Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 11:15

CEO da Intel: ‘tecnologias da Internet ampliarão os limites do que é possível’

Otellini destaca a visão de empresas que utilizam aplicações da Web 2.0 para reduzir a sobrecarga de informações .

SAN Francisco – Durante o discurso no Seminário Web 2.0, o Presidente e CEO da Intel Corporation, Paul Otellini, descreveu como a Internet continuará evoluindo, tornando as empresas mais colaborativas e competitivas globalmente. Ele também destacou como a troca para a tecnologia da Internet móvel também mudará a maneira como as pessoas de todo o mundo aprendem, trabalham, vivem e jogam.

“A troca de gerações está mudando a maneira como a tecnologia é usada como uma ferramenta de aprendizagem e colaboração”, disse Otellini. “Os avanços nas tecnologias Web e de dispositivos nos abrem novas oportunidades de interação entre as pessoas. O que as pessoas desejam atualmente é estarem ‘sempre conectadas’, recebendo as informações que desejam, independentemente do que estejam fazendo, onde estejam ou quais dispositivos estejam usando”.

Redução da sobrecarga de informação para os funcionários com aplicações Web 2.0

Otellini demonstrou como pequenas e grandes empresas podem ampliar o uso das atuais ferramentas tecnológicas e a Web para resolver problemas complexos e para treinar e gerenciar a sobrecarga de informações dos funcionários. Ele explicou como uma empresa pode criar plataformas Web integradas para aumentar a colaboração e capacidades de pesquisas pró-ativas.

Otellini demonstrou um sistema visionário que pode usar informações básicas sobre um novo funcionário da empresa – como descrição do cargo, histórico escolar e afiliações profissionais – que poderia agregar pró-ativamente conteúdo relevante para ajudar o funcionário a ser mais eficiente no trabalho. Ele demonstrou como o sistema pode ajudar um funcionário a gerenciar projetos envolvendo várias equipes, redes de colaboração e desenvolvimento profissional. Ele citou que os tipos de soluções que as grandes empresas procuram ainda não estão totalmente disponíveis e aproveitou para desafiar a indústria a dedicar mais atenção ao desenvolvimento dessas soluções.

Facilitando viagens internacionais com a Internet Móvel - Otellini destacou o futuro onde os americanos que estejam visitando a China poderiam usar um Dispositivo Móvel para a Internet (MID) de bolso para traduzir áudio e vídeo, o que ajudaria na compreensão de placas de trânsito, cardápios de restaurantes e conversas em tempo real. Ele também demonstrou como o viajante poderia usar aplicações de redes sociais para receber recomendações instantâneas sobre um restaurante em particular.

Transformando as compras e a publicidade com a Internet Móvel - Otellini também demonstrou um cenário futurístico onde um comprador poderia usar a câmera de um dispositivo móvel e apontar para a prateleira de brinquedos de um mercado para “reconhecer” o pacote e pesquisar as informações relacionadas para decidir se quer comprar o brinquedo. Por exemplo, um comprador poderia usar um MID para criar um modelo 3D do que está dentro do pacote, pesquisar opiniões sobre o produto ou baixar e reproduzir o vídeo de publicidade do brinquedo.

Ele disse que levará entre 3 e 5 anos até que coisas como a tradução simultânea e pesquisas em tempo real a bancos de dados enormes sejam possíveis com dispositivos móveis. Para isso serão necessários processadores exponencialmente mais poderosos que usem muito menos energia, para que possam ser usados em dispositivos móveis ainda menores.

A Intel (Nasdaq: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira