Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Os caminhos da hegemonia norte-americana para a América Latina

Nos últimos dez anos, Luiz Fernando Ayerbe se dedicou ao estudo do processo de configuração da hegemonia dos EUA no cenário mundial, em especial suas conseqüências para a América Latina. Ordem, poder e conflito no século XXI, lançamento da Editora UNESP, representa a fase conclusiva deste programa de pesquisa do autor, considerado um dos mais renomados especialistas no tema no Brasil.

A obra analisa as concepções teóricas e avaliações políticas que predominam no âmbito da política externa dos Estados Unidos, em que a derrota do socialismo é associada à vitória definitiva de um modelo de desenvolvimento considerado universal, o capitalismo liberal, não havendo outro modelo possível para os países latino-americanos. Em Ordem, poder e conflito no século XXI, Ayerbe busca respostas ao desafio proposto por essa visão determinista e confronta diversas perspectivas sobre a viabilidade estratégica da unipolaridade nas relações internacionais e do capitalismo nas relações da sociedade. Com isso, abre caminhos de reflexão para o estudo da construção e consolidação do poder sócio-econômico dos Estados Unidos e para a análise das possibilidades da inserção latino-americana nessa nova ordem mundial.

O autor confronta as concepções de autores como Karl Marx, Lênin e Max Weber com declarações de Colin Powell, George W. Bush, Bill Clinton e Fidel Castro com o intuito de discutir a pluralidade de perspectivas sobre o alcance e os limites da ordem em formação, propondo dois tipos de debates: o que remete para as potencialidades transformadoras das ações promovidas pela sociedade civil e governos (apontando para um “outro mundo possível”) e aquele que reflete sobre as possibilidades do equilíbrio de poder como expressão de uma estrutura das relações internacionais que legitime a diversidade de atores que interagem na globalização.

O autor - Luis Fernando Ayerbe é professor adjunto do Departamento de Economia da UNESP, campus de Araraquara e do Programa San Tiago Dantas de pós-graduação em Relações Internacionais da UNESP, Unicamp e PUC/SP, onde coordena o Observatório das Relações Estados Unidos-América Latina (OREAL). Foi pesquisador visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, e do Centro de Estudios Internacionales e Interculturales da Universidade Autônoma de Barcelona. Em 2001, recebeu o Prêmio Casa de las Américas, na categoria de Ensaio Histórico-social, pelo livro Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia, também publicado pela Editora UNESP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira