Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 11:49

Expoprotection - Feira de calçados de segurança - gera expectativa de negócios para o setor de componentes na França


Empresas participantes avaliam positivamente o potencial comercial da feira.

Com o objetivo de ampliar a promoção comercial e prospectar novos negócios dentro do segmento de calçados de segurança, as empresas ITM Indústrias Têxteis, Flecksteel e o Grupo Artecola, que são associadas da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) participam desde o dia 4 de novembro (terça-feira), da Expoprotection 2008, feira de realizada em Paris, na França.

Realizada a cada dois anos, a Expoprotection reúne cinco segmentos complementares que compõem essa área: Proteção e Segurança, Luta contra o fogo, Saúde e Segurança no Trabalho, Riscos Industriais e Perigos naturais.

Além dos contatos comerciais com as empresas associadas, a divulgação do consórcio Safety by Brasil no estande institucional da Assintecal tem gerado interesse dos empresários participantes da feira. O consórcio reúne empresas que fabricam e comercializam produtos para o setor de calçados de segurança. “Esta rede tem se mostrado uma excelente alternativa de crescimento, alinhando estratégias comuns, como a de prospectar novos clientes e incrementar as vendas no mercado interno e externo”, observa o presidente da Assintecal, Luis Amaral.

Nos dois primeiros dias da feira, o conforto e durabilidade oferecidos pelo segmento de componentes para calçados para militar, policial e bombeiro da indústria brasileira, tem se destacado entre os empresários da Tunísia e da Índia. Participam do evento, com apoio da Assintecal e APEX-Brasil, as empresas ITM Indústrias Têxteis, Flecksteel e o Grupo Artecola.

Safety by Brasil - As empresas do consórcio Safety by Brasil fabricam e comercializam uma grande variedade de produtos para o setor de calçados de segurança. Seus produtos apresentam a mais alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade. Determinados produtos, conforme necessidades são certificados em entidades internacionais, cujos laudos são aceitos mundialmente, a fim de garantir e comprovar seus elevados padrões técnicos.

As empresas do Consórcio Safety by Brasil são capazes de fornecer quase toda linha de componentes necessária para fabricação dos calçados de segurança. Ao estabelecer uma marca, que está associada à qualidade e tecnologia, ele irá fortalecer, ainda mais, um dos setores mais competitivos da indústria brasileira.

Mercado - Embora o setor de calçados de segurança seja considerado um nicho específico, o mercado global para esse produto vem crescendo desde a década de 90. A produção mundial de calçados de segurança em 2000 atingiu os 140 milhões de pares (último dado publicado pela SATRA sobre o setor). No passado, este segmento já foi mais regionalizado com diferentes países produzindo para atender suas próprias demandas. Entretanto, o nível de globalização dos mercados na atualidade, aumentou consideravelmente o comércio de calçados de segurança entre os países. É crescente o número de empresas que são obrigadas ao uso deste tipo de calçado. No Brasil, o consumo de sapato de segurança, vem aumentando consideravelmente, em função do atual cenário da indústria nacional, especialmente impulsionado pela indústria em expansão, como a construção civil, a automotiva, da produção de etanol, reflorestamento e extração de minérios em geral.

O aumento na demanda mundial por calçados de segurança está relacionado a dois fatores: as rígidas normas de segurança que vêm sendo aplicadas em vários países e o avanço nos níveis de industrialização dos países em desenvolvimento. Outro país que vem crescendo na produção de calçados de segurança é a Índia, para o qual o Brasil já exporta estes componentes há algum tempo.

Estudos demonstram que os trabalhadores que cortam cana elevam sua produtividade em 20% quando utilizam calçados de segurança, tornando-se, portanto, um mercado potencial pelo nível de expansão que o setor atravessa atualmente. A produção nacional destes calçados (82.987.398 de pares em 2006 - Instituto de Estudos e Marketing Industrial e Abicalçados), atende principalmente ao mercado doméstico, mas já exporta para vários países, tendo gerado US$ 186 milhões em receitas de exportação neste mesmo ano. Os principais países de destino são: EEUU, Argentina, Grécia, Espanha e Paraguai.

Assintecal - Fundada em 08 de junho de 1983 com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento, a Assintecal tem sua matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP). Atua n setor de componentes, que reúne 2148 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à Assintecal, representando 85% da produção do segmento. A entidade atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Desde 2006 o propósito principal foi trabalhar pela integração entre as entidades, entre os associados e com órgãos e entidades internacionais. Alguns exemplos podem ser citados como resultado desta proposta, caso do Fórum de Inspirações, que unificou as pesquisas de moda para o setor.

Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), SEBRAE Nacional, Sebrae SP, Sebrae RS,Sebrae MG, Sebrae's Regionais e Ministério do Turismo.

Para os próximos dois anos terá o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia coureiro-calçadista brasileira, estimulando ações cooperativas, inovadoras e de atuação global dos associados. Há investimentos previstos de cerca de R$ 22 milhões em atividades de promoção comercial no Brasil e exterior, em todos os continentes; projetos de fomento à inovação tecnológica, apoio à produção de moda e design, ações institucionais, estudos de mercado, análises de cenário, capacitação gerencial e técnica, produção de conteúdos de inteligência comercial, ampliação dos convênios e relacionamentos internacionais já existentes, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira