Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 11:37

Curso de educação financeira para crianças no Rio

Criado nos Estados Unidos, o projeto já se fixou como uma das disciplinas extraclasse de maior importância entre os americanos e, chega ao Rio de Janeiro trazendo novidades e uma nova cultura.

O matemático Jonas Penido traz pela primeira vez para o Rio de Janeiro uma franquia do "The Money Camp". O objetivo é inserir como curso extraclasse em escolas de nível fundamental e médio um inédito programa de ensino para aplicação de conceitos financeiros. Criado nos Estados Unidos e que hoje já beneficia crianças e jovens do México, Canadá, Singapura, Polônia, Jamaica, Espanha, Reino Unido e, mais recentemente, o Brasil, a proposta visa trazer uma nova cultura.

Através de uma metodologia aplicada para melhorar o desenvolvimento dentro da programação das escolas, o curso tem a mesma duração do ano letivo, cerca de nove meses. A carga horária é de 75 minutos uma vez por semana e o único recurso que a escola disponibiliza é um espaço para que as aulas sejam dadas. Todo o material didático é fornecido pela The Money Camp Rio de Janeiro, bem como os profissionais envolvidos nas atividades. No caso de turmas com mais de 20 alunos, um recreador será disponibilizado para auxiliar o professor. Crianças e adolescentes entre sete e 17 anos podem aprender como lidar com dinheiro brincando.

Na metodologia aplicada, dinâmicas, pagamentos, gincanas de circuito e jogos cooperativos vão apresentar às crianças diversas situações da vida real para que elas possam vivenciar e atingir os objetivos propostos dentro da linguagem financeira. Para os maiores, algumas brincadeiras são substituídas por simulações de aquisições ou investimentos em planilhas eletrônicas. A cada meta alcançada elas partem para uma nova tarefa e um novo conhecimento até chegarem ao final das atividades, em que são recompensadas de alguma forma.

"Este tipo de atividade, além de levar o conhecimento financeiro, estimula o trabalho em equipe, aponta líderes naturais, desenvolve o raciocínio lógico e permite que as crianças e jovens demonstrem seus próprios conhecimentos e ampliem sua zona de conforto com relação ao dinheiro e às finanças", diz Jonas Penido, Diretor da franquia The Money Camp no Rio de Janeiro. Ele explica que o objetivo é levar uma nova cultura, a da alfabetização financeira.

"Cada vez mais cedo, as crianças passam a fazer parte de um mundo em que terão de comprar, lidar com cartões de crédito, pagar empréstimos, controlar carteiras de investimentos e possivelmente cuidar dos pais em face às incertezas em relação a previdência. A melhor saída para isso é a educação financeira”, ressalta Penido.

As escolas interessadas em inserir a educação financeira para crianças podem entrar em contato o The Money Camp através dos telefones (21) 3285-7673 ou (21) 3684-5684. Os pais que gostaram da iniciativa podem procurar a The Money Camp para saber se a escola do seu filho terá o programa de educação financeira em 2009. Quem preferir pode acessar www.themoneycamp.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira