Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2007 - 09:54

Argentina vence o Desafio Sebrae Internacional

Depois de dois dias de disputa no Rio entre as sete equipes classificadas para etapa internacional, estudantes argentinos superam adversários e saem vitoriosos

Rio de Janeiro - A Argentina mostrou a que veio e levou o título de grande vencedor da etapa internacional do Desafio Sebrae, realizada desde quarta-feira (28) até esta quinta-feira (1°), no Rio de Janeiro. A equipe Yutien Mendonza, formada pelos universitários Raul Giuffre, Angel Munaffó, Jose Ortiz, Pabla Torres e Diego Palquenca, ganhou dos melhores times da Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil no maior jogo de negócios para estudantes do mundo.

A solenidade da premiação, realizada no Palácio do Itamaraty, no Rio, contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, senador Adelmir Santana; do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza; do diretor-superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Sérgio Malta; do gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto; da gerente de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae Nacional, Miriam Zitz; e da diretora da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), entidade executora do jogo, Angela Uller, além de outras autoridades.

"Ser empreendedor é sonhar. Mas, ser empresário é um desafio diário. Daqui sairão grandes empreendedores que disputarão as maiores empresas do País", afirmou o senador Adelmir Santana, após a premiação.

Para o diretor Luiz Carlos Barboza, a história do Desafio Sebrae é muito bem sucedida, com excelentes números e resultados e, principalmente, com alcance de quase todos os países da América Latina. "Esse tipo de cooperação poderá fortalecer ainda mais os nossos países, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Tudo isso traduzido em melhor qualidade de vida", disse.

Mesmo sem levar o troféu do jogo, as equipes dos outros países afirmaram ser vitoriosas só por terem participado da final internacional, já que todos os grupos são vencedores em cada um de seus países. "Durante esse tempo pudemos perceber que as nossas semelhanças são muito maiores que nossas diferenças. Acreditamos que essa interação entre os países pode gerar mais força para a América Latina", afirmou o integrante da equipe brasileira Homosapiens, Francisco Lafayete.

"Foi uma excelente dinâmica, extremamente difícil e competitiva. Mas, aprendemos e crescemos muito com a oportunidade", afirmou a integrante da equipe vitoriosa, Pabla Torres.

Na primeira fase do jogo, realizada durante o segundo semestre de 2006, os estudantes analisaram o mercado e tomaram decisões estratégicas, simulando a administração de uma empresa virtual de móveis. Nesta última fase, presencial, os alunos tiveram apenas 48 horas em um hotel no Rio para as tomadas de decisões.

Esta é a terceira edição do Desafio Sebrae Internacional. Em 2006, a segunda edição da disputa teve como vencedor o grupo de estudantes do Brasil. No mesmo ano, mais de 50 mil alunos de diferentes universidades participaram da edição nacional do jogo. O Desafio é uma competição de caráter educacional, promovida pelo Sebrae e desenvolvida pela Coppe/UFRJ, para estimular a cultura empreendedora. | Por: Tatiana Alarcon, enviada especial da ASN e André Telles/Sebrae

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira