Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 12:42

Programa de Atenção Domiciliar contribui para a qualidade de vida dos clientes da Unimed-BH

Pesquisa mostra que o cuidado em casa reduz em 62% o tempo de internação e em 34% as idas ao pronto-atendimento de clientes de maior complexidade. Cerca de 4.700 clientes são atendidos pela equipe multidisciplinar do programa.

São Paulo - A Unimed-BH, maior sistema de saúde de Minas Gerais, beneficia hoje cerca de 4.700 pessoas com o seu Programa de Atenção Domiciliar, oferecido àqueles pacientes que necessitam de atenção diferenciada em suas casas. Com foco na orientação e na educação continuada para os pacientes, familiares e cuidadores, o programa tem na atuação desses últimos seu diferencial de sucesso. Os cuidadores são preparados pela Unimed-BH para serem um importante agente na recuperação e manutenção da qualidade de vida do paciente, sendo o elo entre ele, o médico assistente e a equipe da Unimed-BH.

Um levantamento da operadora comparando os 12 meses anteriores à inclusão do paciente no Programa de Atenção Domiciliar com os 12 meses seguintes mostrou que houve, em média, 48% de redução em custo assistencial, 62% em dias de internação, 34% em idas ao pronto-atendimento e decréscimo de 35% no número de exames.

“Estamos oferecendo assistência domiciliar de qualidade e transdisciplinar, organizando o cuidado e promovendo satisfação, fidelização e bem-estar dos pacientes e seus familiares”, comenta o superintendente de serviços próprios da Unimed-BH, Adebal de Andrade Filho.

O paciente que conta com o serviço da operadora pode usufruir de um atendimento na companhia dos familiares, dentro das comodidades do próprio lar e em condições de higiene de fácil controle. Tudo é programado dentro da necessidade do cliente e com o máximo de conforto possível e sem risco de infecções hospitalares.

O Programa de Atenção Domiciliar da Unimed-BH conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, que oferecem atendimento nas duas linhas de atuação: gerenciamento de casos crônicos e desospitalização.

O monitoramento de casos acompanha em domicílio clientes portadores de doenças crônicas e que tenham algum grau de dependência para as atividades do dia-a-dia. Ele inclui o monitoramento pediátrico, destinado a portadores de paralisia cerebral e doenças neuro-degenerativas, ou que recebem a alimentação via sonda.

As ações de desospitalização, ou seja, a transferência de pacientes hospitalizados e com indicação médica para inclusão em um dos serviços da atenção domiciliar, englobam diversos serviços como realização de curativos, ventilação mecânica, monitoramento neonatal, cuidados paliativos e intervenções específicas. Em média, são 50 desospitalizações por mês. “É importante destacar que a livre adesão dos familiares e a presença do cuidador são condições indissociáveis para a efetiva inclusão do paciente no programa de atenção domiciliar”, completa o superintendente.

As principais doenças que podem merecer indicação médica para desospitalização são demências avançadas, diabetes, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

Cartilha do Cuidador - Quem tem a experiência de cuidar de um paciente crônico e dependente para as atividades básicas da vida diária sabe que, muitas vezes, surgem situações difíceis e estressantes, que se tornam ainda mais delicadas quando o paciente é alguém próximo e querido. Para ajudar familiares e cuidadores a manter uma rotina mais segura, evitar complicações e imprevistos ou lidar com eles de forma mais tranqüila, a Unimed-BH criou a Cartilha do Cuidador.

Em linguagem simples e objetiva, além de muitas ilustrações esclarecedoras, a cartilha aborda os principais cuidados com o idoso, incluindo recomendações práticas, sinais de alerta e informações sobre como agir em urgências e emergências. A publicação traz, ainda, orientações para que o cuidador preserve sua própria saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira