Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2008 - 11:35

Brasil pode encontrar na África mercado para produtos de madeira

Tema será discutido durante IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Floresta Plantada em Curitiba (PR).

O crescimento de alguns países do continente africano, com taxas acima de 10% ao ano, e a conseqüente demanda por produtos para a construção civil em países como África do Sul, Angola, Marrocos e Egito, pode representar um mercado potencial para a indústria de madeira sólida do Brasil. O setor busca alternativas aos tradicionais mercados norte-americano e europeu. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, Ivan Tomaselli, apesar do consumo per capita desses países ainda ser pequeno, a população dessa região é grande e o crescimento econômico tem sido acelerado, com aumento das importações acima da média mundial. “Estima-se que as importações de produtos florestais pelos países africanos possam crescer nos próximos anos em taxas superiores a 8% ao ano”, afirma Tomaselli, que abordará o assunto durante o IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Floresta Plantada, que acontece em Curitiba (PR), de 19 a 21 de novembro.

Segundo o vice-presidente, as importações de produtos de madeira brasileiros pelos países africanos são bastante diversificadas, havendo uma maior concentração em compensados, madeira serrada de coníferas, painéis e produtos de maior valor agregado como móveis. “É importante lembrar que diversos paises africanos são produtores e exportadores de madeira tropical, mas agregam pouco valor, a maioria das exportações é na forma de toras e serrados, portanto as oportunidades estão nas áreas onde a oferta local é inexistente”, revela. Além disso, ele lembra que outra vantagem em vender para esses países é o fato de não haver limitações de barreiras não tarifárias ou outras exigências na importação de produtos de madeira.

Outros mercados - Além da África, Tomaselli aponta outros países emergentes que representam para as empresas brasileiras alternativas de mercado. Entre estes estariam os já conhecidos mercados da Ásia (China, Índia, Formosa e Vietnã), além do Oriente Médio (Emirados Árabes, Qatar, Arábia Saudita e outros). “Em muitos desses países emergentes o Brasil já está presente, mas ainda existem oportunidades a serem exploradas”, completa.

IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas, de 19 a 21 de novembro de 2008, Estação Embratel Convention Center | Curitiba- PR – Brasil | Programa completo: www.congressoflorestaplantada.com.br ou | www.wrsaopaulo.com.br.

Dia 21 de novembro, às 14h15 .Palestra: Países Africanos e Outros Emergentes como Alternativa de Mercado | Palestrante: Ivan Tomaselli, vice-presidente da Abimci e diretor da STCP Engenharia de Projetos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira