Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 13:04

Casa do Pão de Queijo obtém certificação NBR ISO 22000

Norma garante segurança e qualidade na produção dos alimentos aos franqueados e consumidores.

A Casa do Pão de Queijo, líder nacional em número de unidades franqueadas no segmento de cafeteria, acaba de conquistar a NBR ISO 22000:2005, a primeira norma para a certificação de sistemas de gestão da segurança dos alimentos, reconhecida internacionalmente. Este sistema abrange toda a cadeia de produção: da matéria-prima, preparo e distribuição, à forma de uso e consumo, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos produtos. A certificação, concedida pela DNV (Det Norske Veritas), fundação norueguesa líder internacional em serviços de gestão de riscos, considerada uma das maiores certificadoras mundiais, é regularizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ISO 22000:2005 obtida pela Casa do Pão de Queijo está fundamentada nos requisitos da ISO 9001:2000, que atesta a qualidade de sistemas de gestão com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente. Fundamenta-se ainda nas Boas Práticas de Fabricação (BPF), que garantem a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos, e na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), metodologia que identifica riscos e medidas de controle no processo de produção de alimentos. Além disso, a norma permite à companhia comunicar de forma rápida e eficaz os assuntos relacionados às condições de segurança dos alimentos a seus colaboradores, fornecedores, franqueados e consumidores.

Segundo o diretor industrial da Casa do Pão de Queijo, Fernando Borelli Editore, receber a certificação significa obter o reconhecimento pela tradição e pelo comprometimento da rede em aprimorar a qualidade dos seus produtos, assegurando o respeito aos seus consumidores. “A ISO 22000 permite, por exemplo, a melhoria do nosso produto por meio de uma análise minuciosa dos nossos fornecedores no que se refere à origem e qualidade da matéria-prima recebida”, explica Fernando, complementando que o certificado contribui ainda para que a empresa alcance o controle efetivo dos processos internos, melhore a produção, mantendo o foco nos desafios essenciais. “Além disso, conseguimos aumentar a motivação dos colaboradores, minimizamos riscos e conquistamos maior credibilidade junto aos clientes”, comemora.

O processo completo para a obtenção da certificação levou dois anos e seis meses e envolveu a integração de diversos departamentos, 6 mil horas de treinamentos e conscientização dos 140 funcionários e, inclusive, a participação efetiva da Liner Consultoria, contratada para desenvolver as competências técnicas da equipe de segurança dos alimentos e as facilidades para implementar os requisitos da norma. “Desde 2006, trabalhamos fortemente para a melhoria dos processos e das sistemáticas de fabricação. Em janeiro daquele ano criamos a nossa política do Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (SGSA): ‘garantir produtos seguros aos nossos clientes, atuando de maneira preventiva e de acordo com a legislação vigente’ e começamos o processo em busca da certificação”, conta a coordenadora de Gestão de Qualidade da Casa do Pão de Queijo, Patrícia Pedrosa Machado.

Para o próximo ano, a meta da companhia é consolidar a implantação da ISO 22000:2005 por meio de uma equipe interna, multidisciplinar, responsável pela condução e pelo funcionamento do sistema.

Perfil da Casa do Pão de Queijo -A Casa do Pão de Queijo atua no setor de alimentação há 41 anos. Alia tradição e inovação nas mais de 450 lojas franqueadas nos principais shoppings, hipermercados, galerias, ruas e avenidas de todo o Brasil. Anualmente, atende aproximadamente 30 milhões de pessoas e serve mais de 36 milhões de pães de queijo, 22 milhões de xícaras de café, 7 milhões de folhados salgados e 1,5 milhão de folhados doces.

A rede é abastecida por uma indústria própria, com apoio de fornecedores homologados. Os alimentos são qualificados e produzidos de acordo com os mais rígidos controles de qualidade. Além disso, a empresa é reconhecida por trazer constantes novidades para o cardápio, por meio do lançamento de produtos.

A Casa do Pão de Queijo também está presente em hospitais, magazines, livrarias, locadoras, aeroportos, terminais rodoviários e universidades. Em 2007, pelo segundo ano consecutivo, a empresa ganhou a pontuação máxima na pesquisa As Melhores Franquias do Brasil, promovida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e realizada pela FGV Projetos, núcleo de consultoria da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Premiada com o selo Cinco Estrelas, a Casa do Pão de Queijo foi a líder entre as dez maiores franquias em faturamento e em número de unidades, alcançando o faturamento de R$ 198 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira