Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 13:46

Banco Central anuncia mais uma opção de empréstimo em dólar para exportações

Brasília - O Banco Central realiza neste dia 5 de novembro (quarta-feira), o primeiro leilão de moeda estrangeira, destinado exclusivamente ao financiamento de Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio (ACC) e de Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE).

O anúncio foi feito pelo presidente do BC, Henrique Meirelles. Segundo ele, “a intenção é contribuir para regularizar o financiamento das exportações, restringido pelos problemas de liquidez do mercado”.

O BC já dispõe de uma linha de crédito para o setor, atrelada a títulos soberanos (os global bonds) com risco mínimo. No caso atual, “trata-se de mais uma opção”, de acordo com Meirelles, pois a instituição financeira que não dispõe dos títulos para trocar por dólares, pode comprá-los com compromisso de revenda no prazo de 30 dias.

No fim desse prazo, a instituição terá que comprovar a emissão dos títulos cambiais, no valor total leiloado. Se houver sobra, o banco comprador tem que devolver o valor ao BC.

Meirelles disse que o leilão será aberto a todos os bancos como mais uma alternativa de financiamento das exportações. No momento do anúncio, o BC ainda não havia definido o quanto colocaria à disposição do mercado, mas afirmou que a demanda do mercado é que vai ditar a oferta.

O diretor de Política Monetária, Mário Torós, explicou como será a regulamentação dos empréstimos em moeda estrangeira. Ele disse que os recursos do leilão de venda com recompra simultânea serão emprestados pelo banco tomador nas operações de ACC e ACE.

Essas operações serão entregues ao BC como garantia pelo empréstimo em moeda estrangeira. Será mais uma opção, segundo ele, para regularizar a situação de crédito às exportações, que, aos poucos, voltará a se normalizar. Torós acredita que “de 50 a 60% das necessidades de crédito do setor estão sendo atendidas”.

De acordo com nota divulgada pelo BC, o Conselho Monetário Nacional (CMN) também aprovou resolução segundo a qual a autoridade monetária poderá receber em ACC e ACE o equivalente a 100% do empréstimo em moeda estrangeira e definir critérios para garantias suplementares, em títulos públicos federais ou outros ativos em real, até o limite de 140% do valor da operação de empréstimo. | Por: Stênio Ribeiro/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira