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03/03/2007 - 09:51

Lacta quer superar market share e a própria liderança do mercado de ovos de Páscoa

Investimento em novas ações, produtos, brinquedos e formatos, para agradar a todos os públicos, garantem à empresa 35% de participação no competitivo mercado de ovos de chocolate.

A palavra inovação marca a trajetória de sucesso da Lacta. A empresa foi a primeira a produzir ovos de Páscoa no Brasil, a utilizar parreiras para promover os produtos no varejo, a lançar ovos de dupla casca (como o Sonho de Valsa, que tem casca de chocolate ao leite por fora e recheio igual ao bombom Sonho de Valsa por dentro). Além disso, foi a primeira marca a usar formatos diferenciados de ovos, como o Trakiovo, que tem a forma de um biscoito gigante, o Sonho de Valsa Coração, que conquistou o consumidor e, agora, o Diamante Negro em formato dessa jóia, lançamento que encantará ainda mais o paladar e o olhar dos apreciadores do chocolate.

“Mantemos a liderança há anos porque nos apoiamos em uma forte estratégia baseada no tripé grandes marcas, inovações e time com excelência em vendas”, afirma o diretor de Marketing de Chocolates e Biscoitos da Kraft Foods Brasil, André Vercelli. “E este ano fortalecemos ainda mais esse tripé, para superar os 35% de participação no mercado, obtido pela empresa em 2006. Estamos em busca do 11º ano consecutivo de liderança no mercado de Páscoa, auditado desde 1996 por pesquisas da ACNielsen”, completa o executivo.

Com a aposta em marcas consagradas, a Lacta possui 6 das 10 maiores marcas da Páscoa, forte participação no segmento infantil e novidades de formato, sabor e brinquedos, a Kraft Foods deu continuidade ao investimento também em uma equipe de vendas altamente treinada e comprometida com os resultados. Afinal de contas, a inovação marca mais uma vez seu portfólio para 2007, que conta com 36 opções de ovos, entre eles, seis lançamentos.

Ao todo serão 20 milhões de unidades de ovos produzidos, representando 55 mil m³ de chocolate armazenado nos Centros de Distribuição, prontos para abastecer os pontos-de-venda de todo o País. Para isso, a Kraft Foods contratou, novamente, cerca de cinco mil profissionais temporários para o período de Páscoa, com a função principal de atender o consumidor, além de cuidar da reposição das parreiras montadas com os ovos da Lacta.

Outro diferencial é o material criado exclusivamente para os supermercados promovendo maior visibilidade dos produtos, como a nova comunicação nas parreiras, displays exclusivos para a linha Sonho de Valsa e móbiles de lançamentos. O objetivo é aumentar a aproximação com o público-alvo, especialmente donas de casa das classes A, B e C, responsáveis pela compra dos ovos. Além disso, a empresa fará ações de degustação nos grandes supermercados de todo o Brasil.

Um portfólio de novidades - Para suprir as necessidades dos consumidores e não comprometer o desembolso, a empresa teve como foco o tamanho médio dos ovos, que variam de 170g até 490g e representam 68% desse mercado. Entre as “grandes marcas” que têm essa opção está o Sonho de Valsa, a marca mais vendida da Páscoa. A novidade em 2007 é a versão Sonho de Valsa Meio a Meio – dupla camada com uma casca de chocolate ao leite e a outra de chocolate branco – no tamanho 15 e ao preço sugerido de R$ 15,99. Outra inovação da Páscoa Lacta é o ovo Diamante Negro em formato de Diamante, no tamanho 20 e recheado com mini-ovinhos. O preço sugerido é de R$ 24,99.

Já a versão “sobremesa fina” fica por conta de Lacta Creme com Passas – ovo apresentado no tamanho 15 e que tem casca de chocolate ao leite recheada com creme com passas, uma opção de presente ao mesmo tempo sofisticada e acessível. E como mais uma opção de presente, o Lacta Joy Biscoito agrada com sua casca de chocolate ao leite, com pedaços de biscoito crocante.

A força da linha infantil - Devido ao grande sucesso alcançado nos anos anteriores, a linha Trakinas, que nessa época se transforma em ovos de chocolate, é a que mais recebeu investimentos de marketing da Páscoa Lacta 2007. Reforçando o pioneirismo da marca, a linha terá filme publicitário, ações exclusivas e material diferenciado no ponto-de-venda.

“Trakinas é a marca líder do segmento infantil, e o market share de 14% nesse segmento justifica o forte investimento na marca”, explica Vercelli. Ovos infantis respondem por 32% do faturamento do mercado.

Outro fator que já virou tradição nos ovos Trakinas são os brinquedos diferenciados e que, este ano, vêm anunciados nas embalagens de cada produto, para facilitar a escolha na hora da compra. O Trakiovo – ovo de chocolate ao leite com biscoitos Trakinas na casca e em formato de um biscoito gigante – tem o primeiro brinquedo com som da linha, o Trakisom. Em formato de um biscoito Trakinas, vem com três botões que, quando acionados, produzem, entre outros o som de uma gargalhada.

O ovo Trakinas Meio a Meio, feito com chocolate ao leite, chocolate branco e pedacinhos do biscoito, tem como recheio o Trakifone – uma réplica de um aparelho celular, com jato d´água. Já, o ovo Trakinas Chocolate, vem com uma almofadinha inflável chamada Trakipum.

Todos os ovos da linha infantil também chegam ao mercado com brinquedos novos e de alto valor agregado. Um exemplo é o ovo da Hello Kitty, que vem com a gatinha vestida de fada, com uma varinha de condão com uma estrela que acende uma luz toda a vez que a criança se aproxima. O ovo da Barbie, por sua vez, traz uma miniatura da boneca mais vendida do mundo.

Outra inovação é a licença masculina Quarteto Fantástico. O ovo tem como brinde um relógio digital, com design moderno dos personagens que foram sucesso de bilheteria e que tem continuação prevista nos cinemas no meio do ano.

Páscoa Responsável - Dando continuidade à atuação socialmente responsável da marca, a Kraft Foods mantém a parceria Lacta-Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), por meio do ovo Pascoal AACD − no ano passado, como resultado da iniciativa, foram destinados R$ 200 mil à instituição para construção de uma piscina para reabilitação. “Em 2007, a empresa renova esse compromisso de oferecer um ovo socialmente responsável ao mercado, com o objetivo claro de reforçar o pioneirismo da Lacta”, afirma André Vercelli.

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