Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 13:13

RFID da CHEP é atração do IX Congresso ABML de Logística

O rastreamento por radiofreqüência, ou RFID, da sigla em inglês de Radio Frequency Identification, será uma das grandes atrações do IX Congresso de Logística da ABML, que neste ano ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, durante a Fispal Nordeste.

Pedro Francisco Moreira, diretor-geral da CHEP Brasil, vai expor as últimas novidades da tecnologia na palestra "RFID como ferramenta de inovação e integração na cadeia de suprimento", as 17 horas desta quinta-feira, 6 de novembro. Ele vai abordar a aplicação do rastreamento por radiofreqüência em sistemas de pool de paletes e contentores, que vai ter grande impacto na cadeia de abastecimento, por permitir às empresas participantes desse pool maior integração e visibilidade das suas operações, pelo rastreamento em tempo real.

Moreira, que é diretor-adjunto da Divisão de Logística e Transporte da Federação das Indústrias de São Paulo, a Fiesp, vai contar a história da tecnologia RFID, que acompanha de perto pelo fato de a CHEP integrar o grupo de empresas pioneiras que criaram o Auto ID Center, associação instalada no MIT (Massachussets Institute of Tecnology).nos Estados Unidos, em 1988, para discutir essa nova ferramenta.

Assim, o executivo vai falar da experiência da empresa com RFID no Exterior e no Brasil, por meio do uso de etiquetas inteligentes colocadas em paletes e contentores FLC (Foldable Large Containers) para a indústria automobilística e IBC (Intermediate Bulk Containers), que transportam matéria-prima para indústrias de cosméticos e de alimentos. Pelo rastreamento é possível saber onde estão os contentores, há quantos dias estão circulando, qual o prazo de validade dos produtos que movimenta, enfim, todas as informações e de forma online.

Outra novidade da palestra é a etiqueta 3 em 1, criada pela CHEP, que propicia leitura por tecnologia RFID, por código de barras e também por um número visível a olho nu, ou seja, fornece a mesma informação de 3 formas diferentes.

A Fispal Nordeste ocorre de 4 a 7 de novembro e o IX Congresso integra Logistics Show, que além das palestras e debates mostrará ainda o uso ao vivo de equipamentos e aplicações logísticas

CHEP cresceu 25 vezes em dez anos - A CHEP Brasil está completando dez anos de atividade no País com números expressivos. Nesse período, a companhia passou de 105 mil paletes, em 1998, para 2,6 milhões de equipamentos, tornando-se referência em pool de paletes e contentores.

Esse crescimento de 25 vezes a quantidade inicial de ativos é conseqüência da grande adesão ao pool, com centenas de companhias deixando de ter parque próprio para contar com os paletes azuis da CHEP. São marcas que estão entre as maiores organizações do Brasil: Unilever, Colgate, Natura, Danone, Wal-Mart, Pão de Açúcar, Procter & Gamble, Avon, Bombril, Kraft, Sucos Mais, Martins, Coca-Cola, Carrefour, entre outras.

Hoje a CHEP Brasil contabiliza 620 clientes diretos e 1.230 participantes do sistema, que são fornecedores de seus clientes. Funciona assim: a empresa solicita os equipamentos de que precisa, a CHEP entrega e vai recolhê-los, em qualquer lugar que estejam no País, quando então são inspecionados e retornam ao mercado, assim que solicitados. Para isso, a CHEP dispõe de 14 centros de serviços no País, que recebem coletas feitas em 3.000 pontos.

Quem muda para o pool de paletes sempre aufere benefícios importantes em sua cadeia de suprimentos. O Sistema CHEP produz redução de custos que varia entre 20 e 30% para a cadeia de suprimentos, em comparação com a utilização do sistema de troca de paletes, os chamados "paletes brancos", já que os da CHEP, que detém liderança mundial, são azuis.

Sustentabilidade - A CHEP tem avançado programa de sustentabilidade ambiental. Seus paletes são produzidos a partir de madeira de reflorestamento e por se movimentarem em pool, a cada ciclo de operação voltam para os centros de manutenção, onde são totalmente vistoriados e recuperados, o que reduz excepcionalmente os níveis de descartes. Recente estudo feito pela Franklin Associates, consultoria americana especializada em Análise de Ciclo de Vida, que considerou na análise os procedimentos de fabricação, reparos e descarte, mostrou que o palete CHEP, em comparação ao equipamento tradicional, gerou 8 vezes menos descartes sólidos, consumiu 30% menos energia na fabricação, e emitiu 30% menos gases durante o ciclo pesquisado.

CHEP no mundo- A CHEP está presente em 45 países, tem 7.000 funcionários e movimenta mais de 300 milhões de paletes e contentores entre seus 345 mil clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira