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12/11/2008 - 11:00

Gerente de facilidades: uma profissão despontando no mercado

Responsável por todas as operações de edifícios corporativos, esse profissional tem um campo aberto no Brasil.

Gerenciar edifícios com fins corporativos requer uma administração profissional e especializada. Além da infra-estrutura (água, iluminação, sistemas de ar-condicionado, rede de comunicação, etc.) e da manutenção predial, é necessário ter competências para gerenciar contratos de prestadores de serviços (limpeza, segurança, jardinagem); lidar com questões ambientais (racionamento energia, coleta seletiva de lixo, tratamento de efluentes, etc.) e até planejar a ocupação dos espaços no edifício e fazer a manutenção e atualização dos móveis e equipamentos.

Diante de tal complexidade, uma nova profissão está despontando no mercado brasileiro: o gerente de facilidades. Capacitado para integrar e tornar todas essas operações mais eficientes, esse profissional tende a ser cada vez mais valorizado pelas empresas, a exemplo do que já ocorre na Europa, onde esse mercado movimenta cerca de 4 bilhões de euros anualmente. “Pouco a pouco as empresas brasileiras vão percebendo que o modelo atual de administração não assegura o valor do patrimônio nem garante um suporte adequado às atividades da corporação”, afirma o professor Moacyr Eduardo Alves da Graça, que coordena o “MBA em Gerenciamento de Facilidade” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) – único curso de especialização na área existente no Brasil.

Segundo Alves da Graça, no Brasil, as empresas geralmente dão a uma área específica (Serviço de Manutenção, por exemplo) a incumbência de cuidar da infra-estrutura e da manutenção predial. As demais operações, quando não são terceirizadas, acabam sendo cuidadas pelas áreas administrativa ou financeira. “O problema deste modelo é que não há um profissional capacitado para gerenciar todas as operações de forma integrada e baseada em parâmetros de eficiência”, ressalta. “E mesmo quando a empresa opta pela terceirização ainda assim falta um profissional apto a avaliar a qualidade e o custo-benefício dos serviços prestados”, acrescenta.

Economia – O Gerenciamento de Facilidades, diz Alves da Graça, pode gerar uma economia de cerca de 30% nos custos operacionais de um edifício, quando realizado de maneira profissional. Outro benefício do Gerenciamento de Facilidades é preservar o valor do patrimônio imobiliário, na medida em que mantém o edifício sempre em boas condições e modernizado. Por isso, cada vez mais, escritórios, shoppings centers hospitais, clubes, escolas e até parques de diversões percebem a importância deste tipo de profissional, a exemplo da Editora Abril, Porto Seguro, parque Hope Hari, entre outros.

Também já há empresas especializadas em Gerenciamento de Facilidades atuando no Brasil. “Nas grandes corporações, a tendência é haver um gerente de facilidades interno para administrar áreas estratégicas e de se contratar empresas especializadas para cuidar do restante das operações”, diz Alves da Graça.

A abrangência do modelo de Gerenciamento de Facilidades também depende do nível de maturidade organizacional de cada empresa, e pode incluir até oferta do espaço, ou seja, o próprio edifício. “A tendência é o total facility management; uma empresa contratada é o único operador para tudo”, diz Alvez da Graça, lembrando que na Europa e nos Estados Unidos isso já vem ocorrendo em larga escala, incluindo Parcerias Público Privadas, as chamadas PPPs.

Para o professor Alves da Graça, esse mercado tende a crescer cada vez mais no Brasil, o que exigirá profissionais capacitados e novos cursos de especialização. “Na Europa, não há um país que não tenha um curso de especialização na área”, conta. “Quem pretende se especializar tem um campo aberto para trabalhar, pois a maioria das empresas ainda não está estruturada na área de facilities management”, finaliza o professor.

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