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11/11/2008 - 08:30

DHL Express lança portal de comércio exterior dedicado a pequenas e médias empresas

DHL Mundo PME é o primeiro website da América Latina destinado a oferecer informações e recursos necessários para pequenas e médias empresas expandirem seus negócios globalmente.

São Paulo/SP, Brasil - A DHL Express, empresa líder global na oferta de produtos, serviços e soluções customizadas de transporte expresso e logística, acaba de lançar o DHL Mundo PME (www.dhl-mundopme.com) um portal totalmente dedicado a oferecer os subsídios necessários para que pequenas e médias empresas ampliem seus negócios para além de suas fronteiras nacionais. O portal é uma plataforma integrada que fornece ao meio empresarial uma gama de informações, ferramentas e recursos necessários para importação, exportação e contato com potenciais fornecedores e clientes em qualquer lugar do planeta, sem a necessidade de consultores externos.

“O desenvolvimento do DHL Mundo PME contou com a experiência internacional da DHL, conectando nossos clientes e parceiros no Brasil e no mundo. Esse lançamento reforça a posição da DHL Express de apoiar e facilitar a entrada das pequenas e médias empresas no comércio internacional”, afirma Juliana Vasconcelos, diretora de marketing da DHL Express.

Uma pesquisa realizada pela RGX, Red Global de Exportación – o primeiro estudo regional “Internet e as novas tecnologias como ferramentas para as PMEs exportadoras” em parceria com a DHL Express e SAP – reforçou a percepção da empresa sobre a oportunidade de otimizar o tempo dos pequenos e médios empresários por meio da aplicação mais intensa de ferramentas tecnológicas. Nesta pesquisa constatou-se que a Internet, apesar de vista como grande potencial gerador de negócios, ainda é pouco utilizada pelas PMEs como ferramenta de divulgação e comércio.

Assim, as equipes da DHL Express América Latina criaram um exclusivo portal multilíngüe. A iniciativa fornece aos usuários: - Informação comercial global sobre financiamento, planejamento e políticas de como importar ou exportar em todo o mundo.

- Dicas sobre como as pequenas e médias empresas devem se preparar para lançamentos e estratégias de vendas em outro país. Posicionamento de produtos e serviços, como lidar com preços ou com a barreira do idioma, tempo necessário a ser investido para estar bem preparado para alcançar o sucesso globalmente e evitar cometer erros prejudiciais e custosos.

- Um guia sobre os principais mercados internacionais potenciais para o Brasil nesse momento com informações sobre questões básicas de comércio, mercado, cultura, exportações e importações com as quais se deparam no ingresso em diferentes países.

- Rede mundial de negócios, em parceria com o portal de relacionamentos empresariais One World Yellow Pages, que fornece aos clientes acesso a uma rede online de milhões de fornecedores e clientes potenciais ao redor do mundo – uma comunidade de clientes da DHL Express nas Américas.

- Soluções online simples e instantâneas para abertura de contas, envios, retiradas e buscas de remessas, cálculo de tempo de trânsito de mercadorias, requisição de envelopes e embalagens e localização de lojas da DHL Express.

O lançamento prevê a cobertura total no Brasil, México, Argentina e Canadá a partir de 17 de novembro. Ao longo do próximo ano, chegarão à Colômbia, Venezuela, Panamá e Costa Rica (janeiro/2009); Guatemala, Chile, Equador e Caribe (abril/2009); e Peru, Bolívia, Uruguai e Paraguai (junho/2009).

A DHL Express criou este portal para ajudar pequenas e médias empresas a conhecer o apoio disponível para os negócios no Brasil e o que se pode fazer para obter um lugar na economia global. Conheça mais em www.dhl-mundopme.com/br/.

Perfil da DHL - A DHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes.

A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, soluções de logística, bem como serviços postais internacionais, aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais. A rede internacional da DHL conecta mais de 220 países e territórios no mundo todo. Mais de 300.000 funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes.

DHL é uma marca do Deutsche Post World Net. O grupo gerou receita de 63 bilhões de Euros em 2007. | www.dhl.com para mais

RGX apresenta os resultados do estudo “Internet e as Novas Tecnologias, como Ferramentas para as Pmes Exportadoras” - Em parceria com a DHL Express e SAP, o estudo visa à multiplicação das melhores práticas e oportunidades para o comércio exterior das pequenas e médias empresas (PMEs) da América Latina

São Paulo – A RGX, Red Global de Exportación, apresenta os resultados do primeiro estudo regional “Internet e as novas tecnologias como ferramentas para as PMEs exportadoras” em parceria com a DHL Express e SAP. A pesquisa sobre os hábitos tecnológicos de exportação das PMEs na América Latina está organizada em dois tópicos: as melhores práticas que já são utilizadas em matéria de tecnologia e Internet; e as oportunidades de aperfeiçoamento que se observam nesse quesito.

A pesquisa foi realizada em 18 países da América Latina, como Brasil, Argentina, México, Chile entre outros, utilizando diversas técnicas de amostragem com entrevistas estruturadas realizadas com diretores e responsáveis pelo comércio exterior de pequenas e médias empresas de diferentes áreas de atuação representativas na exportação de cada país.

Além disso, para validar determinadas recomendações sugeridas após a análise, foi realizado um trabalho de campo com 100 usuários de Internet, por meio de questionários semi-estruturados, aplicados pessoalmente e por correio eletrônico, a fim de se obter informações sobre atitudes, percepções e preferências ligadas à navegação por websites de empresas.

Dentro desses estudos, foram analisados diversos aspectos vinculados à forma de divulgação e promoção de produtos e serviços na Internet, com o objetivo de comercializá-los fora do país, de maneira a apresentar e detalhar os esforços empenhados nesses produtos e serviços, idiomas utilizados para alcançar os mercados desejados, formas de busca e contato com potenciais clientes, etc.

Resultados.: Algumas das análises mais relevantes obtidas: . Um terço das PMEs exportadoras já utiliza a Internet por diferentes meios que não o computador. Em paralelo, 25% delas trabalham com programas já tradicionais por esses meios.

. As PMEs reconhecem que a Internet impactou positivamente na produtividade de seus negócios, assim como na redução de gastos. Em contra-ponto, ainda pode ser observada certa descrença em se utilizar a rede como ferramenta para captação de clientes.

. Seis de cada dez PMEs consideram que a Internet substituiu de maneira considerável outros meios de comunicação e que cada vez mais se consolida, vide o uso de ferramentas de comunicação online.

. 75% das empresas entrevistadas possuem um website, mas seu aproveitamento é diversificado, sendo que a maioria apenas oferece informações básicas, sem a possibilidade de receber pedidos ou processar pagamentos online. Foi identificado ainda que somente 20% das PMES utilizam outros sites para venda online. No Brasil, esse percentual decresce para 14%.

. Podem ser considerados moderados os esforços das PMEs em utilizar websites e a própria Internet como ferramenta de divulgação e marketing internacional para ajudar no processo de exportação.

Em termos gerais, observa-se que as PMEs poderiam aproveitar, de forma ainda mais intensiva, a Internet e suas possíveis aplicações. Ainda mais quando a maioria percebe um impacto positivo no que se refere à produtividade e redução de custos e despesas, e que continuam a se proliferar no mercado, opções e soluções possíveis de se alcançar e cada um dos setores estudados.

Principalmente se essas PMEs se utilizam de uma base de dados dos contatos que geram pela Internet. O Brasil, junto com México e Venezuela, tem uma das maiores proporções de empresas que contam com base de dados de seus contatos.

Segundo Diego Frediani, Diretor Geral da RGX, “Conhecer a realidade sobre o uso da tecnologia nas PMEs permite sugerir a correção de erros, dar mais ênfase nos processos corretos e projetar melhor e maior crescimento do comércio exterior dentro deste setor de empresas sobre bases sólidas”.

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