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12/11/2008 - 11:01

Pesquisa revela que gestão de processos reduz 22% de retrabalho e tarefas repetidas

Estudo desenvolvido pela Compass International mostra que 81% das organizações possuem mais da metade de seus processos formalizados. A gestão de processos procura integrar as diversas áreas da empresa e sua maturidade está diretamente relacionada ao nível de competitividade das organizações. Pesquisa contou com a participação de 52 empresas de diversos segmentos e portes, entre elas Petrobras, SulAmérica, TIM, Oi, Lojas Renner, Ponto Frio, Serasa.

As limitações organizacionais e estruturais e as constantes mudanças no mercado estão pressionando as empresas brasileiras a aumentar os seus investimentos em gestão de processos como forma de aumentar o seu nível de competitividade. Esta é uma das conclusões da 1ª Pesquisa de Benchmarking em Gestão de Processos, realizada pela Compass International com 52 empresas públicas e privadas dos mais diversos segmentos e portes de todo o país, entre elas Petrobrás, SulAmérica, TIM, Oi, Lojas Renner, Ponto Frio, Serasa, HSBC, Furnas Centrais Elétricas e Carmargo Corrêa.

A gestão de processos procura integrar as diversas áreas da empresa (vendas, marketing, financeiro, logística, etc.) em torno de seus principais processos de negócios, de modo a torná-los mais eficientes, ágeis e transparentes. “Quanto mais estruturada em processos, maior a capacidade da empresa em se adaptar com rapidez às cada vez mais freqüentes transformações do mercado”, destaca o diretor da Compass International responsável pela pesquisa, Marcelo Raducziner. “Portanto, podemos concluir que a gestão de processos terá grande impacto na competitividade das organizações.”

Neste aspecto, a pesquisa revelou uma considerável evolução das empresas em relação a este método de gestão. Das empresas participantes, 81% possui mais da metade de seus processos de negócio documentados. “Como ficou evidente no estudo, quanto maior esta documentação, maior a eficiência do processo em si, o que se traduz em redução de sobrecarga de trabalho de 19% e de tarefas repetidas e retrabalho de 22%”, explica Raduczniner.

Além da evolução, a pesquisa apontou também algumas das deficiências das empresas em relação à gestão de processos. Uma das principais é a falta de indicadores de desempenho para seus processos. “A implementação de um modelo de controle e monitoramento é fundamental, pois a existência de documentação por si só não assegura um bom desempenho dos processos. As organizações ainda têm muitas etapas a vencer”, considera o coordenador da pesquisa.

A 1ª Pesquisa de Benchmarking em Gestão de Processos foi desenvolvida a partir de metodologia própria da Compass, analisando aspectos como mapeamento, documentação e desempenho de processos, tipos de projetos e seus resultados, além de tendências sobre o tema.

Perfil da Compass International (www.compassbr.com.br) - A Compass International é uma empresa de consultoria especializada nas áreas de gestão e negócios, englobando planejamento estratégico; gestão de projetos e processos; treinamento e outsourcing (terceirização) de profissionais qualificados. Com atuação nacional, atende a órgãos governamentais e empresas nacionais e multinacionais de grande porte nos mais diversos segmentos. Entre seus clientes estão Petrobras, Wal-Mart, Vale, Bradesco Seguros, Ponto Frio, Bombril, Serasa, Texaco, Michelin, Oi, Brasil Telecom, Ampla, Transpetro e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo entre outros.

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