Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2008 - 11:09

Seminário aponta rumos para a energia no Brasil

Encontro destaca novos investimentos para o setor.

São Paulo - O Seminário Energia em Ação, que aconteceu no dia 6d e novembro (quinta-feira), em São Paulo, reuniu mais de 230 participantes dos mais diversos segmentos industriais para debater o futuro dos investimentos em fontes de energia no Brasil.

O evento contou com a participação de inúmeras instituições do setor energético, como Eletrobrás, VBC Energia e ABRACE – Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres. Também estiveram presentes representantes do mercado financeiro, como o Bradesco e a BM&F Bovespa.

Os participantes foram contemplados com quatro painéis de apresentação: "Visão dos Agentes Investidores", "Visão do Mercado Consumidor", "Visão da Tecnologia e Produção de Energia" e "Visão do Planejamento Elétrico".

Entre os palestrantes estava o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que abriu o seminário defendendo que "a energia elétrica é o carro-chefe da economia". O ministro falou sobre o aumento dos investimentos em geração de energia a partir das hidrelétricas. "Atualmente exploramos apenas 26% do nosso potencial, mas estamos fazendo grandes investimentos para aumentar nossa capacidade de produção", alegou.

Lobão apresentou ainda perspectivas de investimentos para aumento na geração de energias limpas, como eólica, nuclear, solar, biodiesel e etanol. "Não podemos correr riscos de comprometer o crescimento do Brasil por falta de energia elétrica. Por isso, hoje temos um modelo energético muito bem estruturado que dá segurança ao desenvolvimento econômico do país".

A crise financeira e de crédito também foi assunto no debate. "Empresários: sejam prudentes, mas não temam a crise. Não dêem a ela proporções maiores do que as reais", alertou o ministro. "Não haverá atrasos de um dia sequer no cumprimento dos prazos dos projetos do governo para a geração de energia", completou enfatizando que o país será pouco afetado pela turbulência internacional.

Outra palestra de grande destaque no Seminário Energia em Ação foi a do presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, que garantiu que "o Sistema Eletrobrás, atuando de forma integrada, tem competência e experiência para contribuir de forma decisiva para a expansão do sistema elétrico necessário para o desenvolvimento econômico do Brasil".

O presidente apresentou números da empresa e anunciou um investimento de R$ 56 bilhões na implantação de mais 29.990 megawats e 17.416 km de transmissão até 2015. "O Brasil precisa dessa energia para crescer", disse.

O presidente chegou a fazer um comparativo entre Eletrobrás e Petrobras. "A Eletrobrás irá atingir o mesmo status de importância estratégica para o crescimento e fortalecimento econômico do Brasil que hoje tem a Petrobras", concluiu Lopes. | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira