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07/11/2008 - 11:04

Madero aposta em expansão com franquias

Premiado restaurante paranaense inaugura sua primeira unidade franqueada no Shopping São José, em São José dos Pinhais.

Curitiba - O Restaurante Madero, tradicionalmente conhecido em Curitiba, iniciou neste ano seu processo de expansão, lançando o sistema de franquias com o objetivo de ampliar a rede para outros estados brasileiros nos próximos anos.

Sob o comando do chef Junior Durski, o Madero inaugura sua primeira loja franqueada no Shopping São José, em São José dos Pinhais. Em parceria com o empresário catarinense Ricardo Fernandes, o restaurante é ambientado como uma réplica da casa do Largo da Ordem, a exemplo do projeto realizado no Shopping Palladium.

Localizado no piso do cinema no Shopping São José, em uma área de 120m², o restaurante é âncora, devido ao reconhecimento da marca no mercado paranaense. Considerado um dos restaurantes mais bem-sucedidos, o Madero, assim como Durski, coleciona títulos que vão desde Melhor Sanduíche e Melhor Carne de Curitiba, pela Revista Gula, à classificação de duas estrelas do Guia 4 Rodas. Com ambiente acolhedor, entre utensílios sofisticados, o Madero apresenta sua grande estrela, presente em todos os restaurantes da Rede: uma churrasqueira à lenha, a protagonista na preparação dos famosos hambúrgueres de 260 gramas de carne pura, que são grelhados em lenha pré-queimada, para sair o CO2, que é a fumaça branca, e permanecer somente o aroma agradável da madeira; e pelos pães, feitos no próprio restaurante com a mesma massa de pão francês.

Mercado de franquias - O mercado de franquias apresenta crescimento constante nos últimos anos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franscising (ABF) os números são animadores. Pesquisa realizada no começo do ano prevê um crescimento de aproximadamente 14,17%. Ainda segundo a pesquisa, o faturamento da amostra foi de cerca R$ 6 bilhões/ano, sendo que o segmento de sanduíches faturou 59% desse total; 22% ficaram com comida variada, grelhados e outros; o segmento de pizzas e massas levou 6%; comida asiática faturou 5%; já snack/cafeteria e doceria faturaram 4% cada um.

Franquia Madero - A franquia está formatada seguindo o conceito do restaurante idealizado pelo Chef Junior Durski, que tem como objetivo estar presente sempre em todas as unidades, dando ao restaurante o charme, a elegância e o toque do chef. O investimento inicial gira em torno de R$ 400 mil, com área mínima de 100 m² e doze funcionários. A taxa de franquia é de R$ 90 mil, 7% de royalties e 2% em publicidade. A previsão de retorno é estimada de 24 a 36 meses.

No plano de expansão do Restaurante Madero, já está confirmada a presença no Espaço Bom Vivant do Shopping Curitiba, com previsão de inauguração em fevereiro de 2009, e no Shopping Estação, em janeiro de 2009.

Já para os outros estados, a previsão é de chegada em Santa Catarina no início de 2009, nas praças de Balneário Camboriú e Florianópolis, e em São Paulo, ainda primeiro semestre de 2009.

Mão-de-obra dos restaurantes - A busca em manter a permanência do gosto familiar em cada prato elaborado e o clima de confiança entre os funcionários faz com que o chef Junior Durski procure em sua cidade natal, Prudentópolis, os profissionais para trabalhar em seus empreendimentos.

Segundo o chef, essa iniciativa é, antes de tudo, uma forma de valorizar a mão-de-obra do local. “São pessoas que conheço há anos, muito comprometidas com o trabalho. Elas têm o costume de cozinhar em casa. E o mais importante é que elas não possuem experiência em restaurantes”, detalha Durski. Para atender a demanda dos restaurantes em Curitiba, o corpo de funcionários dos estabelecimentos é composto por aproximadamente 70 profissionais. Sendo que, para o Shopping Palladium, 24 foram contratados pelo chef recentemente e, para o Shopping São José, o número de contratados foi 12 funcionários.

Estes números integram e projetam um universo maior de empregabilidade do setor no País. O estudo “Economia do Turismo: Análise das Atividades Características de Turismo”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cooperação técnica com o Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) revelou que entre os diversos segmentos de prestadoras de serviço no turismo, mais de 80% são empresas de alimentação. Os dados mostram ainda que, entre diretos e indiretos, o setor é responsável por cerca de seis milhões de empregos.

O vínculo e a preocupação com os funcionários dos estabelecimentos vão além do espaço da cozinha e dos restaurantes. Para garantir o bem-estar deles, Durski possui um prédio, localizado nas proximidades dos restaurantes, para que os contratados residam. “Prudentópolis é uma cidade pequena e alguns podem se assustar com o tamanho de Curitiba. Por vezes, se sentem perdidos. Por isso, precisam de um suporte”, ressalta o Chef.

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