Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 12:05

Publicação traça perfil de projeto inovador no artesanato brasileiro


Com o apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, livro faz um retrato poético da Oficina de Agosto, iniciativa que une arte, geração de renda e responsabilidade social e ambiental.

São Paulo – O escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice e a Luste Editores lançam o livro “O Brasil Genial da Oficina de Agosto”. Com textos da jornalista Cristina Ramalho e imagens do fotógrafo Valdemir Cunha, a obra conta a história do artista plástico Antônio Carlos Beck, mais conhecido como Toti, e sua irmã Sonia Vitalino. Há 17 anos, os dois deixaram um antiquário em Embu (SP) para criar em Bichinho (localidade rural próxima a cidade de Tiradentes em Minas Gerais) uma oficina comunitária de artesanato que acabou transformando a vida dos habitantes da região.

A proposta é, a partir de material reciclado, encorajar os voluntários mesmo sem experiência e qualquer formação na área artística a, juntos, produzirem peças de artesanato. A inspiração vem da própria cultura popular e une temas sacros e profanos. Tal estilo conquistou admiradores no Brasil e no exterior e permitiu que cerca de 200 famílias de Bichinho passassem a viver do artesanato (muitos, inclusive, com seus próprios estúdios).

Para o advogado e CEO do Machado, Meyer, Sendacz e Opice, Nei Zelmanovits, a Oficina de Agosto é um exemplo da capacidade transformadora de projetos criativos. “Atualmente, muitos projetos públicos e privados unem geração de renda e responsabilidade social e ambiental. Toti e sua irmã, porém, adotaram essa idéia há quase duas décadas e tiveram um retorno ao mesmo tempo belo e fantástico. Com o livro, mais pessoas poderão ter acesso a esse trabalho”, afirma o advogado do Machado, Meyer, Sendacz e Opice, escritório que apóia outras iniciativas de responsabilidade social, como o Lar Betânia (para jovens carentes) e o Projeto Parceiros da Educação (em que “adotou” a Escola Estadual Presidente Kennedy).

Segundo Sonia Vitalino, “a publicação do livro da Oficina de Agosto, é para nós a coroação do nosso trabalho e a certeza de estarmos no caminho certo, fazendo aquilo em que acreditamos: reciclar e sustentar. Com ele, temos a oportunidade de homenagear a todos que conosco trabalham ou trabalharam nestes quase 20 anos, pois em cada peça, tem um pouquinho de cada um”. Para ela, “o reconhecimento e apoio do Machado, Meyer, Sendacz e Opice para publicar livro, permitiu a realização de um sonho há muito acalentado e agora realizado e demonstra o interesse de uma empresa em mostrar para a sociedade algo que deu certo”.

A Publicação – “O Brasil Genial da Oficina de Agosto” terá 152 páginas, capa dura, formato 30X30, papel couché 170g. A edição de 3 mil exemplares será bilíngüe (português e inglês) e contará com 80 fotos. A pesquisa e reportagem ficaram a cargo da jornalista Cristina Ramalho, profissional experiente com passagem por veículos como Vogue, Ícaro, Marie Claire, Elle, Época, O Globo, Jornal da Tarde e Revista Viagem e Turismo. O registro fotográfico foi feito por Valdemir Cunha, fotógrafo com passagens nas Revistas Terra e Viagem e Turismo. Ele conquistou três prêmios Abril de fotografia e já lançou dois livros (“Retratos do Brasil” e “Pantanal: O Último Éden”).

A editora-chefe do livro, Adriana Fernandes, explica que o título foi inspirado nas “características “geniais” do povo brasileiro e que são muito bem expressadas pela Oficina de Agosto: a beleza e criatividade nas peças e a generosidade através de todo trabalho social e ecológico que é feito e pensado por eles”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira