Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Eleição no Conselho de Segurança da ONU

O Governo brasileiro recebeu com grande satisfação a notícia de que a Guatemala e a Venezuela chegaram a um entendimento em relação à candidatura da América Latina e do Caribe para um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2007-2008. Guatemala e Venezuela decidiram retirar suas candidaturas em favor de um terceiro país, o Panamá.

O Brasil apoiou a candidatura da Venezuela durante o processo de votação na Assembléia Geral. Tendo ficado claro que nenhum dos dois condidatos alcançaria os dois terços necessários para sua eleição, o Brasil defendeu que se chegasse a uma candidatura de consenso no âmbito latino-americano e caribenho, a partir de um entendimento entre os dois países.

O Brasil acompanhou atentamente a evolução do assunto ao longo das últimas semanas. O ministro Celso Amorim manteve contatos freqüentes com diversos Chanceleres, entre os quais o ministro Nicolás Maduro, da Venezuela, e o ministro Gert Rosenthal, da Guatemala.

O Brasil congratula a Venezuela e a Guatemala pelo espírito de cooperação que inspirou a decisão de abdicar de suas justas postulações a uma vaga eletiva no Conselho de Segurança. O Brasil congratula também o Panamá pela pronta disposição de colaborar para o consenso e está seguro de que o país oferecerá contribuição positiva para os trabalhos do Conselho de Segurança.

O Brasil considera que a superação do impasse reforça a unidade da América Latina e Caribe.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira