Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 12:01

Um Nordeste em São Paulo


Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66).

Quem deixa a terra | Pensando em ir pro céu | Desaba do sonho | E cai em São  Miguel | Edvaldo Santana - Ruas de São Miguel, 2000.

Este livro conta a história de São Miguel Paulista, um dos bairros mais populares de São Paulo, berço da migração nordestina na cidade. Paulo Fontes analisa esta migração e mostra sua intricada relação e impacto nos processos de urbanização e industrialização do país, em um momento de reconfiguração da classe trabalhadora no contexto brasileiro pós II Guerra Mundial. A pesquisa mostra a importância das redes sociais e de um espaço público para a criação de identidades e luta por direitos por parte dos trabalhadores.

O livro está dividido em 5 capítulos. No primeiro o autor destaca a importância geral da migração interna para a formação da classe trabalhadora em São Paulo nas décadas de 1940 e 50. O segundo capítulo aborda a história do São Miguel Paulista, considerado o “primeiro bairro nordestino” e um dos principais exemplos da urbanização periférica da cidade. A ação dos próprios trabalhadores no processo de constituição do cenário urbano é um dos pontos da análise do capítulo 3. Neste capítulo também são ressaltados importantes aspectos da sociabilidade, do lazer e da cultura operária. Por fim, os capítulos 4 e 5 procuram, através da análise do caso de São Miguel Paulista, fornecer uma visão alternativa e mais complexa da relação entre política, movimentos sociais e trabalhadores migrantes durante a chamada ‘era populista’ (1945-1964).

Para além dos estudiosos da área, Um Nordeste em São Paulo é destinado a um público mais amplo, interessado na história das migrações nordestinas e suas repercussões sociais, políticas e culturais. Como afirma o próprio Paulo Fontes: “acredito que a eleição e reeleição de um migrante nordestino à presidência da República deva ter aguçado o interesse geral por estes temas. Além disso, parece-me que há um renovado movimento de valorização de histórias locais e de bairros. Este livro dialoga diretamente com este interesse e neste sentido, pode ser de grande valia para professores, estudantes e cidadãos empenhados em compreender melhor a história de suas cidades”, explica o autor.

Editora FGV | 346 Páginas | ISBN – 85-225-00000 | R$ 46,00 | Autor: Paulo Fontes é professor e pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Doutor em história social pela Unicamp, foi professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2002-05) e professor visitante nas universidades de Duke (2004) e Princeton (2006-7) nos Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira