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12/11/2008 - 10:32

Criação de conselho é passo importante para perpetuação das empresas

O consultor em governança corporativa Herbert Steinberg analisa passo a passo a formação de conselhos de administração.

No seu novo livro, Governança Corporativa – Conselhos que perpetuam empresas, Herbert Steinberg trata da importância da existência dos conselhos de administração para a “boa saúde” e vida longa das empresas. Independentemente do tamanho da organização e da sua formação societária, um bom conselho é essencial para a organização, mas o autor mostra que não basta estruturá-lo, ele tem de funcionar efetivamente.

Com ampla experiência como conselheiro, Steinberg mostra no livro que o interesse pela criação de conselhos de administração nas empresas está crescendo. Ele, no entanto, no transcorrer da publicação, discute e exemplifica que os conselhos, existentes ou em criação, devem se firmar de maneira sólida e melhorar seus processos. Ele mostra como deve ser um conselho que realmente funciona e dá o passo a passo para a sua montagem.

Conselhos que perpetuam empresas é um livro em que o autor aponta os caminhos para o aprimoramento das empresas e do mercado. Os conceitos e as práticas abordados no livro valem para empresas de capital privado ou público (e entidades sem fins lucrativos), e de qualquer porte: grandes, médias e pequenas. Steinberg trata especialmente das empresas familiares, dominantes no Brasil e que vivem um processo agudo de transformação na direção da modernidade.

O autor – Herbert Steinberg tem experiência de vinte anos como executivo de grandes corporações e onze anos como consultor em governança corporativa. Nas empresas em que trabalhou, liderou vários processos de reposicionamento estratégico da organização e de alinhamento do management à estratégia de negócios. Destacam-se os trabalhos que realizou no board do McDonald’s e dos bancos Santander e Citibank. Como consultor, conduziu vários processos de reestruturação destacando-se entre eles o turnaround do Banco Crefisul, a privatização do Banespa e a fusão com o Banco Santander, a compra do controle do Bradesco na empresa CPM pelo Deutsche Bank, além de outros importantes processos de downsizing, como, por exemplo, o fechamento da fábrica da Levi’s em Cotia. Fundador da Mesa Corporate Governance, consultoria com foco nas melhores práticas de governança corporativa e sparring para conselheiros, CEOs (executivos principais ou presidentes), COOs (gerentes gerais), CFOs (diretores financeiros), fundadores, famílias e herdeiros. Professor de cursos de MBA na Business School São Paulo – BSP, na cadeira de governança corporativa e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Ministra palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior, tem amplo campo de interesses e conhece profundamente os mais atuais conceitos aplicados à empresa.

Articulista, é autor de três livros e colaborador em outras obras. Seu livro A dimensão humana da governança corporativa, a caminho da quinta edição, é obra de referência no país. Membro de conselhos de administração e conselhos consultivos (Intermédica, Metropolitan, Rossi, Câmara Americana e Digitel), é presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo, membro atuante do Family Business Network – FBN (com sede em Lausanne, Suíça), do International Corporate Governance Network – ICGN (sediado em Londres, Inglaterra) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (sede em São Paulo). É administrador, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e certificado no Directors’ Consortium Series: Finance, Audit and Risk Issues for Board Members (Chicago University, Stanford Law School, Wharton University).

Editora: Gente | ISBN 978-85-7312-612-9 | Formato: 16 x 23 | 200 páginas | Ano e número da edição: 2008 / 1ª Edição | Preço: R$ 40,00.

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