Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 12:49

Novo modelo do Rio Rotativo - Área Azul,com mudanças em bairros da Zona Sul

Começa a operar, no próximo dia 10 de novembro (segunda-feira), o novo modelo do sistema Rio Rotativo, identificado como Área Azul, nas 9.049 vagas de estacionamento público do Município do Rio de Janeiro localizadas nos bairros do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e São Conrado. O novo sistema será identificado pela cor azul, que estará nos uniformes, crachás dos operadores e nos bilhetes de cobrança.

O Rio Rotativo – Área Azul será operado pela Embrapark, empresa vencedora de licitação efetuada pela Prefeitura, e implantará mudanças significativas na organização e operação do sistema naqueles bairros da Zona Sul. Entretanto, a definição e regulamentação dos locais e características do estacionamento, assim como a fiscalização do sistema, permanecem como atribuição exclusiva da Prefeitura.

Os operadores agora são funcionários contratados pela Embrapark com salário fixo. Além de receberem treinamento adequado à função e de serem orientados a tratar os motoristas com atenção e cortesia, eles terão supervisão permanente. Serão cerca de 450 funcionários, entre operadores e supervisores.

“A Embrapark vai aplicar sua experiência na gerência de estacionamentos no Brasil e no exterior para operar sob um novo conceito de estacionamento público, com gestão profissional e respeito à legalidade e ao usuário”, explica o gerente geral Sergio Leite. A Embrapark é uma associação entre a Empresa Brasileira de Estacionamentos e a espanhola Cointer, que detém concessões de estacionamentos públicos na Espanha e no Chile. Após vencer licitação aberta pela Prefeitura, a Embrapark assinou em 30 de julho de 2008 o contrato para operar por cinco anos o novo sistema.

Outra novidade é a tolerância de até 10 minutos que o usuário terá para estacionar sem pagar, desde que mantenha o pisca-alerta do carro ligado.

Além da garantia de entrega do bilhete ao motorista, a sinalização das vagas (placas e marcação das vagas no chão) passará a ter manutenção permanente. A Embrapark terá 180 dias, a contar do início da operação, para adequar todas as placas e pintar as vagas da nova Área Azul. A partir do dia 10, porém, todas as placas da Área Azul terão a indicação da obrigatoriedade de uso do bilhete azul.

O usuário continuará a pagar R$ 2,00 independentemente do período estabelecido para o local, que pode ser de duas horas, quatro horas ou único. Nos bairros do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e São Conrado, o bilhete, agora de cor azul, só poderá ser adquirido no próprio local com o funcionário uniformizado: o motorista que utilizar na Área Azul boletos comprados em outros locais de parqueamento estará sujeito a multa.

O Cartão Morador continuará sendo permitido na nova Área Azul do Rio Rotativo. A posse deste cartão dá direito ao morador que não possui garagem própria a estacionar de forma gratuita na rua onde mora, desde que haja disponibilidade de vaga no local. Já os motoristas portadores de necessidades especiais (deficientes físicos) também poderão continuar a utilizar as vagas reservadas a deficientes na nova Área Azul, desde que apresentem a autorização especial.

Para os demais bairros do Município continua valendo o antigo sistema Rio Rotativo auto-operativo, com a utilização do tíquete na cor laranja. A Prefeitura, no entanto, pretende licitar em breve todas as áreas do sistema Rio Rotativo nos mesmos moldes das áreas do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e São Conrado.

Rio Rotativo Área Azul: Valor do bilhete: R$ 2,00 | Cor do bilhete: azul (o usuário que utilizar bilhete comprado em outros locais do Rio Rotativo estará sujeito a multa) | Períodos previstos (de acordo com o local e indicado nas placas): 2 horas, 4 horas ou único. | Locais das vagas: Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e São Conrado.

Como diferenciar a Área Azul das demais áreas do Rio Rotativo: haverá identificação com a cor azul nas placas de sinalização vertical, nos uniformes e crachás dos funcionários e nos bilhetes de cobrança. | Número de vagas: 9.049. | Tolerância: Até dez minutos para o motorista estacionar sem pagar em qualquer vaga, desde que permaneça com o pisca-alerta ligado. | Moradores que não possuam vagas de garagem: poderão estacionar próximo de casa com isenção de pagamento, desde que exibam o Cartão Morador, que pode ser obtido através de requerimento próprio nas Regiões Administrativas próximas à sua residência ou na CET Rio. | Motoristas deficientes: poderão estacionar com isenção de pagamento somente nas vagas reservadas para deficientes, desde que exibam a autorização especial obtida na Secretaria Municipal de Transportes (Rua Dona Mariana, 48 – Botafogo). O site da Secretaria (http://www.rio.rj.gov.br/smtr/) fornece o formulário próprio e indica os documentos necessários e locais de entrega.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira