Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2008 - 07:52

Endometriose causa infertilidade

Campanha de prevenção da doença tem início dia 15 de novembro.

Cólicas intensas, sangramento excessivo, dor nas costas, gases no período menstrual e dificuldade para engravidar. Esses são alguns sinais da endometriose. Trata-se de doença progressiva que se estabelece pela menstruação e compromete o sistema reprodutor. Estima-se que ela atinja 15% das mulheres em idade fértil. “Como o atraso no diagnóstico costuma chegar a 7 anos, o esclarecimento é a principal ferramenta para reverter o quadro”, avalia o ginecologista Marco Aurélio Pinho de Oliveira, que coordena em novembro campanha de esclarecimento com atividades gratuitas tanto para profissionais de saúde quanto para o público leigo.

Voltado para médicos, o Endometriose in Rio 2008 – Impacto da Endometriose na Fertilidade está marcado para o dia 15, sábado, das 8h30 às 17h, na Uerj, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Já as palestras abertas ao público têm início no dia 22 de novembro, sábado, às 9h, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na Uerj. Dia 29 de novembro, sábado, às 13h, as interessadas recebem orientações no Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo.

O que é endometriose? A endometriose ocorre quando o endométrio - camada que envolve o útero - se infiltra em outros órgãos com o refluxo do sangue pelas trompas. Nele, as células presentes têm a capacidade de crescer em locais como ovário, trompas, intestino, reto, bexiga, atrás e na frente do útero, entre outros órgãos. “Como atualmente há uma agressão do sistema imunológico por toxinas, poluição e alimentos com hormônios, por exemplo, o organismo da maioria das mulheres não consegue reagir e eliminar essa infiltração de sangue da menstruação. Assim, as placas de endométrio começam a crescer e inflamar os órgãos atingidos”, explica Pinho de Oliveira. Todos os meses, com a menstruação, o problema aumenta e os sintomas ficam mais desagradáveis. Como há 40 anos, por exemplo, as mulheres engravidavam anualmente, o número das que sofriam da doença era menor, porque elas menstruavam menos vezes na vida.

Diagnóstico precoce é fundamental - “Desde a primeira menstruação as mulheres estão sujeitas a adquirir a doença. Calcula-se que até 60% das adolescentes que têm cólicas intensas possam ser portadoras de endometriose”, alerta Marco Aurélio Pinho de Oliveira, coordenador da campanha de esclarecimento. Quando a doença é descoberta, na maioria dos casos, a mulher já está em grau avançado de infertilidade. O diagnóstico preciso somente pode ser feito pela videolaparoscopia – uma microcâmera e equipamentos cirúrgicos delicados são introduzidos por pequenos orifícios no abdome e no umbigo.

Campanha de Prevenção da Endometriose – para profissionais de saúde e público leigo.Dia 15, das 8h30 às 17h - Hospital Universitário Pedro Ernesto | Endometriose in Rio 2008 – Impacto da Endometriose na Fertilidade | Inscrições: (21) 2667-2620 e (21) 7891-5516 | Para profissionais de saúde – gratuito.

Dia 22 de novembro, sábado, às 9h, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na Uerj - Palestra gratuita sobre endometriose. Dia 29 de novembro, sábado, às 13h, no Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo - Palestra gratuita sobre endometriose. Inscrições: (21) 2667-2620 e (21) 7891-5516 | Para o público em geral – gratuito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira