Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2008 - 08:33

Copom é o responsável por definir a política monetária do país, diz Meirelles

São Paulo - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, preferiu não fazer comentários sobre o futuro da política monetária do Brasil e afirmou no dia 10 de novembro (segunda-feira), que cabe ao Comitê de Política Monetária (Copom) tomar decisões sobre o assunto. "A política monetária mais adequeda para o Brasil está explicitada na ata do Copom divulgada na quinta-feira. E a política monetária a ser definida para o futuro será objeto das próximas reuniões do Copom", respondeu ele, em entrevista coletiva, após ser questionado se a taxa básica de juros brasileira seria reduzida.

Meirelles falou à imprensa durante um intervalo das reuniões do Banco Internacional de Compensações (BIS, na sigla em inglês). O presidente do Banco Central europeu, Jean-Claude Trichet, participou do encontro e ele disse, durante entrevista coletiva, que a redução dos índices de inflação poderiam colaborar para a redução dos juros.

Segundo Meirelles, o documento final da reunião do G20 realizada nesse final de semana, em São Paulo, deixa claro que os países devem encontrar formas de crescer sem causar aumento da inflação. Ele afirmou que o Copom buscará a maneira de seguir com o sugerido.

Sobre a possibilidade de o Brasil anunciar um pacote de ajuda a economia, como o da China, Meirelles afirmou que o governo já tomou medidas de incentivo ao mercado interno, grande parte delas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Porém, ele disse que o governo observa a situaçã e, caso necessário, está preparado para tomar medidas adicionais.

Para Meirelles, entretanto, o grande problema do Brasil atualmente é a falta de liquidez. Ele ressaltou, contudo, que o governo já tomou medidas vigorosas para resolver essa questão. "O Brasil enfrentou o problema da liquidez tomando uma série de medidas. O da liquidez em dólares, através dos leilões do Banco Central; o da liquidez em reais, através da liberação do compulsório e da determinação aos bancos oficiais de aumentar sua oferta de crédito."| Vinicius Konchinski/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira