Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2008 - 10:33

Relatório Toyota


Como transformar problemas e contradições em alavancas para sucesso.

Pense num bólido de Fórmula 1, dotado de ultra tecnologia automotiva.

Pense agora num utilitário meio rústico, mas capaz de simultaneamente atender as necessidades urbanas e do campo. Imagine, também, um carro de passeio, destes que as famílias têm em suas garagens, mas que enfrenta sem transtornos uma jornada de percalços do tipo rali Paris-Dakar.

O comum a todos esses veículos é o emblema que carregam em suas latarias: Toyota, a maior montadora de automóveis do mundo. A contradição é que são totalmente diferentes.

Entender corretamente como a boa administração das crises e dos conflitos pode contribuir de forma positiva para o sucesso de uma corporação é o principal mérito do Relatório Toyota

Sua elaboração foi tão árdua quanto a própria tarefa de conceber e produzir veículos para os mais diferentes e contraditórios mercados.

O Relatório Toyota levou seis anos para ser escrito. Os autores japoneses Emi Osono, Norihiko Shimizu, Hirotaka Takeuchi e o inglês John Kyle Dorton gastaram milhares de horas em 220 entrevistas, aplicadas democraticamente em todos os escalões da empresa. Também tiveram, pela primeira vez, acesso a todos os segredos e instalações da Toyota, espalhadas por 11 países.

O resultado é que, nas suas 295 páginas, o Relatório Toyota apresenta a mais completa radiografia da companhia que inventou o conceito de Alta Qualidade com Baixo Custo e Desperdício Zero.

Para conseguir tal objetivo, revelam os autores, a Toyota cultiva ativamente a gerência da contradição, para torná-la fator propulsor da sua prosperidade.

Conforme o livro, a Toyota está postulando um novo modelo de administração, adaptando a produção industrial à Era do Conhecimento, onde o crescimento depende não apenas da eficiência operacional, mas também da capacidade pessoal, organizacional e do equilíbrio na relação com consumidores e meio-ambiente.

Os autores sistematizam a gerência da contradição em seis forças - chamadas de contradições criativas – geradas no próprio ventre administrativo ou deliberadamente impostas.

Em 11 capítulos e dois apêndices, esmiúçam de forma analítica e explicativa a aplicabilidade desses fatores no dia a dia da corporação.

Em última análise, Relatório Toyota é a “Bíblia” de um novo modelo de administração corporativa, adequado ao Terceiro Milênio.

Livro: Relatório Toyota – Contradições responsáveis pelo sucesso da maior montadora do mundo | Autores: Emi Osono, Norihiko Shimizu, Hirotaka Takeuchi e John Kyle Dorton | Formato: 15,5cm x 23cm | Editora: Ediouro | 304 páginas | Preço: R$ 49,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira