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11/11/2008 - 08:48

Grupo TotalPack/Provider opta por solução Omega, da ABC71

E garante confiabilidade da informação e agilidade no processo de terceirização de manufatura

Sistema trouxe precisão no recebimento de matérias-primas, no controle de estoques efetivos, no planejamento e controle da produção e no processo de faturamento, garantindo redução de custos e mais qualidade em todo o ciclo produtivo

São Paulo, novembro de 2008 – Shampoos, sabonetes, cremes hidratantes, ceras para o piso ou para o carro, desinfetantes, detergentes, amaciantes... Ao entrar em um supermercado, as pessoas se deparam com uma variedade de produtos de limpeza e de higiene pessoal, que chamam a atenção através da marca, do nome, da embalagem e, em um contato mais próximo, através da fragrância e da garantia de satisfação por parte do consumidor. Mas durante a aquisição de tais produtos, já prontos para o consumo, as pessoas mal conseguem imaginar o que há por trás de sua fabricação.

O processo de produção de itens de higiene pessoal e de limpeza exige um enorme cuidado por parte do fabricante. Qualquer erro na junção das fórmulas utilizadas, no cálculo do tempo necessário para a fabricação (que, se for mal estipulado, pode comprometer a qualidade do produto) e em seu acondicionamento pode causar sérios danos ao consumidor final. Por este motivo, todo o processo de fabricação da empresa precisa ser eficiente e funcionar em total harmonia para, dessa forma, garantir a qualidade dos produtos que vão para os supermercados a fim de atender as necessidades dos clientes.

Para o grupo TotalPack/Provider, que trabalha com terceirização de manufatura, fabricando produtos de limpeza, de higiene pessoal e cosméticos que carregam a marca de grandes empresas nacionais e multinacionais, a preocupação em manter a alta qualidade de seus produtos sempre está em primeiro plano, afinal, não é apenas a exigência do cliente que precisa ser atendido, mas, principalmente, a dos usuários finais.

Fundada em 1994 por Antonio Zalaquett, a TotalPack há sete anos percebeu a necessidade de expandir sua indústria e foi criada a Provider a fim de atender a demanda crescente. Naquele momento, o grupo contava com um sistema de gestão desenvolvido especialmente para ele, que tinha como objetivo facilitar as transações financeiras, mas que não atendia todas as exigências da empresa. “Não tínhamos um sistema integrado e, portanto, possuíamos várias fontes de informação. Por isso, o nosso retrabalho era muito grande, pois a mesma informação era colocada no sistema muitas vezes, por diferentes pessoas”, afirma Fábio Zalaquett, sócio-diretor da TotalPack/ Provider.

Como este processo resultava em perda de tempo e recursos e, ao mesmo tempo, a empresa crescia em grande velocidade, o grupo sentiu a necessidade de recorrer a uma solução de gestão que a assistisse nessa nova realidade, que atendesse de forma eficaz todo o processo de terceirização de manufatura, abrangendo não só os aspectos operacionais, mas também os financeiros, contábeis e fiscais.

Para resolver esta questão, em 2006, o grupo contratou uma consultoria especializada, cujo objetivo era avaliar os principais ERPs disponíveis no mercado, fazer uma análise não só da empresa desenvolvedora da solução, mas também da aderência desse sistema à realidade do grupo. “O grande desafio do provedor desse ERP, no caso a ABC71, era fornecer um sistema capaz de lidar com toda essa necessidade de adaptação às modalidades de operação, às necessidades específicas dos nossos clientes e às necessidades específicas da nossa própria operação”, explica Zalaquett. Para ele, o maior diferencial da escolha do Omega foi, sem dúvida, o alto grau de aderência aos processos que eles possuíam. “O negócio de terceirização de manufatura é muito dinâmico: entra um cliente, sai outro, mudam-se as regras do jogo, muda a maneira de operar e, o Omega tem a capacidade de se adaptar a isso!”, afirma o executivo.

Vale ressaltar que a operação de terceirização de manufatura tem suas necessidades específicas que não são tão comuns à indústria convencional. Lidar, por exemplo, com um sistema de beneficiamento aonde o cliente é o detentor dos insumos e envia esses ao terceirista como remessa para industrialização; a empresa terceirista industrializa e reenvia o produto beneficiado com uma nota fiscal de venda do serviço de industrialização e devolução simbólica dos materiais. “Trabalhar a complexidade dessas informações e processos não é algo que se encontra nos ERPs concorrentes do Omega”, avalia Zalaquett. Segundo ele, a empresa conta com diversos estoques dentro da TotalPack/Providerque são pertinentes a cada um dos clientes. A gestão do estoque de cada um deles pode ser diferir, assim como as operações de controle de qualidade, de colocação de pedidos de venda e de planejamento de produção. E o Omega controla efetivamente todos os estoques, tanto fisicamente como fiscalmente já que possui aderência à legislação fiscal do ramo terceirista, realiza as auditorias dos clientes (inclusive desmontando semi-acabados), oferece a possibilidade de inserir as fórmulas detalhadas dos produtos dentro do sistema, faz o controle de qualidade do material enviado, atendendo dessa forma as principais normas existentes, possibilita o controle do lote (rastreabilidade), controla todo o processo de industrialização, e oferece ainda, a possibilidade da TotalPack/Providerrealizar consultas e obter relatórios gerenciais a qualquer momento.

“O Omega é o sistema de gestão da empresa. Ele integra e concentra todas as informações, toda a parte documental: desde a entrada de pedido até toda a técnica de como nós fazemos os produtos, os roteiros, as fórmulas, os recursos necessários. Para isso, o sistema também controla toda a parte de recebimento, de controle de estoques de materiais, de planejamento e controle da produção, emissão das ordens de produção, apontamentos de produção, controle dos estoques efetivos de produto acabado, expedição, toda a parte de garantia e qualidade dos insumos e produtos que nós beneficiamos aqui. Isso sem falar em todos os módulos da área contábil e financeira que dão suporte a essa operação”, examina o sócio-diretor ao verificar o que faz o Omega dentro do grupo.

Na TotalPack o processo de implementação foi finalizado em setembro de 2007 e já está em pleno funcionamento, enquanto na Provider o sistema deve começar a operar no segundo semestre de 2008.

É válido mencionar que, um dos grandes desafios da ABC71 durante a implantação da solução, foi entender profundamente como funcionava todo o processo da TotalPack/Provider. “A terceirização, particularmente a de manufatura, é algo novo no Brasil. Por isso, nossa produção é uma novidade para todos os prestadores de serviços que vêm até nós”, revela Zalaquett. De acordo com ele, esse aprendizado pela ABC71 não foi passivo, ao contrário, foi muito dinâmico no sentido da própria ABC71 questionar, propor e trazer a sua própria experiência para a discussão, tornando a implementação bastante produtiva.

A busca pela melhor solução de gestão levou a TotalPack/Providera optar pelo Omega da ABC71 e é um dos motivos da satisfação da empresa com os resultados obtidos e projetados. “A implantação do Omega talvez seja um dos projetos mais estratégicos da nossa empresa e é um projeto que mudou e vai mudar completamente a nossa maneira de fazer negócio. E é de longo prazo”, finaliza Fábio Zalaquett.

Grupo TotalPack/Provider - Fundada em 1994, a empresa é uma das maiores empresas terceiristas no segmento de produtos domissanitários e cosméticos. Entre seus clientes estão algumas das maiores empresas do ramo tais como Procter & Gamble, Natura, Unilever, Johnson & Johnson. Com mais de 900 funcionários em suas duas unidades de manufatura, o grupo TotalPack / Provider atende a demanda por produtos feitos com qualidade e rapidez em todo o território nacional.

ABC71 - Fundada em 1971, a ABC71 é pioneira no desenvolvimento de soluções integradas de gestão corporativa e industrial no Brasil. De lá para cá, a empresa transformou-se numa das mais conceituadas instituições focadas em tecnologia da informação e em soluções de gestão voltada, principalmente, para o segmento de manufatura discreta. Atualmente, a ABC71 conta com o Omega, uma solução ERP precisa e definitiva, às instituições que necessitam mais agilidade em seus processos corporativos com menor investimento possível. Além disso, em 2007, a empresa adquiriu a DLC Infoquality, que há mais de dez anos já atuava no ramo de sistemas de inspeção da qualidade e dos processos na produção, certificação de fornecedores e metrologia.

A ABC71 possui uma equipe de profissionais especializados na área de negócios, tecnologia e engenharia de produção, alto nível de especialização na solução e uma sólida estrutura na área de pré-venda, capacitação e suporte. Empresas como AACD, Federal Mogul, RR Etiquetas, Royal Canin, Petrobrás, Chocolates Garoto, Gradiente, Arno, Brastemp, Randon, Karmann Ghia, Philips, Yamaha e Syngenta são algumas das mais de 360 instituições que já utilizam as soluções criadas e implementadas pela ABC71. | www.abc71.com.br

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