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05/11/2008 - 13:37

Distribuidoras fazem campanha para conscientizar população sobre segurança com energia elétrica

III Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica atingirá cerca de 150 milhões de pessoas em todo o país .

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) em parceria com 31 concessionárias associadas realizam, até o dia 9 de novembro, a III Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. Esta iniciativa visa conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. Em todo o Brasil, as distribuidoras montaram uma verdadeira força-tarefa para realizar ações em seus estados. Trinta e uma empresas divulgarão a campanha nas contas de luz; haverá eventos de lançamento em nove capitais e 51 cidades; serão realizadas blitzes educativas em ônibus e shoppings, palestras em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios de TV e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes. Para esta edição, a Abradee conta com a parceria da fabricante de material de construção Lafarge, que anexará em seus produtos a folheteria da Campanha. Funcionários da empresa também participarão de palestras sobre segurança, onde receberão informações sobre como trabalharem próximos à rede elétrica.

O lançamento da III Semana da Segurança será na sede da Abradee no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 3 de novembro, às 10h, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedesc). Estarão presentes representantes da Abradee, das concessionárias Light e Ampla, da médica responsável pela Ala de Queimados do Hospital Estadual Pedro II, referência na cidade do Rio, do Corpo de Bombeiros e da imprensa. Os profissionais do Corpo de Bombeiros e da área hospitalar irão dar seus testemunhos sobre a gravidade dos acidentes por choque elétrico, bem como, orientar a população sobre as medidas mais eficazes para prestar socorro às vítimas.

Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, soltar pipa, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção.

“A expectativa é atingir uma população de cerca de 150 milhões de habitantes em todo o país, por meio de uma grande campanha nacional, mostrando que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são fundamentais para evitar acidentes”, destaca o presidente da

Abradee, Luiz Carlos Guimarães. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, complementado pela ação permanente das distribuidoras, certamente, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.

Situação atual - Na busca da universalização, as distribuidoras vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas. Em 1966, apenas 40% da população brasileira era atendida pelas redes das concessionárias (6 milhões de consumidores). Atualmente, em todo o país são 2,5 milhões de quilômetros de rede de distribuição, para atender 187 milhões de habitantes, com uma cobertura de 98,7% dos domicílios.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos e perigos da energia elétrica e como evitá-los. A partir de1990, para melhor avaliar essa atuação, a Abradee e a Fundação Coge implementaram a coleta sistemática de dados de acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias.

Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados são positivos: a população vem reconhecendo o esforço das concessionárias. As pesquisas de satisfação do cliente feitas anualmente pelo Instituto Vox Populi, em todo o país, mostram uma sustentada e significativa melhoria da satisfação dos consumidores com as orientações sobre os riscos e perigos da energia elétrica, prestados pelas concessionárias (ver gráfico). Houve um aumento de 18,8 p.p. nos últimos dez anos.

Evolução do IDAT – Índice de Desempenho do Atributo, da Média Abradee,orientações sobre riscos e perigos da energia elétrica:

A Satisfação aumentou 18,8 pontos percentuais no período - Nos últimos sete anos, observou-se uma tendência de redução das Taxas de Gravidade e Freqüência, apesar de nos últimos dois anos ter ocorrido uma ligeira reversão, motivada principalmente pela elevação do número de mortes decorrentes de ligações elétricas clandestinas, com o objetivo de furtar energia. Ressalte-se também que há um esforço na melhoria de coleta de dados que pode acarretar um aparente aumento no número de acidentes quando, na verdade, os mesmos aconteciam mas não eram reportados.

A Taxa de Freqüência expressa o número de acidentados nas redes elétricas da concessionária, no período de um ano, para cada 1 milhão de habitantes. Por exemplo: 925 acidentados, no período de um ano, em uma população de 185 milhões de habitantes, corresponde a uma TF = 5,0.

A Taxa de Gravidade é função do número de acidentados, bem como da sua distribuição entre mortes, lesões graves e lesões leves.

Os quatro Tipos de Ocorrência da Campanha são responsáveis por aproximadamente 42% do valor, tanto da TG quanto da TF Total (valor médio do período).

A melhor maneira de prevenir acidentes destes quatro tipos de ocorrência é por meio de informação e conscientização da população sobre os cuidados a serem observados na convivência com a rede elétrica.

Uma análise dos dados desagregados mostra que o pior resultado é o número de acidentes causados pelo furto de energia: o número de mortes subiu de 39 em 2006 para 52 em 2007, ou seja, o equivalente a uma morte por semana.

Detalhamento dos dados - Atualmente, as 63 distribuidoras do país fornecem seus dados para este sistema de informação, que separa os acidentes em 14 tipos de ocorrência (ver quadro a seguir). A análise dos dados dos últimos sete anos (período 2001 a 2007) mostra uma média anual de 992 pessoas acidentadas, sendo 329 fatais, 266 com lesões graves e 397 com lesões leves. Nos quatro tipos de ocorrências consideradas diretamente na Campanha de Segurança - Soltar Pipa ou Papagaio; Instalar ou Reparar Antena de TV; Construção ou Manutenção Predial; Ligação Elétrica Clandestina (furto de energia), o número médio de pessoas acidentadas anualmente é de 412, sendo: 132 fatais, 125 com lesões graves e 155 com lesões leves, representando 42% do total dos acidentados e respondendo, igualmente, por 42% da taxa de gravidade (TG) dos acidentes .

A Campanha: Com o slogan “A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte”, a intenção da Abradee e suas distribuidoras é conscientizar a população sobre a sua responsabilidade na prevenção dos acidentes.

Entre as principais dicas da campanha destacam-se: ·  Risco: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Só instale ou conserte antenas longe da rede elétrica e quando o tempo estiver bom. Em caso de queda da antena, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

·   Perigo: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. O que é para ser apenas uma brincadeira pode se transformar num grave acidente. Soltar pipa exige cuidados especiais e deve ser feito longe de postes e fios de energia.

·   Atenção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais devem estar sempre afastados da rede elétrica na hora de construir e reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado. Não construa ou reforme perto da rede elétrica. Todo cuidado é pouco.

·   Pare: furtar energia é ilegal e dá cadeia. Faça sua parte e denuncie todos os tipos de ligação clandestina para a distribuidora de sua região.

As principais atividades em cada região do país são.: Região Sudeste - A Bandeirante atuará na maioria dos 28 municípios de São Paulo onde está situada. A empresa levará o humorista Tonho Prado para se apresentar em escolas de Guarulhos, Poá e São Francisco Xavier, onde serão distribuídas cartilhas com dicas de segurança. Nas estações de trem do Alto Tietê e nos Shopping Centers do Vale do Paraíba serão feitas blitzes e distribuição de folhetos, protetores de tomada, bonés e camisetas. Na cidade de Guarulhos, carros de som circularão com informações sobre a campanha.

A Elektro realizará palestras educativas em canteiros de obras e escolas. No Circuito Cultural serão distribuídos jogos da memória para as crianças e haverá veiculação de anúncios nos jornais que circulam em sua área de concessão.

O Grupo Rede promoverá ações por meio das concessionárias Caiuá, Paranapanema, Nacional e Bragantina - que atuam no interior do estado de São Paulo. As medidas incluem distribuição de cartilhas, folhetos, protetores de tomadas, além da promoção de palestras nas escolas e em canteiros de obra.

A Eletropaulo concentrará a campanha nas regiões consideradas mais críticas como Osasco, Embu, Carapicuíba e Taboão da Serra, da Regional Oeste; Itaquera, Ermelino Matarazzo e Cidade Tiradentes, da Região Leste; e Brasilândia, Perus e Heliópolis, da Regional Norte. Nessas regiões, conferencistas de segurança farão palestras em escolas, associações de moradores e empresas. Para as crianças serão distribuídos kits com gibis, jogo da memória e tabuleiro. Durante todo o mês de novembro, atendentes, leituristas e entregadores de conta usarão bonés e camisetas da campanha e distribuirão folhetos informativos. Também haverá testemunhal de locutores durante a transmissão de jogos de futebol com a assinatura da campanha nacional.

A CPFL Paulista e Piratininga, que atendem municípios do interior de São Paulo e Baixada Santista, vão veicular avisos com dicas de segurança no verso de suas contas, além de distribuírem folhetos e cartilhas em todas as suas redes de atendimento.

A Light, distribuidora de energia que cobre 31 municípios do Rio de Janeiro, escolheu o tema "construção civil" para veicular nas contas do mês de novembro, onde serão informados os cuidados que os consumidores precisam ter ao trabalharem próximos da rede básica de energia. Os atendentes das agências comerciais usarão camisetas da campanha. As crianças que visitam diariamente o Centro Cultural Light receberão cartilhas. Já a Ampla, que atende a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, distribuirá folhetos em suas lojas e projetos sociais.

A Cemig, de Minas Gerais, prepara ação em frente ao Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte. Está prevista uma coletiva de imprensa e a instalação de uma tenda com exposição de equipamentos de EPI. Além disso, haverá um caminhão da Cemig com dois eletricistas tirando dúvidas das pessoas e ações em escolas e canteiros de obras.

No Espírito Santo, a Escelsa participará da campanha afixando cartazes em escolas, estabelecimentos comerciais e institutos. Os funcionários das agências comerciais e de atendimento da empresa distribuirão folhetos aos clientes.

Região Sul - A Copel realizará atividades em mais de 60 cidades do Paraná com palestras em escolas e canteiros de obras da região. A abertura oficial será no Museu Oscar Niemeyer, com apresentação de uma peça de teatro para as escolas de Curitiba. Nas outras cidades serão montadas tendas com atividades e, ao longo da semana, canteiros de obras, terminais de ônibus, supermercados, shoppings, praças, sindicatos rurais e escolas serão visitados. O encerramento ocorrerá na feira de artesanatos do Largo da Ordem, em Curitiba.

A CFLO, empresa paranaense do Grupo Rede que atende as cidades de Guarapuava, Guará e Jordão, colocarão mensagem na conta de luz dos meses de novembro e dezembro e folhetos explicativos em suas palestras nas escolas e canteiros de obras. A empresa também fará inserções em rádio e anúncios em jornais. A Celesc, de Santa Catarina, realizará palestras em escolas e hospitais, além de montar tendas com atividades referentes à campanha na capital e regionais. A AES Sul, que atende a região centro-oeste do Rio Grande do Sul, de Canoas a Uruguaiana, realizará palestras em obras e escolas, blitzes em lojas de materiais de construção, comunidades de baixa renda e áreas rurais com alertas sobre como evitar acidentes. Da mesma forma, a distribuidora divulgará dicas de segurança nas contas enviadas aos clientes e em spots de rádio, anúncio de jornais e no informativo do trem que liga Porto Alegre às principais regiões metropolitanas.

A CEEE, que atende Porto Alegre e outros 72 municípios do Rio Grande do Sul, além de disponibilizar informações sobre a campanha no verso da conta, realizará palestras nas escolas de sua área de concessão e distribuirá cartilhas, folhetos e cartazes.

Regiões Norte e Centro-Oeste - As distribuidoras do Grupo Rede destas regiões também preparam ações que incluem distribuição cartilhas, folhetos, protetores de tomadas, além da promoção de palestras e apresentação de peças de teatro nas escolas e em canteiros de obra. A Celpa, que atende 146 municípios do estado do Pará, realizará evento na Praça Batista Campos, em Belém, e a Cemat, que distribui energia no estado do Mato Grosso a mais de 820 mil consumidores levará os personagens Megavolts e Faísca às escolas, colocará mensagens nas contas de luz e spots em rádios. A Enersul, distribuidora que atende 710 mil clientes no Mato Grosso do Sul, fará palestras, apresentações de teatro e divulgação com carros de som em assentamentos rurais.

Em Pernambuco, a Celpe, promoverá evento de abertura da campanha. Em frente à sede da empresa, em Recife, uma tenda será montada, onde ocorrerão atividades interativas e distribuição de folhetos alusivos à Semana de Segurança. No mesmo dia, funcionários receberão treinamento durante a Blitz de Segurança para passarem corretamente as informações aos clientes das agências. Durante toda a semana, sindicatos e lojas de construção civil, assim como comunidades de baixa renda receberão materiais de divulgação.

Na Paraíba, a Energisa PB levará palestras às escolas de João Pessoa, Campinas Grande, Patos e Souza, onde serão distribuídos folhetos da campanha. A empresa também enviou o material para 32 rádios contratadas na região. Em Sergipe, a Energisa SE também distribuirá folhetos da campanha nas agências de atendimento localizadas no Shopping Rio Mar e Rodoviária.

A Cemar, distribuidora do estado do Maranhão, fará blitzes de segurança na Praça Deodoro, no dia 5/11, com peça teatral sobre riscos elétricos e orientações sobre segurança. Na ocasião, o público receberá brindes e panfletos da campanha.

 A ABradee - A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade sem fins lucrativos, com 33 anos de atuação no setor elétrico brasileiro, da qual participam 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores brasileiros. | Site: www.abradee.org.br/Semana_2008

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