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11/11/2008 - 07:49

Lenovo apresenta resultados do segundo trimestre de 2008/09

Hong Kong - Vendas trimestrais de US$ 4,3 bilhões, EBITDA trimestral de US$ 107 milhões, receita antes dos impostos de US$ 123 milhões, lucro atribuível a acionistas de US$ 23 milhões, EPS básico de 0,27 centavos de dólares ou 2,10 HK (centavos de dólar de Hong Kong), e reservas líquidas de caixa de US$ 1,5 bilhão (em 30 de setembro de 2008).

O Lenovo Group informou fortes resultados para seu segundo trimestre fiscal concluído em 30 de setembro de 2008. Durante o segundo trimestre, a remessa de computadores da Lenovo a nível mundial teve um incremento de 7,4 por cento, protelando o crescimento da indústria devido à fraca demanda do setor comercial e público de computadores, e ao crescimento mais lento no mercado da China.

Como anunciado anteriormente, a Lenovo concluiu a venda da sua divisão de negócios de telefones celulares em março de 2008, para poder dedicar-se à sua principal área de negócios, de computadores.

As vendas consolidadas de US$ 4.3 bilhões para o trimestre, referentes a operações contínuas (excluindo os negócios de telefones celulares) mantiveram-se estáveis em comparação com o ano anterior. O Grupo teve uma margem de lucro bruto de 12,6 por cento no segundo trimestre. Lenovo reportou lucros prévios aos impostos de US$ 39 milhões (incluindo US$ 24 milhões de gastos de reestruturação) de operações contínuas. Os lucros atribuíveis aos acionistas nesse trimestre totalizaram US$ 23 milhões.

Os lucros básicos por ação totalizaram 0,27 centavos de dólares ou 2,10 HK (centavos de dólar de Hong Kong). As reservas líquidas de caixa em 30 de setembro de 2008 alcançaram US$ 1,5 bilhão. Nesse período, o corpo de diretores da Lenovo declarou um dividendo de 3,0 HK (centavos de dólar de Hong Kong) ou, aproximadamente, 0,39 centavos norte-americanos.

O presidente do Conselho da Lenovo, Yang Yuanqing, declarou que "Devido ao impacto do retrocesso da economia global e a uma redução na execução do nosso plano estratégico, o desempenho da Lenovo no segundo trimestre não atingiu nossas expectativas". "Agora, olhando para a frente, corrigiremos a situação aperfeiçoando nossa estrutura operacional, para otimizar a eficácia e reduzir os gastos, aumentando nosso foco na execução e agilizando o crescimento nos mercados emergentes e no setor de consumo".

"Nessas condições adversas de mercado, o equilíbrio do crescimento e lucro também é um fator crítico. Isto significa que devemos reagir granjeando oportunidades de crescimento de forma agressiva, ao mesmo tempo em que continuamos gerenciando nossa estrutura operacional com máxima eficácia", disse o Presidente e CEO da empresa, William J. Amelio. "É importante lembrar que a Lenovo tem uma forte e comprovada capacidade global de inovação e uma visão mundial que é exatamente o fator imprescindível para o tipo de condições econômicas, sociais e políticas que vemos hoje. Temos uma estratégia empresarial sólida e fundamentalmente forte, e pretendemos manter o curso que já mostrou ser de muito sucesso a longo prazo".

- A Lenovo Greater China teve US$ 1,90 bilhões em receitas consolidadas no segundo trimestre fiscal, representando um aumento de até 11 por cento, com um acréscimo de até 12 por cento de remessas de computadores. Apesar do impacto das catástrofes naturais no início do ano e da redução na demanda do consumo, o Grupo continua a liderar o mercado chinês, com uma quota de 29,2 por centro de capacidade de venda nas diferentes linhas de produtos. A divisão de negócios Grande China do Grupo contabilizou 44 por cento do total de vendas no trimestre.

- A divisão das Américas contabilizou US$ 1,1 bilhões em vendas consolidadas, ou 25 por cento do total de vendas do Grupo durante o trimestre. As remessas para a América sofreram uma redução de 4 por cento no trimestre. A menor demanda comercial e preços agressivamente competitivos exerceram um significante impacto sobre a rentabilidade nessa região. A fábrica da Lenovo em Monterrey, México, já está inteiramente operacional, contribuindo para uma cadeia regional de suprimento mais racional e eficiente.

- Na região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), as vendas consolidadas totalizaram US$ 890 milhões durante o segundo trimestre fiscal, ou 20 por cento do total de vendas. A Lenovo aumentou o ritmo de remessas de computadores em comparação com o ano anterior, alcançando 18 por cento na região da EMEA, levado por um sólido crescimento de mercado e pelo forte desempenho do Grupo no mercado de desktops, no segmento médio de mercado e nos seus negócios de transações.

- As vendas consolidadas para a região da Ásia-Pacífico (exceto Grande China) totalizaram US$ 467 milhões no segundo trimestre, ou 11 por cento do total de vendas. Os negócios na região da Ásia-Pacífico reportaram uma queda de 10 por cento em remessas de computador em comparação com o ano anterior, devido principalmente a problemas de execução na Índia e no Japão. A Lenovo colocou em prática medidas de melhoria em ambos os países, sendo que a Índia já apresenta retorno de um crescimento positivo, esperando-se que o Japão faça o mesmo em breve.

Sinopse dos produtos - Os computadores Notebook da Lenovo continuaram a ser o maior fator de contribuição para o total de vendas. No segundo trimestre, as remessas de Notebooks alcançaram 21 por cento em comparação com o ano anterior, e as vendas consolidadas aumentaram 4 por cento, atingindo US$ 2,6 bilhões, ou 60 por cento do total de vendas no trimestre. Recentemente, a Lenovo começou a realizar entregas de notebooks no segmento de nível inicial e no mercado de consumo fora da China, exercendo grande impacto sobre seu desempenho geral em comparação com o mercado.

No segundo trimestre fiscal, as remessas de Desktop da Lenovo sofreram uma redução de 3 por cento em comparação com o ano anterior, seguindo a tendência do mercado. As vendas consolidadas caíram em 5 por cento, alcançando US$ 1,7 bilhões no trimestre, ou 38 por cento do total de vendas.

Resultados intermediários de 2008/09 - No semestre encerrado no dia 30 de setembro de 2008, as vendas consolidadas tiveram um aumento de 5 por cento em comparação com o ano anterior, alcançando US$ 8,5 bilhões. Durante a primeira metade do ano fiscal, as remessas de computadores da Lenovo aumentaram 5% em comparação com o ano anterior. No mesmo período, o lucro antes dos impostos (excetuando gastos de reestruturação durante o semestre) totalizaram US$ 200 milhões. A Lenovo reportou lucros atribuíveis aos acionistas no valor de US$ 134 milhões, e receitas por ação para o período intermediário de 2008/09 de 1,51 centavos de dólares ou 11.73 HK (centavos de dólares de Hong Kong).

Perfil da Lenovo - A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) desenvolve, fabrica e comercializa computadores produtos e serviços tecnológicos a nível mundial, dedicando-se à construção dos microcomputadores mais inovadores do mundo. Formada pela aquisição pela Lenovo Group da antiga Divisão de Computação Pessoal da IBM, a herança da Lenovo nos mercados emergentes e desenvolvidos teve como resultado um modelo de negócios de Empresa de Novo Mundo, no qual as idéias, operações e recursos são ilimitados e estão em constante mutação. Com quatro centros operacionais em Beijing, Raleigh, Cingapura e Paris, os principais centros de pesquisas da Lenovo estão situados em Yamato, no Japão, Beijing, Shanghai e Shenzhen, na China, e Raleigh, na Carolina do Norte, EUA. | Site www.lenovo.com | Por: AE

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