Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2008 - 11:33

Concept apresenta blindagem mais refinada no Salão do Automóvel

Empresa é a primeira blindadora nacional a receber certificação de excelência do Cesvi Brasil.

A Concept Blindagens, primeira blindadora nacional com o selo de excelência do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), apresentará no Salão do Automóvel que segue até 9 de novembro), no Anhembi, São Paulo, uma técnica de blindagem nova, muito menos agressiva para o veículo. "Não será um protótipo inexeqüível, como já vimos em outras ocasiões. Será algo completamente factível e viável e que já trabalhamos hoje", afirma Rogério Garrubbo, diretor da Concept.

A blindagem menos agressiva consiste em cortes mais refinados nas peças que a compõem, acompanhando melhor o desenho interno do automóvel, feito detalhadamente, de forma robotizada. "Isso proporciona uma qualidade muito superior. Fica muito mais justa, como uma roupa feita por um alfaiate."

No estande da blindadora, de 160 metros quadrados, estarão expostos dois veículos, um Mitsubishi Pajero Full, em que será possível conferir o processo de blindagem, e um Land Rover Freelander 2, já com acabamento final.

Quinze perguntas e respostas sobre blindagens - Conversamos com o engenheiro Rogério Garrubbo, diretor da Concept Blindagens, a primeira blindadora nacional a receber o selo cinco estrelas do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) em razão da qualidade de seus serviços de blindagem. Foram avaliados 115 quesitos, que vão desde o nível de atendimento no showroom até o processo de blindagem na oficina.

Em vez de falar dos diferenciais da blindagem, resolvemos realizar uma entrevista com Garrubbo, um apaixonado pelo tema, para tirar todas as dúvidas que seus leitores possam ter a respeito de blindagens. O resultado foram 15 perguntas e respostas sobre o assunto, mais um texto que explica o complexo (e necessário) processo que envolve a documentação da blindagem.

.Na entrevista a seguir tudo o que você sempre quis saber sobre blindagem:

1) Quero ter um carro blindado. Por onde devo começar? . Se sua idéia é adquirir um automóvel zero-quilômetro para mandar blindar, é preciso escolher a blindadora com muito cuidado. Uma vez com indicações nas mãos, pesquise a documentação específica do estabelecimento – se ele tem certificações no Exército, na Polícia Civil (confira o processo completo ao final deste texto), que materiais são utilizados na blindagem, se eles são testados e aprovados.

Apenas com todas as formalidades cumpridas à risca você poderá, ao final do processo, obter o certificado de registro e fazer seguro do seu veículo. Se no momento em que você pedir algum documento a pessoa começar com um "veja bem...", é um mau sinal.

Um bom referencial para a escolha é o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que começou a certificar empresas de blindagem de qualidade, uma espécie de ISO-9002 do segmento. Uma vez verificada a documentação, vale a pena visitar as blindadoras pré-selecionadas. Mas não se contente com o showroom. Exija uma visita à oficina. Peças espalhadas pelo chão e funcionários de bermuda, calça jeans ou chinelos são um péssimo sinal. É imprescindível conversar com o engenheiro responsável pelo processo e conhecer a empresa pessoalmente. Muita gente compra gato por lebre e fica feliz, achando que fez o melhor negócio.

2) É melhor blindar um carro novo, um usado ou já adquirir um veículo blindado? . A resposta depende da condição econômica. Quem estiver se apertando demais para adquirir um blindado, deve pesquisar no mercado de seminovos, pois há excelentes opções, com relação custo-benefício bastante interessante. Essa situação só é complicada para quem faz questão de andar em um zero-quilômetro. A maior diferença entre a blindagem feita hoje e a de cinco anos atrás está no peso, que ficou 50% menor nos últimos tempos.

3) Quanto pesa uma blindagem? É verdade que faz muita diferença no desempenho do carro? . Não, principalmente se levado em conta que não se costumam blindar automóveis pouco potentes, os famosos 1.0, por exemplo. De fato, não é recomendável blindar um veículo de potência inferior a 90 cavalos. Uma blindagem pesa em média 200 kg, o que o peso de três homens adultos supera tranqüilamente. As blindagens mais leves aplicadas a sedãs médios pesam em torno de 170 kg.

O menor veículo que se pode blindar hoje no Brasil é uma picape pequena, como a Fiat Strada. Nesse caso, o peso ficará em cerca de 110 kg. Em relação a preço, uma blindagem de primeira linha em um carro médio custa R$ 56 mil. Se a blindadora cobrar menos de R$ 48 mil, alguma coisa está errada. Pode ser a proteção ou mesmo a documentação. Afinal, ninguém faz milagres.

4) Posso visitar a oficina para saber como meu carro está sendo blindado? . Não só pode, como deve. Transparência faz parte do processo. Converse com o engenheiro responsável, questione sobre a procedência e a marca dos materiais empregados (aramida e vidro), verifique o carro por dentro.

5) Dos vários níveis de blindagem que existem, qual é o recomendado para mim? . O nível mais utilizado no mercado é o IIIA. É o que suporta em geral todos os disparos efetuados por armas de mão – ou seja, dificilmente será necessário mais do que isso em uma situação normal de violência urbana. Há outros níveis menores, mas a relação custo-benefício não compensa. O nível II, por exemplo, até oferece uma segurança satisfatória, mas a diferença de preço é de apenas 3% e o veículo perde muito mais depois, no valor de revenda. Esse nível mais baixo é arriscado em caso de ataque intensivo, com tiros muito próximos um do outro. A economia que se faz não vale o risco.

6) Qual é a garantia que as blindadoras geralmente dão à blindagem e aos vidros? . A garantia padrão é de três anos. Em alguns casos, como o da Concept Blindagens, essa garantia pode ser estendida por até 02 anos, após uma inspeção detalhada no terceiro ano de blindagem. No momento em que o carro é entregue, o cliente recebe da blindadora toda a documentação legal, além de um manual, que é uma espécie de livreto de garantia que traz desde informações técnicas da blindagem até instruções para uso de itens como a sirene, por exemplo.

7) Antes de blindar um usado, convém fazer uma revisão geral no veículo? . A Concept (e qualquer blindadora séria) tem um check-list extremamente detalhado a ser feito no futuro blindado. Isso ocorre porque, se o carro tiver algum problema – e isso pode acontecer até em um zero, não apenas no usado –, a culpa muito provavelmente será colocada na blindagem. "Ah, a blindagem estragou a suspensão", podem dizer. Então a blindadora anda, examina, avalia e realiza testes em componentes como motor, suspensão, partes elétrica e eletrônica, entre outros, para só depois mandar o veículo para a blindagem.

8) No que consiste a blindagem de um veículo? . Resumidamente, em proteger o automóvel nas grandes extensões opacas e cuidar para que haja intersecções nesses espaços, com proteção de "overlaps" que garantam que nenhum disparo vá atingir os ocupantes da cabine. Na parte opaca, a proteção é feita pela aramida (que tem como nomes comerciais Kevlar ou Twaron), material usado também na produção de coletes à prova de balas e na indústria aeroespacial. O vidro, por sua vez, é um composto de policarbonato, enquanto os "overlaps" são de aço. Fala-se muito em "overlaps" como sendo apenas no espaço entre porta e carroceria, mas é muito mais do que isso. Ele se refere a qualquer sobreposição, qualquer emenda, seja nos vidros das portas, no teto ou mesmo por dentro, entre as proteções de aramida.

9) A blindagem padrão sempre deve incluir no pacote sirene e cinta de roda? . São itens que se tornaram padrão na blindagem. Mas o cliente pode optar por não ter esses itens, caso prefira.

10) Quanto tempo demora um processo de blindagem? . De 20 a 35 dias úteis. Caso queira ver seu automóvel sendo blindado, o ideal é visitar a blindadora exatamente na metade do processo.

11) Como identifico uma blindagem bem-feita? . Para começar, não deixe para examiná-la ao final do processo. O que não faltam no mercado são casos em que o acabamento é perfeito, mas com blindagem que deixa muito a desejar. Bons acabamentos podem camuflar blindagens ruins. Pode parecer estranho ver seu carro todo desmontado. Mas vai valer a pena e lhe proporcionará maior segurança.

12) Um automóvel blindado fica mais ou menos seguro em caso de colisão? . Em tese, fica mais seguro. Mas não existem testes conclusivos para validar essa hipótese. A segurança maior é proporcionada pela preservação das regiões de deformação do veículo (o que uma boa blindagem mantém) e pelo reforço no cockpit. A Concept tem alguns procedimentos importantes no tocante à segurança. A empresa não realiza, por exemplo, blindagens em veículos que não sejam equipados com airbag.

13) Que cuidados devo ter para conservar a blindagem, em especial os vidros? . O tempo não costuma comprometer a blindagem em sua área opaca. Mas, no caso dos vidros, é preciso tomar cuidado em relação à conservação. Eles não devem ser limpos por dentro com derivados de petróleo, pois esse tipo de material pode estragá-los. Podem ocorrer ainda trincas nos vidros, causadas por três fatores: impacto (de uma pedra, por exemplo), choque térmico (levar a um lava-rápido um veículo exposto muito tempo ao sol) e torção na carroceria (é preciso ter cuidado com lombadas e valetas). Com o tempo, o vidro também delamina (aparecem bolhas de ar esbranquiçadas). Se isso começar a ocorrer, vale levar à blindadora para verificar se não houve perda de eficácia na blindagem.

14) Qual é o perfil de um usuário de carro blindado? . Na Concept, a maioria das blindagens é realizada em veículos de profissionais liberais e para corporações. Pesquisa realizada pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) no entanto, aponta que 71% são homens e 29%, mulheres. No caso deles, a maior concentração (26%) está na faixa etária dos 25 aos 29 anos, enquanto para elas a maior parte (30%) fica entre as que têm 40 e 49 anos. Dos blindados em geral, 63% são para executivos ou empresários, 12% para político, 8% para artistas e 5% para juízes. Os carros mais blindados são Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Toyota Hilux e Volkswagen Passat.

15) Basta blindar o automóvel para sair tranqüilo às ruas? . Não, uma vez que ninguém sabe ao certo que reação terá no caso de uma abordagem. Não faltam histórias (verídicas ou não) de pessoas que acabaram abrindo a porta por se esquecer de que estavam em um blindado. O diretor da Concept, Rogério Garrubbo, acredita que, mais interessante do que os acessórios, é um curso específico para condutores de veículos blindados. "É a melhor forma de se condicionar. O blindado é feito para você escapar de uma situação. É importante ter um treinamento para saber como agir nesses casos", diz.

Entenda os documentos obrigatórios das blindadoras: Não basta que a empresa tenha o CR (Certificado de Registro) no Exército, sem o qual a blindadora não pode atuar no segmento, e o Retex (Relatório Técnico Experimental), um aval também concedido pelo Exército. A empresa precisa ter uma autorização específica para cada veículo a ser blindado. Esse requerimento deve ser feito em formulário próprio e enviado à Região Militar (R.M.) em que a blindadora está registrada. Esse procedimento visa evitar que carros blindados sejam utilizados por pessoas não-idôneas.

Para blindar um car­ro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, CRLV (Certifi­cado de Registro e Licenciamento de Veículo), certidões negativas criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos, e Atestado de Antecedentes Criminais, emi­tido pela Polícia Civil do Estado. Se o carro for de empresa, também será preciso apresentar CNPJ e Certidão de Antecedentes dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar de cada um dos sócios administradores ou gerentes, das Comar­cas onde tenham sido domiciliados nos últimos cinco anos.

A Região Militar autoriza a blindagem do veículo e faz seu cadastramento no sistema de controle do Exército. A DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados) então repassa os dados cadastrais ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em Brasília, que faz o registro junto aos órgãos estaduais de trânsito.

Uma cópia do Termo de Responsabilidade da blinda­dora, com requerimento do proprietário, mais cópias da autorização de blindagem e do certificado de licen­ciamento, serão enviadas à Região Militar, que emitirá uma carteira com a inscrição "Veículo blindado".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira