Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2008 - 11:00

Países vão definir prioridades para finalizar documento sobre acesso a medicamentos

Brasília - O 1º Encontro Internacional sobre Acesso a Medicamentos de Alto Custo de Fontes Limitadas terminou no dia 6 de novembro (quinta-feira), mas não houve a apresentação do documento final, como era esperado. Segundo o representante do Brasil Mercosul-Saúde, Ricardo Barcelos, o documento preliminar redigido durante o encontro ainda será melhorado.

As delegações dos países da América Latina e do Caribe que discutem o acesso a medicamentos de alto custo vão receber a versão preliminar do documento. Elas também vão analisar e apresentar sugestões para a redação final do documento, informou Barcelos à Agência Brasil. Após esse processo, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) vai organizar o documento final e remetê-lo aos países.

De acordo com a assessoria do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, o documento ainda não está pronto por falta de informações. Como ainda não se conhece o acesso aos medicamentos em cada país e será necessário que cada um deles defina prioridades nacionais e regionais a respeito da questão e apresente suas sugestões.

Barcelos avaliou o encontro como positivo e acredita que foi o primeiro passo para implementação de medidas eficientes. “Essa foi uma oportunidade de debater a questão, desde a seleção à aquisição dos medicamentos”, disse.

Ele afirmou que, agora, o desafio é conseguir definir o plano de ações e implementar a Estratégia Global em Saúde Pública, Inovação e Propriedade Intelectual, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano. “Estamos buscando a melhor negociação do preço dos medicamentos e a melhor sustentação do orçamento da saúde”, afirmou Barcelos.| ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira