Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2008 - 11:16

Certificação ISO 9000 é importante instrumento estratégico de aumento de competitividade, conclui estudo

O trabalho observou 207 companhias abertas brasileiras nos anos de 1995 a 2006.

Há mais de 770 mil companhias certificadas pela ISO 9001:2000 em 161 países. Entretanto, não existe um consenso de que as práticas de gestão da qualidade contribuem positivamente para o desempenho financeiro de uma companhia. O trabalho realizado por Francisco Starke, professor da Trevisan Escola de Negócios, intitulado “O impacto de longo prazo da certificação ISO 9000 no desempenho financeiro: um estudo com dados em painel das companhias abertas brasileiras no período 1995-2006”, utilizou uma amostra com 207 companhias abertas brasileiras durante os anos de 1995 a 2006.

A pesquisa buscou sedimentar um conjunto de conceitos que, praticados nas companhias, levam a um melhor desempenho financeiro. Os principais resultados deste trabalho apresentam para uma relação positiva entre a certificação ISO 9000 e o desempenho financeiro das companhias abertas brasileiras no período analisado. “Esses resultados não estão isentos de crítica. Ao contrário, espera-se que esta certificação pode ser um sinalizador para obtenção de crédito junto a fontes de financiamento”.

A qualidade bem gerenciada promove maior produtividade e, conseqüentemente, maior lucratividade. “Sinalizar corretamente ao mercado proporciona melhores vendas, desde que os produtos tenham qualidade não duvidosa. Assim, cria-se reputação e mais vendas.” O professor ainda comenta que o resultado disso é maior retorno sobre os ativos e as vendas, criando riquezas para os acionistas e satisfação para os consumidores.

Os resultados da pesquisa indicaram que acionistas e gestores podem optar pela certificação como mecanismo de sinalização, aumento da reputação e das vendas, diminuição dos custos dos serviços vendidos, melhoria dos retornos sobre ativos e sobre as vendas. Portanto, uma companhia aberta poderá estabelecer políticas de investimento apropriadas para manejar as variáveis de controle.

Starke recebeu o prêmio Claude Machline, como Best Paper do SIMPOI 2008 (Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais), com o trabalho sobre a certificação ISO 9000. Este evento é realizado pelo Departamento de Administração da Produção da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira