Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2008 - 10:00

Fundação Orsa reforça conselhos municipais e estaduais no Vale do Jari

Empresa social de um dos maiores grupos brasileiros no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, a Fundação Orsa capacita e oferece suporte técnico a conselhos municipais localizados na divisa entre os Estados do Pará e do Amapá.

Disseminação de conhecimento teórico e técnico para a estruturação e a consolidação dos conselhos municipais e estaduais de direitos da criança e do adolescente, de assistência social e conselhos tutelares. Esta é uma das propostas da Fundação Orsa, empresa social do Grupo Orsa com atuação no Vale do Jari. Sua meta é proporcionar maior aptidão aos conselheiros locais para que possam identificar problemas, repassá-los aos órgãos competentes e acompanhar os casos até que estes sejam solucionados.

Para que se formem políticas públicas que garantam qualidade ao trabalho dos conselheiros, a instituição prepara módulos de treinamento mensais ao longo do ano. Entre cada um desses módulos, a Fundação não só oferece uma tarefa de dispersão a ser desenvolvida pelos participantes, como acompanha o desenrolar delas até que o próximo módulo seja realizado. Esse formato acaba por fortalecer o diálogo e ampliar o exercício da negociação entre a sociedade civil e o poder público.

Com o apoio das secretarias de assistência social do Estado do Amapá e dos municípios envolvidos, a iniciativa teve início na região do Vale do Jari, que compreende as cidades de Almeirim (PA), Laranjal do Jari (AP) e Vitória do Jari (AP). Agora, começa a ser replicada em outros quatro municípios do Amapá: Macapá, Mazagão, Oiapoque e Santana. Mesmo sendo um programa recente, os resultados já apareceram, promovendo até agosto passado a formação continuada de 404 profissionais envolvidos em 22 conselhos.

A partir dessa capacitação, os conselheiros sentiram-se mais seguros e aptos a atuar quando os direitos de crianças e adolescentes são violados. Além da motivação e do engajamento na formação, divulgaram o processo de eleição nas comunidades de Vitória do Jari e realizaram a eleição para o Conselho Tutelar com a participação de 2.829 eleitores.

Já em Almeirim, cerca de 1.800 pessoas estiveram presentes no pleito que definiu o grupo responsável por ocupar as cadeiras do Conselho Tutelar do município.

As reuniões promovidas com as secretarias de assistência social do Estado e município também foram bastante produtivas no que tange a estreitar o vínculo e aumentar o debate entre a comunidade e os órgãos públicos. Os encontros tiveram a proposta de definir cenários melhores e mais justos às crianças e aos adolescentes da região com base em políticas públicas.

Fundação Orsa - Criada em 1994, muito antes que conceitos como responsabilidade social e empresa-cidadã se destacassem com o vigor dos dias atuais, a Fundação Orsa é uma instituição atuante no desenvolvimento de programas e projetos sociais. Idealizada pelo Grupo Orsa, um dos maiores fabricantes de madeira, celulose, papéis para embalagem, chapas e embalagens de papelão ondulado do país, tem como princípio a atuação em rede, e sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do conceito de investimento social privado no Brasil.

Sua principal fonte de divisas é a contribuição fixa de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo Orsa, que, independentemente do resultado financeiro, faz o repasse como demonstração de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Até 2007, o valor desses investimentos somou R$ 135 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira