Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2008 - 09:33

Escola de Marketing Industrial discute a importância do resgate de valor

João Candido Portinari, filho de um dos maiores artistas brasileiros – Candido Portinari -, mostra a diretores e presidentes de empresas como é essencial resgatar e dar o devido valor às empresas, marcas e profissionais.

Em sua 6ª Usina do Conhecimento de 2008, a Escola de Marketing Industrial (EMI) optou por discutir o Resgate do Valor. Com este objetivo, o principal convidado para a conversa foi João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari, para que apresentasse o projeto de resgate das obras do artista, da realização do Projeto Portinari e da criação da Portinari Produções, que licencia assinaturas e imagens das obras para empresas de todo o mundo.

“É uma riqueza pertencente ao povo brasileiro e que não estava catalogada, muitas obras pertenciam a particulares e nunca tinham sido vistas pelo público. Portinari era muito mais conhecido no exterior do que em sua própria terra, apesar de retratar em sua obra o povo e o cotidiano brasileiro”, afirma João Cândido Portinari, diretor do Projeto Portinari e da Portinari Produções.

Com o projeto Portinari, João iniciou o resgate da obra de Cândido Portinari e a devolveu ao povo brasileiro. A abertura da Portinari Produções objetivou manter e disseminar a beleza, a simplicidade e a brasilidade, além de ressaltar a importância das obras reproduzidas em produtos de empresas nacionais e internacionais reconhecidas pela qualidade, eficiência e atuação válida diante da sociedade. “João é um exemplo único, pois pegou uma obra de arte e dividiu com o mundo, enquanto a maioria preserva somente para si. Suas ações consistem na mais importante homenagem à produção artística nacional, no caso ao seu pai - Portinari”, diz José Carlos Teixeira Moreira, presidente da EMI.

O executivo da EMI completa que ao licenciar a marca Portinari, empresas como Cecrisa, Boticário, Sauer, Porcelanas Schmidt e H. Stern transcendem suas marcas e comprovam o reconhecimento, não somente do valor das obras, mas de iniciativas consistentes como esta. “Estas empresas oferecem ao mercado produtos que encantam as pessoas e que auxiliam na disseminação de uma das manifestações culturais brasileiras”, reforça José Carlos.

Segundo João Cândido Portinari, o maior mérito do projeto Portinari é contribuir para que o brasileiro, inclusive as empresas, aprendam a cultuar os próprios valores e produção cultural, assim como reforçar os valores de marcas genuínas. “As empresas devem saber tomar decisões estratégicas na hora de associar suas marcas, pois é preciso que exista uma afinidade entre os conceitos envolvidos em cada uma. Felizmente, temos sido bem-sucedidos em conseguir parceiros para a marca Portinari”, informa o filho de Portinari.

Neste momento em que o País vive uma crise financeira internacional é essencial priorizar o resgate de valor, único recurso viável para recuperar a confiança dos atores do mercado financeiro e da população nacional e mundial. “O fundamental (dinheiro) foi priorizado em relação ao essencial (produção, vidas, cultura e valores) aqui e lá fora. Agora, temos uma boa oportunidade para buscar nossa essência brasileira e sairmos fortalecidos, com empresas mais preparadas e financeiramente sólidas, que valorizam seus talentos, a capacidade criativa e produtiva nacional, o meio ambiente e o bem-estar da sociedade”, completa José Carlos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira