CBA.

O Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), no Rio de Janeiro, acaba de ser certificado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), com base na metodologia de avaliação da Joint Commission International. O processo de Acreditação oferece certificação às melhores instituições de saúde do mundo, avaliando a qualidade da prestação do serviço e da segurança aos pacientes, de acordo com padrões internacionais.

A gerente do Setor de Qualidade e coordenadora do processo no HSVP, Martha Lima, afirma que a conquista é resultado de um trabalho multiprofissional que durou quase três anos, exigindo empenho e dedicação do corpo de funcionários do hospital. "Muito mais do que proporcionar um certificado, a Acreditação possibilita a melhoria do atendimento, das atividades e dos serviços que oferecemos aos usuários. Assim, todos saem ganhando: o paciente, o hospital e o funcionário, que se torna mais valorizado no mercado", diz.

O Prof. Dr. Marcos Antônio Brandão, diretor acadêmico da Divisão de Enfermagem da UFRJ e Consultor em Sistematização da Assistência de Enfermagem, que coordenou as etapas de organização e reestruturação do serviço de enfermagem do HSPV, reconhece o nível de excelência consolidado após a certificação. "É uma vitória para os cariocas terem mais uma instituição acreditada, que segue padrões de excelência como os exigidos pelo manual de Acreditação. O cenário se torna cada dia melhor quando enxergamos horizontes tão belos quanto o que se desponta na qualidade do cuidado do Hospital São Vicente de Paulo", parabeniza. Para Josier Vilar, Diretor Técnico e de Relações Institucionais do Pronep, o HSVP passou a contribuir com a qualidade da gestão de saúde do Rio de Janeiro: “A conquista não é só importante para o Hospital São Vicente de Paulo. É mais importante, ainda, para a cidade do Rio de Janeiro: com ela amplia-se o grupo de entidades de saúde focadas na gestão pela qualidade”, comemora.

Pontos de destaque - Marta Lima aponta que a integração dos serviços, em especial do corpo clínico de médicos, foi um dos fatores de destaque do processo, que também estimulou a melhoria de questões como segurança do ambiente e do cuidado, organização de documentos, diretrizes e planos, e humanização no atendimento. Quatro metas internacionais de segurança, que abordam a identificação correta dos pacientes, o avanço da comunicação efetiva, a melhoria da segurança de medicamentos de alta vigilância e a execução cirurgias seguras, foram intensamente trabalhadas pelo hospital: “A instituição teve que repensar o conceito de segurança na prestação dos serviços médicos hospitalares. Com isso, sistematizou uma política de segurança onde são detalhadas, em cada meta, o procedimento a ser seguido para a redução e controle de perigos e riscos, prevenindo acidentes”, explica.

Dentre as ações para alcançar conformidade das metas, o HSPV adquiriu uma máquina para identificação dos pacientes por meio do nome completo na pulseira de identificação e na porta do quarto, minimizando problemas com o tipo de letra, abreviações inadequadas ou desgaste da tinta; criou rotinas que estabelecem o uso de aparelhos eletrônicos para comunicação de procedimentos; redefiniu do armazenamento de medicamentos nas unidades, utilizando recipientes padronizados e devidamente rotulados; e criou, também, a checagem para verificar a marcação do paciente a ser operado. “Para evitar o risco de quedas, o enfermeiro realiza uma avaliação inicial do paciente, registrando no sistema e sinalizando no prontuário e na porta do quarto o grau desse risco para que todos os profissionais tomem conhecimento”, explica. Dentre as mudanças estruturais, o hospital construiu um elevador que conduz o paciente diretamente para a sala de cirurgia, evitando sua exposição. “Dessa forma, preservamos o usuário”, completa Martha Lima.

Para ela, o compromisso com a qualidade dos serviços sempre foi uma característica do hospital, contribuindo para a garantia do resultado: "O setor de Qualidade existe desde 1994, quando deu início às auditorias internas, à formulação de indicadores, rotinas e manuais e todo esse trabalho foi vantajoso para sermos acreditados. Há dez anos, o hospital recebeu a certificação internacional de qualidade ISO, que segue padrões mais abrangentes. Contudo, sentimos falta de um foco no cuidado e, na busca de alcançar a satisfação integral dos pacientes. Por isso, a direção do hospital optou pela Acreditação Hospitalar", explica.

Contudo, segundo Martha, ainda há desafios: "não podemos nos entregar à zona de conforto, já que conseguimos nosso objetivo. Devemos ter como prática diária o foco no paciente", afirma. "O acerto deve ser sempre a nossa meta e o fato de sermos acreditados nos impulsionou a garantir esse indicador", finaliza.

O hospital - Fundado em 1930 pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Hospital São Vicente de Paulo atendia somente às irmãs de caridade. Quando passou por uma reformulação na sua estrutura, em 1967, ampliou o atendimento ao público externo. O hospital, na época com 19 leitos, possuía uma estrutura voltada para atendimento ambulatorial e cirúrgico (onde foi realizada a primeira cirurgia de catarata). Devido à forte demanda de médicos e pacientes, em 1980, foi construído o prédio em que o hospital funciona atualmente – na Rua Doutor Satamini, 333 – Tijuca. A unidade de saúde, onde há 120 leitos e operam todas a especialidades com serviços próprios, possui 840 colaboradores efetivos, incluindo um corpo clínico de 300 médicos.

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