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03/03/2007 - 09:36

Reader's Digest comemora os 65 anos de sua edição brasileira e aumenta circulação

Seleções, a mais antiga revista de interesse geral publicada ininterruptamente no país, chega aos seus 65 anos de Brasil mais jovem do que nunca. Apostando em ações de reposicionamento de mercado e interatividade com seu público-alvo, a revista comemora suas bodas de safira com o melhor presente que uma publicação pode receber: novos leitores.

Seleções superou todas as principais revistas do mercado em 2006 e fechou o ano com um crescimento de 16% em circulação, comparativamente a 2005. A média de tiragem chegou a 385 mil exemplares por mês - a quinta maior entre todas as revistas do país (fonte IVC). O resultado é atribuído à melhor exposição da revista nas bancas, às pesquisas de opinião feitas entre os leitores e a diversas parcerias promocionais.

Idealizada em 1918 pelo norte-americano DeWitt Wallace, enquanto se recuperava dos ferimentos da Primeira Guerra Mundial, a revista Reader's Digest começou a circular nos Estados Unidos em 1922. Pioneira na idéia de condensar os melhores e mais úteis artigos já publicados pela imprensa, com o objetivo de reunir conteúdo e oferecer uma leitura de qualidade em uma só publicação, a revista não demorou a ganhar o mundo. Com sede em Pleasantville, em Nova York, a revista é hoje a publicação mais lida e com maior circulação no mundo, com 50 edições em 21 idiomas, presente em mais de 60 países.

No Brasil, ela chegou em 1942, onde foi batizada de Seleções e atingiu, logo na primeira edição, uma tiragem mensal de 100 mil exemplares.

- Desde que a revista chegou ao Brasil, teve uma aceitação muito grande e conquistou a fidelidade do leitor. Como é uma revista com artigos que despertam a emoção, a curiosidade e o humor, é uma leitura que vale para toda a família, por isso está presente em muitos lares brasileiros. Nossos leitores interagem com a revista, enviando sugestões e contribuições que são publicadas todos os meses. Esta prática começou por meio de cartas postadas e se expandiu muito com a internet - diz Patricia Hespanha, diretora-executiva da revista.

Maior visibilidade no mercado - Estimular as vendas nas bancas foi uma das estratégias adotadas pela empresa para aumentar a circulação e dar maior visibilidade à revista, que tem cerca de 95% de sua tiragem concentrada em assinaturas. Patricia Hespanha resolveu apostar nas bancas e nos pontos de venda alternativos como forma de "mostrar mais a cara" da revista e torná-la mais presente no dia-a-dia do brasileiro. Para isso, foram produzidas peças para exposição, investiu-se na colocação da revista em posição destacada nas bancas, em gôndolas e em livrarias. Essas foram algumas das ações que resultaram em um aumento de 25% nas vendas nos últimos 12 meses, chegando ao total de 45 mil exemplares vendidos nesses pontos.

Outras ações que mostram um compromisso com a modernidade e com a aproximação com o leitor são a reformulação do portal Seleções - que oferece informações sobre a empresa, abre espaço para os leitores entrarem em contato com a redação da revista e permite a compra de produtos via internet - e o serviço de SMS, que possibilita a todos os usuários de telefone celular terem acesso a conteúdos da revista diariamente.

A força da marca Seleções no Brasil - A força e a credibilidade que o nome Seleções adquiriu no Brasil abriram espaço para que a empresa investisse na produção e venda, por marketing direto, de outras linhas de produtos, como livros, vídeos, CDs e catálogos com mercadorias diversas.

- Seleções do Reader's Digest é hoje uma das principais empresas de marketing direto do país, com um volume de vendas anual de 750 mil livros e 900 mil CDs, além de outros produtos de interesse para toda a família. Em 2006, as vendas apresentaram um crescimento de 22% em relação ao ano anterior - diz Luis Henrique Fichman, diretor de Marketing da revista.

Outra ação que já virou símbolo de Seleções é o Prêmio Marcas de Confiança, que, por meio de pesquisa encomendada ao Ibope, apura entre seus assinantes quais são os produtos, as marcas, as personalidades, as profissões, as instituições e os artistas que merecem a confiança do brasileiro. Chegando em 2007 a sua 6ª edição, o prêmio começou com o objetivo de dar um retorno aos anunciantes da revista quanto ao perfil e à demanda dos leitores, mas hoje é considerado um termômetro do mercado de publicidade e de negócios.

Seleções e a educação - Seleções acredita que é nas salas de aula e por meio da leitura que o futuro de um país começa a ser moldado. Com base neste princípio, a empresa criou, em 1998, o projeto "Seleções Premiando a Educação". O programa apóia e realiza ações nas áreas de educação e cultura e já beneficiou alunos e professores em todo o país por meio de doações de milhares de livros e coleções de vídeos para instituições de ensino e bibliotecas, colaborando também na montagem de várias videotecas.

Durante esse projeto, Seleções organizou uma exposição itinerante sobre a história do computador, percorrendo bibliotecas e escolas públicas da Bahia e de São Paulo. Patrocinou concursos de redação para crianças do ensino médio. Levou crianças moradoras de favelas do Rio de Janeiro para visitar a Bienal Internacional do Livro, numa parceria com o Comitê para Democratização da Informática - que também recebeu doações de livros sobre computadores para serem distribuídos nas escolas mantidas por essa ONG.

Em março de 2002, para comemorar seu aniversário de 60 anos no Brasil, a revista Seleções lançou o projeto Líderes do Amanhã, cujo objetivo era estimular a criação de idéias para o aprimoramento do país. O projeto teve o apoio institucional da ONU e do Instituto Ethos e tem sua segunda edição programada para este ano.

Como parte das comemorações do aniversário de 65 anos, a empresa vai doar para bibliotecas públicas do Estado do Rio de Janeiro assinaturas de Seleções e 1.000 enciclopédias.

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