Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 12:03

‘Escrita criativa – O prazer da linguagem’

Consultora em Comunicação e RH propõe a fluência na escrita por meio da criatividade, considerando clareza, simplicidade, elegância e estilo - para que a comunicação escrita seja inteligente, compreensível e convidativa. Obra é indicada para todas as pessoas que desejam se comunicar melhor por escrito, especialmente profissionais, acadêmicos e estudantes.

Sim, todos podem escrever bem – e, principalmente, gostar de escrever. Para isso, é preciso vontade e perseverança. E o resultado é compensador. É com este foco: estabelecer uma relação de prazer com a escrita, que chega às livrarias de todo o País, o livro "Escrita criativa – O prazer da linguagem" (132 pp., R$ 29,90), pela Summus Editorial. Nele, a consultora em comunicação e RH Renata Di Nizo compartilha com os leitores sua vasta experiência, oferecendo várias técnicas de criatividade que possibilitam escrever com desenvoltura. "O primeiro passo é superar o famoso branco, fazer as pazes com o crítico interno para ganhar a fluência desejável. De fato, o jorrar de idéias é intrínseco à habilidade de escrever" afirma Renata.

De acordo com a autora, qualquer pessoa pode desenvolver e aprimorar a competência da escrita. Di Nizo reconhece que articular as idéias com clareza e simplicidade requer prática e aperfeiçoamento contínuos. Para isso - tanto em seus livros quanto nos workshops e palestras que ministra - apresenta técnicas de criatividade. "Quando pensam em escrever, muitas pessoas ficam preocupadas com a gramática e inibem o processo criativo. Nenhum texto consegue ser convidativo assim. Escrever corretamente é fundamental, afinal, todos esperam que seu português seja impecável. Entretanto, se a pessoa não respeita a primeira etapa de criação, dificilmente o texto atingirá o seu propósito. Dosar intuição com lógica, criação com edição é o caminho", diz a autora.

Dividido em três partes: “Os caminhos da escrita”, “Etapas da escrita” e “Técnicas de criatividade”, o livro é indicado para todas as pessoas que desejam se comunicar melhor por escrito: profissionais que necessitam elaborar e-mails e relatórios; acadêmicos cuja maior preocupação é redigir, com clareza e exatidão, o resultado de suas pesquisas; e estudantes - principalmente aqueles que enfrentarão a tão temida redação dos vestibulares. Desta forma, a obra torna-se leitura essencial também para quem pretende escrever seu primeiro livro e para todos os que sofrem do famoso “branco” na hora de escrever. “Além dos aspectos formais, o segredo de escrever bem está em descobrir a própria criatividade. Nela, encontramos as bases sólidas e palpáveis e, inclusive, o combustível para perseverar”, pontua Di Nizo.

A autora:Consultora de comunicação há mais de 20 anos, Renata Di Nizo viveu 12 anos na Europa pesquisando e trabalhando em projetos de criatividade e expressão. Lá, integrou o ateliê de criação e experimentação pedagógica do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona e formou-se em Artes Cênicas pela Escola Superior de Arte Dramática de Barcelona.

De volta ao Brasil, publicou o livro Sem crise (Editora Elevação, 2001) e fundou sua empresa, a Casa da Comunicação – onde realiza palestras, consultoria individual e treinamento em expressão, tanto oral como escrita, foco e criatividade, além de comunicação interpessoal (abordagem central de seu mais recente livro). Em 2007 lançou o livro “O meu, o seu, o nosso querer – Ferramentas para a comunicação interpessoal”, que deu continuação ao título anterior: “A educação do querer” - Ferramentas para o autoconhecimento e a auto-expressão”.

Algumas das empresas atendidas pela consultora Renata Di Nizo, na Casa da Comunicação: Banco Real, Whirlpool, Sabesp, Perdigão, Rhodia Poliamida, Saint Gobain Abrasivos, Saint Gobain Vidros, Grupo Ultra – Ultragas, IBM, 89 FM – A Rádio Rock, BSHG Continental, ECOLABE, Editora Abril, Editora Segmento, Industria e Comércio de Ferramentas Especifer Ltda, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP), Metalúrgica Metalmix, OAS, Petrobras, Rádio Metropolitana FM.

Casa da Comunicação: A Casa da Comunicação surgiu da união de profissionais de diferentes áreas e perfis, com uma missão bem definida: a obtenção de resultados por meio da comunicação. Para tanto, trabalha com um planejamento preciso, cujos passos iniciais abrangem a pesquisa e as demandas dos clientes, seguidas de um plano sob medida, ajustado e validado com o cliente.

A fim de favorecer competências comportamentais, gerenciais e de liderança no trato com equipes, métodos criativos e eficientes foram desenvolvidos. Os programas visam o uso da escrita e da fala como ferramentas estratégicas. A Casa acredita que em empresas onde os profissionais possam se comunicar de forma mais verdadeira, a tendência é contar com ambientes de trabalho que geram maior satisfação e comprometimento.

Livro: Escrita criativa – O prazer da linguagem | Autora: Renata Di Nizo | Editora: Summus Editorial | Preço: R$ 29,90| Atendimento ao Consumidor: (11) 3865-9890. Site: www.summus.com.br [ Leia também: “O meu, o seu, o nosso querer – Ferramentas para a comunicação interpessoal” e “A educação do querer” - Ferramentas para o autoconhecimento e a auto-expressão”].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira