Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 13:34

PAC ajuda a melhorar rede de saneamento básico,mostra pesquisa do Trata Brasil e FGV

Rede de saneamento básico cresce e mortes de crianças caem. Mesmo assim, Brasil é o 67º no ranking mundial.

A pesquisa "Saneamento, Saúde e o Bolso do Consumidor", lançada pelo Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que em 2007, ano em que o PAC foi lançado pelo governo federal, o saneamento básico foi o serviço público que teve o maior crescimento no país, atingindo 49,44%. Isso representa um salto de 5% em relação ao ano de 2006. Mas, apesar deste índice favorável, ainda há muito a fazer, pois o país é o 67º colocado no ranking mundial de países com acesso a esgoto, de acordo com dados da ONU. Na velocidade dos últimos anos, seria necessário meio século para a falta de saneamento básico cair à metade.

No entanto, o déficit de rede geral de esgoto (coleta), que era de 53,23% em 2006, caiu para 50,56% em 2007. Sem falar na falta de tratamento no esgoto coletado. Nas grandes cidades este número corresponde a pouco menos de um terço, apesar das fortes economias de escala presentes. "Como atualmente 80% da população brasileira vive em cidades, é nelas que deveriam ser feitos os investimentos", afirma Raul Pinho, presidente do Trata Brasil.

A pesquisa mostra que, com o aumento da rede coletora de esgoto, as doenças infecciosas e parasitárias causaram menos mortes entre crianças de 1 a 4 anos. "Este índice vinha crescendo ano a ano desde 1996, mas em 2007 teve uma queda de 14,1% em relação a 2006", explica Marcelo Neri, coordenador da pesquisa e economista da FGV.

Para o pediatra e toxicologista Anthony Wong, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e embaixador do Instituto Trata Brasil, é triste ver que o Brasil ocupa apenas a 67ª posição no ranking. "A educação é extremamente importante, mas o saneamento é mais importante ainda", diz o médico. "Sem educação, as pessoas ficam ignorantes, mas sem saneamento, as pessoas ficam doentes e também não têm acesso à educação por causa da doença."

Perfil do Instituto Trata Brasil - O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa mobilizar diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País. Para isso, tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras. | Site: www.tratabrasil.org.br

Hoje, a entidade é apoiada pelas indústrias Amanco, Braskem, Solvay Indupa,Tigre, além da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Medley e Instituto Coca-Cola. Visite o site www.tratabrasil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira