Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 11:08

Publicado aviso de licitação para aprofundamento do Porto do Rio Grande

A Secretaria Especial de Portos (SEP) publicou no dia 7 de novembro (sexta-efira), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de licitação de concorrência Internacional SEP/PR nº 3/2008, que prevê a contratação da execução das obras de dragagem de aprofundamento e manutenção nos acessos aqüaviários ao Porto do Rio Grande. Com investimentos previstos de R$ 200 milhões, sendo R$ 150 milhões do governo federal e R$ 50 milhões do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o porto rio-grandino irá tornar-se um porto concentrador de cargas do Mercosul.

O secretario de Infra-Estrutura e Logística do RS, Daniel Andrade, observou que esta obra soma-se aos investimentos que estão sendo executados pelo Governo do RS em rodovias, hidrovias e no próprio porto rio-grandino, dotando o Estado de uma infra-estrutura logística mais eficiente para atender as novas demandas geradas a partir do aprofundamento do porto. "A governadora Yeda Crusius assinou recentemente convênio com o governo federal, formando uma = parceria possibilitando a realização da dragagem de aprofundamento que é estratégica para o desenvolvimento econômico do RS", ressaltou Andrade.

Os recursos do governo federal serão aplicados no aprofundamento do canal de acesso ao porto gaúcho, de 14 para 18 metros, no canal externo (fora dos Molhes da Barra, com 12.974 metros de comprimento), e de 14 para 16 metros, no canal interno (entre os Molhes e o píer petroleiro, com 11.700 metros de extensão). Já o governo estadual repassará a verba ao Governo Federal para a execução da dragagem de manutenção dos canais, por um prazo de três anos, garantindo assim a segurança na navegação e tornando o porto ainda mais competitivo.

Considerado pelo governo federal como um dos mais importantes portos do país para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, Rio Grande é o segundo porto anunciado pela SEP para receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde que foi criado o Plano Nacional de Dragagem (PND), para aprofundar os canais dos principais portos brasileiros.

Com o aprofundamento o porto rio-grandino terá um dos maiores calados do Brasil e do Mercosul. Hoje os navios que operam em Rio Grande (pós-panamax) e não utilizam sua capacidade máxima de carga, devido ao calado, poderão completar sua carga com o aprofundamento, reduzindo significativamente os custos de frete. Além disso, com um calado maior o porto terá condições de se habilitar para captar, concentrar e tratar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia; minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia; madeiras do Uruguai; e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Propostas: As empresas interessadas em participarem da concorrência deverão apresentar até o dia 19 de dezembro, às 15h, suas propostas na sede da SEP, em Brasília. || www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira