Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 11:32

Turismo do Espírito Santo quer atrair 20% mais paulistas para o Estado


Mais de 30 hoteleiros, operadores de receptivo e empresários de atrativos turísticos estão participando do Roadshow que começou hoje na capital paulista e reuniu mais de 100 agentes de viagens e operadores de turismo. “Nosso estado é apaixonante e mexe não apenas com nossos corações como com os seus negócios. Queremos que reconheçam nosso estado com seu potencial turístico e histórico e por isso estamos investindo no contato direto com quem comercializa os produtos turísticos para que tenham informação e argumento de venda sobre os roteiros do Espírito Santo”, falou o sub-secretário de Turismo do Estado, Otacílio Pedrinha. O representante da secretaria ressaltou que o fácil acesso e a infra-estrutura turística são diferenciais do produto turístico capixaba. “Temos um excelente produto para alavancar as vendas dos agentes de viagens. Unimos praia, montanha, excelente culinária e povo imensamente receptivo, a uma hora de vôo de São Paulo”, falou Pedrinha. O estado é atendido por 6.017 assentos aéreos em 44 chegadas diárias e 43 partidas todos os dias pela TAM, Gol e Trip. De São Paulo, são 17 vôos decolando de Congonhas, 11 vôos saindo de Guarulhos, seis de Campinas e três de Ribeirão Preto. Só a região metropolitana de Vitória conta com 15.812 leitos nos hotéis.

Três rotas turísticas estão sendo trabalhadas no mercado nacional e internacional por terem características semelhantes e complementares com sugestão de municípios e regiões por onde o turista pode passar. A Rota do Sol e da Moqueca é uma das mais conhecidas. Seus principais atributos são a gastronomia e o litoral capixaba com o turismo náutico, pesca esportiva e esportes aquáticos. O roteiro é forte também em negócios e eventos por incluir Vitória, com suas atrações culturais, gastronômicas e históricas, a cidade de Guarapari com suas belíssimas praias, além de Vila Velha, Serra e Anchieta.

A Rota do Mar e da Montanha já se tornou tradicional. Reúne as cidades de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vitória e Viana. Sugere a visita a praias e à montanha no mesmo dia, pois a distância entre os dois atrativos é de apenas 40 minutos por rodovia com boa pavimentação e sinalização turística.

A Rota do Verde e das Águas tem as cidades de Aracruz, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, além da capital Vitória. É um roteiro apropriado para o ecoturismo por seus parques de preservação ambiental. Nela está o Projeto Tamar. O destaque fica com a praia de Riacho Doce, em Conceição da Barra, a segunda praia deserta mais bonita do Brasil segundo a revista Viagem e Turismo e Guia 4 Rodas. Na cidade de Itaúnas, a 250 quilômetros de Vitória, realiza-se o festival de forró na semana em outubro, evento muito visitado por jovens universitários.

Rotas que conciliam mar e montanha são destaque no Espírito Santo -Agora os turistas não precisam optar por viajar para o mar ou para a montanha. Podem conciliar os dois atrativos naturais numa única viagem. Com os roteiros, o turista pode passar a manhã em uma das praias da capital, com mar mais agitado ou de águas mais calmas e quentes, e subir para as montanhas, com apenas 40 minutos de viagem rodoviária. “O Espírito Santo é o único estado do Brasil que consegue acessar o mar e a montanha em pouquíssimo tempo, em destinos tão próximos”, explicou o representante da secretaria de turismo. “Trata-se de um Estado pequeno onde em apenas uma semana o turista pode fazer todo tipo de viagem. De ecoturismo, de praia, de montanha, gastronômica, cultural e histórica”, registrou Otacílio.

São 420 quilômetros de praias, algumas apropriadas para esportes náuticos e outras ideais para as famílias como a Praia do Morro, em Guarapari. O estado é pioneiro em agroturismo. A cidade de Venda Nova do Imigrante é a capital nacional do agroturismo, com fazendas rústicas e famílias produzindo compotas, doces, queijos e vinhos. Há fazendas de produtos orgânicos e os visitantes vêem a produção no local.

A região da cidade de Domingos Martins, extremamente acolhedora, é uma surpresa para os visitantes. Colonizada por italianos e alemães, promove festas típicas e comemorações regionais com a culinária e as tradições desses países. Domingos Martins foi eleita pelo site Viaje Aqui, em parceria com a revista Viagem e Turismo e Guia 4 rodas, este ano, como a cidade mais romântica no Brasil. A Pedra Azul é a grande atração natural. Ela é conhecida pela sua coloração azul na região mais fria do estado, com temperatura média de 18oC.

O Turismo de Aventura também está em alta no Espírito Santo e atraindo visitantes do Brasil e do Exterior. O Campeonato mundial de Parapente, na cidade de Castelo, entre agosto e setembro, é um dos principais eventos internacionais para atrair turistas de lazer. A gastronomia com frutos do mar é o forte do Espírito Santo. Os restaurantes de moqueca capixaba são parada obrigatória para os turistas.

“Montamos oito rotas turísticas no Espírito Santo. Todas as rotas são integradas e contam com boa acessibilidade, boa estrutura local, com receptivo adequado e povo muito acolhedor”, explica o sub-secretário de turismo. | Foto: A agente de viagens Marion Ceratti conhecendo melhor Conceição da Barra com o secretário de turismo do local, Adriano | Site www.es.gov.br/site/turismo/index.aspx.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira