Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2007 - 07:51

"A revolução do etanol"

A degradação das condições climáticas e, por conseqüência, do desenvolvimento da vida no planeta está provocando uma corrida mundial por combustíveis limpos. O programa nacional do biodiesel e a revolução produtiva que se anuncia para o setor alcooleiro - pontos de destaque da agenda da visita do presidente norte-americano Bush ao Brasil - constituem uma oportunidade espetacular para pequenos empresários do estado, principalmente do Norte Fluminense, que tem uma tradição secular neste setor.

Quando se fala nesse assunto, em geral se pensa nos grandes empreendimentos. Contudo, esses empreendimentos são, naturalmente, estruturantes dos pequenos negócios. Ao redor de cada grande usina de álcool trabalham em média três mil pequenos empreendedores, seja como fornecedores de cana ou de serviços. Daí o tremendo impulso que se espera no Norte do Estado em termos de geração de renda e emprego.

O futuro energético do mundo está na biomassa. O Brasil está se tornando o grande produtor de energia renovável e o Norte Fluminense tende a recuperar seu lugar na produção nacional deste setor. A Secretaria de Agricultura, dirigida por Christino Áureo, e a Federação da Agricultura, liderada por Rodolfo Tavares, têm desempenhado papel fundamental na difusão de novas técnicas organizacionais e tecnologias para tornar essa produção eficiente.

Dentro dessa perspectiva, é importante que pequenos empresários se preparem para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. Isso dará grande impulso ao desenvolvimento econômico e social fluminense. Assim como o petróleo hoje, a produção de álcool e biodiesel pode se tornar, no futuro, um dos principais combustíveis para o progresso do Rio de Janeiro. | *Opinião de Sergio Malta Superintendente Regional do Sebrae do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira