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11/11/2008 - 08:23

Pezão confirma ferrovia ligando Bonsucesso à Ilha do Governador

O governo do estado vai criar uma linha ferroviária ligando Bonsucesso à Ilha do Governador, passando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, e próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. O plano foi confirmado pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão, nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio do Rio. Segundo ele, o projeto visa melhorar a infra-estrutura do transporte de massa.

Com capacidade para transportar 200 mil pessoas por dia, a nova ferrovia vai desafogar a malha rodoviária da cidade, em especial as linhas Vermelha e Amarela e a Avenida Brasil, atendendo, de imediato, às necessidades de deslocamento de torcedores e delegações, por ocasião da Copa do Mundo de 2014, e a um dos requisitos exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016.

– Independente desses dois grandes eventos, a ferrovia é uma necessidade da cidade. O transporte sobre trilhos, seja trem ou metrô, é o melhor do mundo. Praticamente relegado ao último plano no Brasil por muitas décadas, este meio de transporte vem sendo priorizado pelo governador Sérgio Cabral. Faremos tudo o que pudermos para ampliar tanto as linhas ferroviárias, operadas pela SuperVia, como as metroviárias, concedidas à Opportrans – afirmou Pezão.

O governo do estado pretende iniciar as obras do novo ramal ferroviário em 2009, mas o projeto, que está sendo finalizado pela SuperVia, depende da aprovação do licenciamento ambiental porque a ferrovia passará por uma área de manguezal. Pezão não acredita que haverá dificuldade em contornar o problema, assim como aconteceu no passado, quando da implantação da Linha Vermelha.

– A gente vai tratar o projeto de forma ambientalmente correta. Vamos tentar acelerar a concessão da licença, em função da importância desta ferrovia – completou.

Se o prazo de início não está definido, de certo mesmo só a determinação do governador para a inclusão da construção da ferrovia nas negociações da Secretaria de Transportes com a SuperVia para a prorrogação da concessão até 2048, solicitada pela empresa. Para antecipar a renovação da concessão, que só vence em 2023, a SuperVia terá de investir na rede ferroviária. A construção do novo ramal é uma das contrapartidas exigidas pelo governo do estado, que também se compromete a comprar novos trens com ar condicionado para circular neste e em outros ramais operadas pela concessionária.

- O governador está comprando agora cerca de R$ 400 milhões em trens com ar condicionado – informou Pezão.

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