Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2008 - 06:38

Conselheiro político de Barack Obama vem ao Brasil para lançar livro

O professor de Ciência Comportamental e Economia da Universidade de Chicago, Richard Thaler, vem ao Brasil pela primeira vez para lançar o livro Nudge: O empurrão para a escolha certa, em co-autoria com Cass Sustein, professor de Direito da Universidade de Harvard. A apresentação faz parte de uma iniciativa da Universidade de Chicago em associação com a MindQuest e será no dia 10 de dezembro, no auditório da Livraria Cultura, em São Paulo.

Conselheiro político informal do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos – Barack Obama –, Thaler irá discutir os principais pontos de sua obra, fruto de ampla pesquisa que revela como é possível estruturar as situações de forma proativa para mostrar o caminho que nos leva a tomar decisões melhores. Em Nudge, Thaler e Sustein ressaltam a importância da existência dos chamados arquitetos da escolha, cujo papel é definir padrões que poderão influenciar as pessoas a optar por caminhos que serão bons para elas.

Sem fazer restrições a partidos políticos, o livro mostra questões que podem ser aplicadas tanto a indivíduos comuns quanto a autoridades governamentais. Os autores citam o exemplo de profissionais que definem a disposição dos alimentos em uma cantina, colocando as saladas em pontos estratégicos para incentivar hábitos mais saudáveis. Mas a abordagem também ultrapassa simples escolhas do dia-a-dia.

Para Richard Thaler, a proposta pode auxiliar a criar mercados nos quais o governo define um conjunto de regras para deixar o caminho livre para que os consumidores tomem decisões sábias. A reflexão faz parte de uma nova linha de pensamento – paternalismo libertário – que defende o incentivo a tomadas de decisões mais satisfatórias e produtivas, ao mesmo tempo em que protege a liberdade de escolha.

Lançamento do livro Nudge: O empurrão para a escolha certa, dia 10 de dezembro de 2008, às 18h30, na Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073. Conjunto Nacional. São Paulo - SP

Os autores.: Richard Thaler - Richard Thaler é professor de Ciência Comportamental e Economia da faculdade Ralph and Dorothy Keller Distinguished Service, do Curso de Pós-graduação da Escola de Negócios da Universidade de Chicago, além de diretor do Centro de Pesquisa de Decisão da universidade. É membro pesquisador do National Bureau of Economic Research, onde atua como co-diretor do Projeto de Economia Comportamental.

Thaler é considerado por muitos como criador do campo de economia comportamental, corrente acadêmica que aplica conceitos da psicologia para compreender melhor como as pessoas tomam decisões econômicas, além de um dos pioneiros de finanças comportamentais. Ele preside a empresa Fuller and Thaler Asset Management Inc., por meio da qual as lições sobre finanças comportamentais são colocadas em prática nos mercados de ações.

Autor de artigos acadêmicos, Thaler já escreveu sobre diversos assuntos, desde poupança e investimento até marketing, tomada de decisão e mercados financeiros. Durante muitos anos, escreveu artigos para o Journal of Economics Perspectives, selecionados para o livro The Winner's Curse (A Maldição do Vencedor). Thaler também é autor do livro Quasi Rational Economics, além de ter sido o editor de Advances in Behavioral Finance.

Cass Sustein - Cass R. Sustein é professor de Direito da Universidade de Harvard, onde atua como diretor do Programa de Regulação de Risco. Em breve, retomará suas atividades como professor convidado da escola Harry Kalven da Universidade de Chicago. Sustein é autor e co-autor de mais de quinze livros e centenas de artigos acadêmicos, o que lhe permitiu cruzar as fronteiras acadêmicas durante sua carreira para oferecer insights exclusivos sobre direito, políticas públicas, economia e psicologia.

Sustein também escreve artigos para jornais e revistas de liderança. Foi professor da Universidade de Chicago por 27 anos, já trabalhou no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, além de ter sido conselheiro do Juiz da Corte Suprema do país. Atuou, também, como conselheiro para questões relativas à elaboração da constituição e de reformas legais de diversos países como China, África do Sul e Rússia.

The Global Leadership Series - A apresentação de Richard Thaler faz parte do programa The Global Leadership Series em associação com a MindQuest. O programa é uma iniciativa da Universidade de Chicago, que leva professores renomados e grandes líderes aos principais pólos econômicos ao redor do mundo para compartilhar tendências atuais e idéias inovadoras no mundo dos negócios.

Perfil da Escola de Negócios da Universidade de Chicago - A Escola de Negócios da Universidade de Chicago é uma das principais instituições de ensino do mundo e a segunda mais antiga dos Estados Unidos. Foi a primeira a oferecer um MBA Executivo, lançado há 65 anos, além de ser a primeira e única escola de negócios do mundo a ter seis ganhadores do Prêmio Nobel. A Chicago GSB (abreviatura em inglês para Graduate School of Business) é, ainda, a única escola americana que possui campi permanentes em três continentes: Ásia, Europa e América do Norte.

Perfil da MindQuest - A MindQuest é uma empresa que oferece soluções educacionais em ambientes de aprendizagem on-line altamente flexíveis, com foco em capacitação e desenvolvimento de lideranças. Atua no Brasil desde 1996, com a convicção de que a aprendizagem é o principal fator para impactar os resultados dos negócios e acompanhar as transformações do mundo corporativo. Seus projetos, já implementados em empresas de grande porte foram, através delas, estendidos para mais de doze países na América Latina, inovando a educação executiva por meio de programas de auto-desenvolvimento.

Baseada no modelo de negócio e gestão de seus clientes, a MindQuest disponibiliza, em múltiplas mídias e plataformas, conteúdos essenciais, advindos da parceria com as melhores escolas de negócios do mundo como Chicago, Harvard e Stanford.

Através do acompanhamento periódico de indicadores e implementação de um plano de comunicação, a MindQuest mede os resultados e assegura a adequação das soluções desenvolvidas à realidade das organizações.

Os resultados comprovam a eficácia de suas soluções. Hoje, elas são utilizadas por mais de 200 mil usuários de grandes corporações em diversos segmentos do mercado como Vale, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Claro, Pfizer, Visanet, International Paper, Suzano, Serpro, Oi, Light, Chevron, Lojas Renner, BNB, Itaú, Coca-Cola, Eletronorte, Albert Einstein, Kraft Foods, Novartis, Pfizer e Votorantim.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira