Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 13:39

Presidente Lula inaugura etapa da Usina Hidrelétrica Tucuruí e visita obras na barragem


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou oficialmente a segunda casa de força da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins, na manhã do dia 4 de novembro (terça-feira), em viagem a Tucuruí, no Pará. A segunda casa de força é composta por 11 unidades geradoras de 375 MW e tem potência instalada total de 4,1 mil MW. As obras contaram com investimentos de R$ 3,7 bilhões do governo federal e geraram 7,2 mil empregos diretos no momento de pico da obra.

A Hidrelétrica de Tucuruí, cujos investimentos totais são de US$ 7,5 bilhões é considerada a maior usina genuinamente brasileira e a quarta maior do mundo, com duas casas de força que somam 8,3 mil MW de potência instalada, fornecendo energia à cerca de 40 milhões de brasileiros. Além de garantir energia renovável para o desenvolvimento da região Norte, a Usina de Tucuruí é parte essencial do Sistema Interligado Nacional (SIN), permitindo a preservação de reservatórios hidrelétricos em outras regiões. Atualmente, além de atender totalmente aos mercados dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins com cerca de 3,5 mil MW médios mensais, Tucuruí exporta energia para os sistemas Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

As obras da primeira casa de força, com potência instalada de 4,2 mil MW, foram concluídas em dezembro de 1992, e geraram mais de 30 mil empregos diretos.

Eclusas para viabilizar hidrovia - O presidente Lula visitou também as obras da eclusa 1, que juntamente com a eclusa 2, permitirá a navegação através da barragem da Usina Hidrelétrica Tucuruí. A construção das duas eclusas foi reiniciada em 2007 pelo Ministério dos Transportes, por meio da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (AHIMOR), com previsão de conclusão em junho de 2010. A utilização dos rios Tocantins e Araguaia como hidrovias, um meio de transporte de baixo custo, contribuirá para a exploração de recursos minerais e agropecuários da região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira