Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2008 - 08:59

Coleta de esgoto da Prolagos vira tema de estudo entre Comitês de Bacias

Cabo Frio (RJ) – Integrantes de Comitês de Bacias de todo o país estarão na Região dos Lagos, no dia 14 de novembro (sexta-feira), para conhecer de perto o funcionamento do chamado sistema “tempo seco” de coleta de esgoto. Considerado exemplo de sucesso pelo Governo do Estado, o sistema de captação adotado pela Prolagos deverá ser adotado em outras cidades do Rio de Janeiro.

Em sua décima edição, o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas tem como um dos organizadores o presidente da Serla, Luis Firmino Martins Pereira, também representante do Consórcio Intermunicipal Lago São João junto com o biólogo Mário Flávio.

- Este é um evento que reúne representantes de Comitês de Bacias de todo o país. E na sexta-feira, dentro da programação, está agendada uma visita técnica às instalações da Prolagos (Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia, elevatórias, obras do cinturão), onde o público, formado por ambientalistas, engenheiros, estudantes e outros setores, poderá conhecer, de perto, como funciona o sistema de coleta a “tempo seco” realizado pela concessionária – informou Mário Flávio.

A visita acontece cerca de vinte dias após a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, ter citado a Região dos Lagos como exemplo bem-sucedido neste tipo de captação, lembrando que, a ação da Prolagos e da concessionária Águas de Juturnaíba fez com que a Lagoa de Araruama deixasse de receber grande carga de esgoto in natura nos últimos anos.

- O sistema de coleta a “tempo seco” possibilitou ao Consórcio Intermunicipal Lagos São João e outras instituições a redução mais rápida do despejo de esgoto in natura na Lagoa de Araruama. E graças a esse sistema, implantado em 2004, a Lagoa está prestes a ficar 100% livre do esgoto sem tratamento nas cidades da nossa área de concessão. Ainda este ano atingiremos esta meta em São Pedro da Aldeia, e até julho de 2010 em Cabo Frio e Iguaba Grande – comentou o Diretor Executivo da Prolagos, Felipe Ferraz, lembrando que, a partir de 2011, a concessionária inicia os investimentos do sistema convencional (rede separativa).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira