Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2008 - 08:22

Prêmio O Melhor da Arquitetura divulga seus vencedores

Projetos brasileiros são reconhecidos por propor uma arquitetura contemporânea, rica em soluções inovadoras, confortável a seus usuários e amigáveis ao meio ambiente.

A Revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril, divulgou no dia 11 de novembro, em São Paulo, o Prêmio O Melhor da Arquitetura 2008. Em sua primeira edição, a iniciativa busca reconhecer e estimular a criatividade e a inovação aplicadas a projetos arquitetônicos realizados em todo o país.

Em um universo de 421 trabalhos inscritos, os vencedores foram escolhidos por voto popular, através de um hotsite especialmente criado para o Prêmio, e por um júri misto, formado por jornalistas, arquitetos e formadores de opinião.

Na cerimônia de entrega dos prêmios, os autores dos melhores trabalhos foram homenageados e receberam um certificado e o troféu “O Melhor da Arquitetura 2008”, além de terem seus trabalhos publicados em edição especial da Revista Arquitetura & Construção que circula neste mês de novembro.

Os premiados do 1º Prêmio Os Melhores da Arquitetura.: Categoria Intervenção Urbana - Vencedor: Vigliecca & Associados | Projeto: Reurbanização da Rua Oscar Freire – São Paulo.

Com a intervenção, a rua de comércio mais sofisticada de São Paulo ganhou calçadas mais largas, confortáveis e acessíveis, com pavimentação neutra, que não concorre com as vitrines das lojas. A vegetação garante sombra e vida ao passeio, que conta, ainda, com bancos fixos de madeira para descanso dos compradores.

Categoria Retrofit.: Vencedor: Rocco Arquitetos Associados | Projeto: Estúdio e Laboratório de Moda Rosa Chá/Marisol – São Paulo (SP). O local, que antes abrigava uma velha escola, foi transformado em um moderno ateliê e show room de moda. Com ótimo aproveitamento da luz natural, a construção se destaca pela fachada, que combina uma grande viga revestida com placas cimentícias e madeira.

Categoria Escritórios.: Vencedor: Athié Wohnrath Associados Projetos e Gerenciamento | Projeto: Escritório da Unilever – São Paulo (SP) | Descontração em harmonia com o conforto define os interiores do escritório da Unilever na capital paulista. Multifuncional e com várias tipologias de salas, o espaço é ocupado por profissionais da área de criação de produtos, daí a importância de um ambiente que estimulasse a criatividade.

Categoria Edifícios Comerciais ou Edifícios de Escritórios.: Vencedor: Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados | Projeto: Edifício Top Towers – São Paulo (SP) | Por meio de soluções de projeto simples e materiais econômicos, os arquitetos conseguiram criar um marco arquitetônico na paisagem paulistana. Os terraços, que caracterizam as duas torres, são um exemplo disso. Simples jogos de deslocamentos, eles exercem grande impacto visual.

Categoria Hotelaria.: Vencedor: Arquiteta Ana Catarina Ferreira da Silva | Projeto: Tauana Hotel – Prado (BA)| A arquiteta aproveitou-se de soluções construtivas locais, em especial pau-a-pique e coberturas de piaçava, para criar uma pousada de luxo com cabanas isoladas que se confundem com a exuberante natureza no litoral sul da Bahia.

Categoria Bares e Restaurantes.: Vencedor: Rosenbaum Design | Projeto: Restaurante Shaya – São Paulo (SP)| Com inspiração japonesa e contemporânea, o badalado restaurante chama atenção pelo uso do branco combinado à madeira de demolição. Projetado por Marcelo Rosenbaum, o espaço empregou revestimentos e detalhes criativos, como escamas de couro, que vestem uma das paredes, e uma carpa de 19m² pirografada em madeira.

Categoria Lojas e Show Rooms.: Vencedor: Paulus Magnus Arquitetura | Projeto: Loja Eos Bela Cintra – São Paulo (SP).Uma caixa branca com aberturas zenitais, muito vidro e uma segunda pele transparente. Assim pode-se definir a loja de cosméticos, que se destaca dos demais estabelecimentos do quarteirão e parece flutuar.

Categoria Edifícios de uso Misto.: Vencedor: Brasil Arquitetura | Projeto: Museu do Pão – Ilópolis (RS). Em meio a serra gaúcha, o projeto propôs um diálogo entre um moinho restaurado e dois volumes novos que abrigam o museu e a escola de confeiteiros. “Arquitetura e museografia já nascem juntas, fundindo-se numa só expressão”, avaliam os arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, autores do projeto.

Categoria Condomínios Residenciais.: Vencedor: Vigliecca & Associados | Projeto: Urbanização do Complexo Heliópolis – São Paulo (SP). Para o plano de urbanização do Complexo de Heliópolis, uma das maiores favelas da capital paulista, o arquiteto Héctor Vigliecca propôs uma inter-relação hierárquica de ruas locais, regionais e principais, de modo a integrá-las aos pontos de transporte coletivo.

Categoria Residencial – Praia.: Escritório: Studio Arthur Casas Arquitetura e Design | Projeto: Casa Iporanga – Guarujá (SP). Em harmonia com a natureza, o projeto buscou preservar a pequena quantidade de mata nativa presente no local, além de empregar madeira sustentável na fachada, minimizando o impacto da construção na paisagem. Flexíveis, os espaços podem ser ampliados por meio de portas de correr que se escondem nas paredes.

Categoria Residencial – Campo.: Vencedor: Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos | Projeto: Casa Grelha – São Paulo (SP). Suspensa sobre um vale na Serra da Mantiqueira, a casa térrea de madeira parece flutuar em meio às copas das árvores. Apoiadas em pilares de concreto, a estrutura em forma de grelha esquadrinha espaços internos, varandas e vãos livres, em um jogo de cheios e vazios.

Categoria Residencial – Cidade.: Vencedor: SPBR Arquitetos | Projeto: Casa Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ). A casa de 500 m² e linhas puras se destaca em um dos pontos mais altos do Morro Santa Teresa, na capital fluminense. O projeto buscou aproveitar ao máximo a ventilação cruzada e a vista para o jardim ao implantar quartos e escritórios abertos para leste e oeste.

Menção Honrosa – Sustentabilidade.: Vencedor: Aflalo & Gasperini Arquitetos| Projeto: Edifício Rochaverá - São Paulo (SP). Envolvendo 248 mil m² de área construída, o projeto das quatro torres deste empreendimento comercial de alto padrão seguiu as recomendações do U.S. Green Building Council, dos Estados Unidos, para obtenção do selo Leed - Leadership in Energy and Environmental Design. Uma delas diz respeito à transparência da fachada, marcante pela inclinação negativa, e que busca aproveitar os benefícios da iluminação natural sem sobrecarregar o uso do ar-condicionado.

Menção Honrosa – Inovação.: Vencedor: Triptyque Arquitetos: Projetos: Edifício Harmonia e sede da Agência Loducca, ambos em São Paulo (SP).Tanto o prédio criado para a agência Loducca, no bairro do Jardim América, quanto o edifício de escritórios na rua Harmonia, Vila Madalena, são exemplos de inventividade. No primeiro, uma curiosa membrana de madeira recobre a fachada de concreto conforme a necessidade de isolamento térmico e acústico. Já no edifício Harmonia, a fachada de concreto interage com uma série de plantas, servidas por um sistema de irrigação que promete transformar a construção num exemplo de “arquitetura viva”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira