Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 13:08

Celpa desativa usinas dieselétricas

As usinas deixaram de queimar 50 mil litros de diesel por mês.

A Celpa desativou duas usinas dieselétricas para a interligação da rede atendida por estas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O município de Bannach e a Vila Karapanã, no Sudeste paraense, são as duas localidades que passaram pela mudança e deixaram de queimar cerca de 50 mil litros de óleo diesel por mês. Outra mudança foi o agrupamento da usina da Vila Mandi à usina térmica de Santana do Araguaia, no Sul do Pará.

Em lugares de difícil acesso, onde a energia distribuída pelo sistema interligado ainda não chegou, a população é atendida pelo sistema dieselétrico, que utiliza a queima de óleo diesel para o funcionamento de máquinas geradoras. Cerca de 120 mil clientes ainda recebem energia elétrica através desse tipo de sistema, mas a tendência é substituí-los gradativamente. Trinta e seis municípios localizados à margem direita do Rio Amazonas, à margem direita do Baixo Amazonas, na Ilha do Marajó e Sul do Pará, ainda são atendidos por esse tipo de sistema.

"A Celpa só vê vantagens com a adoção do sistema hidrelétrico. Ele representa significativa economia no consumo de combustível, aumenta a confiabilidade do sistema, expande o atendimento à população e contribui principalmente com o meio ambiente, pois a geração a partir do sistema hidrelétrico não emite gases poluentes na atmosfera", esclarece Josino Neto, engenheiro elétrico do Departamento de Operação do Sistema da Celpa.

Reciclagem: a Celpa desenvolve um trabalho de reciclagem de resíduos considerados perigosos como óleo mineral isolante, óleo lubrificante, óleo combustível e o óleo contaminado, usados nas usinas dieselétricas e transformadores. O trabalho de reciclagem é feito por uma empresa nacional, que é responsável pela coleta de mais de 60% de óleo usado disponibilizado no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira