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03/03/2007 - 09:51

Indústrias nacionais apostam no segmento Food Service para conquistar mercado e crescer faturamento

Vilma Alimentos e Pif Paf, tiveram 9% e 10%, respectivamente, de seus faturamentos provenientes de vendas para o setor food service em 2006.

Comer fora de casa ou comprar comidas já prontas para serem consumidas no lar se torna cada vez mais comum entre os brasileiros e impulsiona o mercado de food service (formado por restaurantes, pizzarias, bares, hotéis, buffets, padarias, entre outros). As indústrias nacionais de alimentos, que fornecem para esses estabelecimentos, aproveitam esse cenário para aumentar a produção e as vendas. Exemplos são as mineiras Vilma Alimentos e Pif Paf Alimentos que, no ano passado, tiveram 9% e 10%, respectivamente, de seus faturamentos provenientes de vendas para o setor food service. A Vilma Alimentos faturou quase R$ 30 milhões somente vendendo misturas para esse setor. Para esse ano, a expectativa da empresa é de que o segmento gere R$ 40 milhões, ou 11% do faturamento total esperado para 2007, que é de R$ 360 milhões. Já a Pif Paf prevê fechar 2007 com 20% de participação do setor de food service no faturamento global da indústria.

A Vilma Alimentos possui cerca de 10% de sua produção anual de 122 mil toneladas destinadas a produtos para food service. A marca inaugurou, no fim do ano passado, a maior fábrica de misturas da América Latina, com investimentos de R$ 35 milhões, para incrementar a produção e manter a qualidade dos itens. Atualmente, a empresa possui 150 produtos direcionados para o food service, incluindo bolos de diversos sabores, creme confeiteiro, salgados assados e fritos, sonho, pizza, torta salgada, pão de queijo, panetone e misturas especiais para diferentes tipos de pães que são vendidos para aproximadamente cinco mil pontos-de-venda em todo o país. “A Vilma é a industria que mais tem variedades de sabores de misturas para bolos e refrescos para o segmento, além da elevada qualidade de seus produtos e a padronização desta qualidade”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Cezar Tavares.

Para alcançar o crescimento esperado na área de food service em 2007 a Vilma Alimentos aposta no lançamento de produtos – os mais recentes são pré-mistura Pão Francês Fibras e misturas para petit gateau e muffins –, na expansão de mercado com presença em todos os estados, na ampliação da equipe de vendas e no aumento de clientes. O estado de São Paulo é o grande alvo da empresa esse ano, além do reforço nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo.

A marca mineira faturou R$ 318 milhões em 2006, número 11% maior que em 2005. A empresa lançou mais de 60 produtos, conquistou clientes em todo o Brasil, principalmente no planejamento de expansão pelo Norte, Nordeste e Sul e intensificou as exportações para os Estados Unidos, Inglaterra, Bolívia, Angola e Paraguai. “A parceria que temos com supermercadistas, a tradição de 82 anos de mercado, a grande aceitação de nossos produtos pelos consumidores e o sucesso dos lançamentos garantem que todos ganhem dinheiro com a Vilma”, reforça Tavares. Para 2007, a empresa tem projetado o lançamento de 90 produtos e o investimento pesado em marketing e logística, com aporte de pelo menos R$ 15 milhões.

Pif Paf - O segmento de food service tem ganhado importância também na Pif Paf Alimentos. Em 2006, o segmento respondeu por 10% do faturamento da empresa. A expectativa é fechar 2007 com 20% de participação.

“Cada vez mais, buscamos oferecer praticidade no preparo de alimentos para consumo em todos os tipos de mesa, com produtos diferenciados e de qualidade”, afirma o diretor comercial da Pif Paf, Edvaldo José Campos. “Essa missão está em sintonia com o mercado de food service, para o qual temos um mix de produtos com características exclusivas”, completa. Entre esses produtos, estão: cortes de frango com peso padrão, como filé de peito e coxa e corte padrão também da copa lombo.

Atualmente, a empresa possui, como clientes, mais 1,5 mil pontos-de-venda, que representam as redes de food service. Os principais pontos de atuação são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. “Este ano, estamos focando também no Paraná e no Nordeste”, diz Campos.

Para dar continuidade ao crescimento desse segmento dentro da empresa, está sendo montada uma equipe de profissionais para desenvolvimento de produtos em conjunto com o canal de food service.

O Grupo Pif Paf é tradicionalmente conhecido pela forte atuação nos segmentos de avicultura, suinocultura, ovinocultura, massas e sucos. Atualmente, o Grupo produz 15 mil toneladas de alimentos/ mês, tem 320 itens no mix e gera 4,9 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. Hoje, a Pif Paf tem em sua carteira mais de 65 mil clientes com os quais possui canal direto. A empresa não atua através de distribuidores, já que mantém seus próprios depósitos em MG, ES, RJ e SP.

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