Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2008 - 09:17

Cadeia automotiva resiste à crise financeira

Concessionários do Distrito Federal se articulam para manter o mercado aquecido. A expectativa é de que as promoções de fim de ano criem excelente panorama para o consumidor brasiliense.

Brasília– A crise financeira mundial, que assola a indústria, o comércio e os consumidores, dá os primeiros sinais de que afeta, no sentido prático, o crescimento da cadeia automotiva brasileira. Entretanto, medidas adotadas pelo setor produtivo, para promover o consumo, garantem a minimização das perdas e da escassez de crédito.

De acordo com a pesquisa mensal do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), neste mês de outubro, foram comercializados 6.625 veículos novos, no Distrito Federal. O índice é 18,5% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado, momento em que o comércio de automóveis entrava no seu melhor momento da história. As vendas do mês passado também sofreram redução em relação a setembro, quando foram comercializadas 8.927 unidades, o que representou uma queda de 25,79%.

Mas apesar da queda, alguns indicadores mostram que este é um bom momento para se adquirir um veículo novo. Para Ricardo Lima, presidente do Sincodiv/DF, o retorno dos financiamentos de 60 meses, as taxas de juros subsidiadas pelos bancos das montadoras, as promoções para diversos modelos e as diversas vantagens concedidas pelos fabricantes permitem que os concessionários tenham condições de negociar com os consumidores.

Lima afirma que a conjuntura econômica não é favorável, mas considera que os benefícios que o mercado articula para oferecer ao consumidor brasiliense vão evitar que haja queda brusca na venda de veículos novos. “Estou certo de que os concessionários vão driblar a crise e evitar o encolhimento do mercado. A aproximação do Natal deve vir recheada de boas novidades para quem ainda não adquiriu seu veículo novo. Além disso, as pessoas aproveitam o 13º Salário para trocar de carro”, confirma Lima.

No acumulado do ano, o saldo é positivo, no Distrito Federal. Segundo o Sincodiv/DF, de janeiro a outubro de 2007, foram comercializados 68.986 automóveis. Neste ano, as vendas já ultrapassaram a marca de 81.548 unidades. O crescimento é de 18,2%.

Ricardo Lima considera que os excelentes resultados alcançados no início do ano vão garantir um crescimento recorde ao final dos doze meses de 2008. Ele garante que a busca dos concessionários pelas metas beneficia diretamente ao consumidor. “O mercado brasiliense é concorrido. Tenho certeza de que as promoções de fim de ano farão desta época a melhor de todas para comprar um carro novo. É na adversidade que o empreendedor do setor automotivo trabalha melhor e o consumidor busca as melhores oportunidades de negócio”, considera o presidente do Sincodiv/DF.

Perfil do Sincodiv-DF - O Sincodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do Distrito Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira