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08/11/2008 - 12:07

Transpetro assina contrato com Estaleiro Atlântico Sul para construção de mais cinco navios


“As regras do programa são rígidas quanto à qualidade, prazo e preço. Ao mesmo tempo, mostram a flexibilidade necessária para suprir eventuais impasses e garantir resposta adequada a eventuais problemas com os estaleiros.Temos plena confiança de que serão atingidas as metas do Promef de garantir a modernização tecnológica da frota e incentivar o ressurgimento da indústria naval nacional em bases competitivas”, disse Sérgio Machado.

A Transpetro, subsidiária de logística e transporte da Petrobras, assinou no dia 7 de novembro (sexta-feira), contrato com o Estaleiro Atlântico Sul para a construção de cinco petroleiros Aframax, previstos em seu Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Voltadas para o transporte de óleo cru, essas embarcações têm capacidade em torno de 110 mil toneladas de porte bruto (TPB), o equivalente a 700 mil barris. Com a decisão, sobe para 88,6% do total previsto a tonelagem já contratada para a primeira fase do programa.

A primeira fase do Promef prevê investimentos de US$ 2,5 bilhões. O programa permitiu o deslanche da indústria da construção naval no Brasil, às voltas com um marasmo de 20 anos, depois de o País ter sido o segundo maior construtor de navios de grande porte do mundo, na década de 70. A segunda fase do Promef começou em julho, com o envio dos editais para os estaleiros convidados. Está prevista para breve a entrega das propostas comerciais.

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, explicou que a decisão está de acordo com as diretrizes do Promef, que prevê, no total, a encomenda de 49 navios. “As regras do programa são rígidas quanto à qualidade, prazo e preço. Ao mesmo tempo, mostram a flexibilidade necessária para suprir eventuais impasses e garantir resposta adequada a eventuais problemas com os estaleiros.” argumentou. “Temos plena confiança de que serão atingidas as metas do Promef de garantir a modernização tecnológica da frota e incentivar o ressurgimento da indústria naval nacional em bases competitivas”, concluiu.

A decisão decorre da desistência do consórcio Rio Indústria Naval – vencedor da licitação referente aos cinco petroleiros Aframax e quatro Panamax –, de construir as embarcações. Pelas regras do Promef, os novos contratos terão as mesmas bases da proposta do Rio Indústria Naval. O consórcio alegou não ter chegado a um acordo para arrendamento da área do antigo estaleiro Ishibras, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. A Transpetro segue em negociações com o Estaleiro Ilha S.A. (Eisa) para transferir a construção dos quatro Panamax inicialmente a cargo do Rio Naval.

Perfil da Transpetro -Presente nas cinco regiões do país, a Transpetro (Petrobras Transporte S.A.), subsidiária integral de logística e transporte da Petrobras, armazena e transporta petróleo, derivados, biocombustíveis e gás em 11 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 54 navios petroleiros e 46 terminais. A carga movimentada pelos navios em 2007 totalizou 62 milhões de toneladas. Nos terminais, foram armazenados 10,3 milhões de m³ de produtos. Pelos oleodutos foram transportados 671 milhões de m³ de petróleo, derivados e álcool e, pelos gasodutos, 35 milhões de m³ de gás natural por dia.

Perfil da EAS - O Estaleiro Atlântico Sul, novo responsável pela construção dos cinco Aframax, foi criado para atender as encomendas do Promef. Planejado para se tornar a maior unidade do gênero no Hemisfério Sul, com 160 mil toneladas de capacidade anual de processamento do aço, o estaleiro reúne as empreiteiras Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, a PJMR e a coreana Samsung, de início parceira tecnológica e hoje dona de 10% do capital. A unidade atingirá plena capacidade junto com a entrega do primeiro navio, em abril de 2010.

Instalado em Pernambuco, próximo ao porto de Suape, o estaleiro atende no momento à encomenda de dez navios Suezmax. Destinados ao transporte de óleo cru, esses modelos são os maiores da primeira fase do Promef, com cerca de 165 mil TPB, o equivalente a 1,050 milhão de barris (mais da metade do consumo diário no País). Com a decisão da diretoria na quinta-feira (6), a Transpetro já firmou contrato para construção de 19 navios e fica mais próxima de concluir a fase de contratação das obras da primeira fase do Promef, que totaliza 26 navios.

O Programa da Transpetro prevê investimentos de US$ 2,5 bilhões na construção dos navios.: [PROMEF 1]: Construção de 26 navios petroleiros e gaseiros (10 Suezmax, 5 Aframax, 4 Panamax, 4 Produtos, 3 GLP), para o periodo de 2008 a 2013, com toneladas de porte bruto (TPB) de 2 milhões e 700 mil toneladas e 440.000 toneladas no consumo de aço (chapas grossas).

[PROMEF 2]: Construção de 23 navios petroleiros e gaseiros (4 Suezmax DP, 3 Aframax DP, 8 Produtos, 5 GLP, 3 Bunkers) periodo de 2009 a 2014, com toneladas de porte bruto (TPB) de 1 milhão e 300 mil toneladas e 240.000 toneladas toneladas no consumo de aço (chapas grossas).

O total do programa deve gerar 40.000 empregos diretos, 4 milhões em toneladas de porte bruto (TPB), e 680.000 toneladas no consumo de aço (chapas grossas).

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